Todos os tipos de empresas necessitam de uma série de equipamentos e ferramentas para poder operar. Esses equipamentos vão desde os hardwares (como computadores, notebooks, servidores e roteadores) até os softwares (sistemas operacionais e programas essenciais para o desenvolvimento das tarefas dentro da empresa).

O mundo da tecnologia se transforma o tempo todo e, para garantir vantagem competitiva, conquistar e fidelizar clientes, é importante manter a infraestrutura de TI atualizada. Ter equipamentos atualizados evita problemas, como falhas, panes e lentidão nos sistemas, que podem ser causados por equipamentos obsoletos. Equipamentos muito antigos deixam de entregar o desempenho esperado, o que pode trazer uma imagem negativa para a empresa e afastar os clientes.

Por mais que seja uma medida necessária, atualizar os equipamentos e infraestrutura de TI é um processo que demanda um alto investimento, tanto inicial como em longo prazo, já que a manutenção também tem custos consideráveis. Por isso, é importante buscar formas de acompanhar as novidades tecnológicas sem comprometer o planejamento orçamentário. Uma das alternativas à compra é a locação de equipamentos de TI ou o leasing.

Quais são as diferenças entre compra, leasing e locação?

locacao-de-equipamentos-de-TI

A locação de equipamentos de TI é bem semelhante ao leasing, porém existem algumas características que os diferenciam. Para explicar melhor essas diferenças, vamos entender como funciona a locação, o leasing e a compra, e as vantagens e desvantagens de cada um.

Compra

A compra de equipamentos de TI pode ser considerada a forma mais simples de adquirir os equipamentos necessários para a infraestrutura de TI. Ela acontece por meio do pagamento dos produtos diretamente com o fornecedor escolhido. Todos os gastos com manutenção e atualização são de responsabilidade da sua empresa ou então são cobertos pela garantia, desde que o problema apresentado tenha cobertura para troca ou reparo e enquanto o prazo de garantia não esteja expirado. Ao optar pela compra, quando for necessário trocar o equipamento, será preciso fazer a compra de um novo para substituir o antigo.

Leasing

No leasing em TI, enquanto os equipamentos estão sendo utilizados por sua empresa, eles ficam sob a responsabilidade da instituição financeira. O leasing é classificado como um arrendamento mercantil, permitindo que uma pessoa ou instituição usufrua de um bem sem que ela seja a proprietária.

Nessa modalidade, os equipamentos servem como uma garantia de pagamento pelo serviço, que deve ser pago mensalmente, conforme as cláusulas do contrato. Em caso de inadimplência, os equipamentos são retirados da empresa e devolvidos ao arrendador.

locacao-de-equipamentos-de-TI

Ao final do contrato, a empresa contratante tem quatro alternativas: prorrogar os termos do contrato, comprar os equipamentos usados no leasing, trocar os equipamentos por outros mais novos ou devolver os equipamentos. No caso da atualização dos equipamentos, um novo leasing deve ser feito.

Todos os gastos operacionais e de manutenção são de responsabilidade da empresa que contratou o serviço, ou seja, a arrendatária, que deve fazer o pagamento mensal do serviço e arcar com os custos de eventuais problemas que possam surgir no período vigente do contrato.

Locação

Na locação, os equipamentos também são de propriedade do fornecedor, que deve ser uma empresa especializada na locação de equipamentos de TI. Assim como no leasing, os equipamentos alugados são de propriedade do locador, e os termos do serviço são definidos por meio de um contrato.
Questões como manutenção, reposição e atualização dos produtos são de responsabilidade da empresa contratada para a locação de equipamentos de TI. Entre as vantagens da locação, estão o baixo investimento inicial, a possibilidade de atualização dos bens alugados e gastos menores com taxas e tributos.

Os tipos de leasing

O leasing pode ser usado para diversos tipos de bens e é comumente usado no setor imobiliário e de negócios. Basicamente existem quatro tipos de leasing, porém vamos abordar apenas os tipos mais comuns usados pelo setor de tecnologia: financeiro e operacional.

No leasing financeiro, a empresa arrendatária pode adquirir o equipamento ao final do contrato. As mensalidades já têm um valor agregado para a aquisição, possibilitando que, ao final do contrato, boa parte do valor do bem já esteja pago.

O leasing operacional é aquele ao qual o arrendatário não tem intenção de comprar o bem ao final do contrato, preferindo prorrogar o contrato ou devolver os equipamentos. Se, eventualmente, o arrendatário decidir comprar os bens, o valor pago nas mensalidades não será considerado como parte da aquisição, mas sim apenas como pagamento do serviço de leasing. Para fazer a compra, o valor de mercado deve ser pago integralmente ao final do contrato, o que torna a opção pouco atrativa para quem tem interesse na compra dos equipamentos.

Como é a locação de equipamentos?

locacao-de-equipamentos-de-TI

Na locação, a empresa que solicita o serviço pode ter a manutenção e atualização dos equipamentos incluídas, que são especificadas no contrato de locação. A opção assegura uma infraestrutura de TI sempre moderna e em bom estado, evitando a obsolescência dos equipamentos. A contratação de softwares também pode ser realizada com os hardwares, assim o parque tecnológico da sua empresa fica pronto para uso de forma muito simples e prática.

Além da facilidade e praticidade de ter equipamentos disponíveis a todo momento, a locação de equipamentos de TI contribui para o crescimento organizacional, porque melhora a produtividade e acompanha as novidades do mercado, possibilitando maior vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Entre as principais opções, estão o aluguel de notebooks, computadores, tablets, servidores e equipamentos de rede, proporcionando um parque de equipamentos completo e moderno.

Com a Convex, é possível ter acesso às tecnologias ideais para as necessidades das empresas.  A Convex é especializada na locação de equipamentos de TI, sendo referência no ramo. Aqui você encontra os serviços de aluguel de computadores, notebooks, tablets, Chromebooks e muito mais.

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento. Confira os demais artigos no blog e não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia. Aguardamos sua visita também em nossas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram. Até a próxima!