Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, muita coisa mudou. Para seguir as recomendações de isolamento social e, ao mesmo tempo, manter as atividades do nosso cotidiano, precisamos nos adaptar a fazer nossas tarefas a distância. É o que aconteceu com a educação: algumas escolas aderiram ao ensino a distância e empresas optaram pelo trabalho remoto.
Para trabalhar, estudar, resolver os problemas do dia a dia e ter um pouco de lazer, acabamos passando mais tempo na internet e, por consequência, consumimos mais conteúdo on-line, fato que contribuiu para aumentar os crimes cibernéticos na pandemia.
A Fortinet, empresa especializada em segurança cibernética, forneceu dados do Fortinet Threat Intelligence Insider Latin American, que mostram que de janeiro a junho deste ano ocorreram mais de 2,6 bilhões de ataques cibernéticos somente no Brasil, o que deixa um alerta para a cibersegurança em tempos de pandemia.
O que são crimes cibernéticos?
Os crimes cibernéticos são ações criminosas feitas no ambiente on-line ou qualquer tipo de crime que utilize o meio digital como instrumento de práticas ilícitas. Entre os crimes mais comuns estão as invasões aos sistemas computacionais, e-mails e redes sociais, roubo de dados e de identidade e a disseminação de vírus e malwares.
Causas do aumento de crimes cibernéticos
O levantamento da Cybernews indicou crescimento nas pesquisas sobre crimes cibernéticos na pandemia, com um pico em maio, em que expressões como “tutorial de hacking” e “como se tornar um hacker” estavam entre as mais buscadas. Por isso, destacamos a necessidade e a importância da cibersegurança.
Com a recomendação de isolamento social, o consumo da internet aumentou e a rede está sendo mais usada, tanto para trabalho e estudo quanto para lazer, o que nos tornou mais suscetíveis a ataques e golpes de crimes cibernéticos.
Recorrer ao home office virou uma necessidade, porém sem medidas de cibersegurança, a prática pode trazer ameaças de ataques hackers aos dados do usuário e da empresa. Isso porque hoje, por causa do isolamento social, o trabalho remoto envolve atividades de maior peso, e nem sempre os colaboradores estão preparados com equipamentos e medidas de proteção adequados, tornando a situação favorável a potenciais ataques.
O risco do roubo de dados
O trabalho remoto muitas vezes é feito com equipamentos de uso pessoal do próprio colaborador, e eles nem sempre estão preparados com os recursos de segurança cibernética adequados para garantir a integridade dos dados durante o home office.
Os ataques são silenciosos e podem acontecer através de e-mails de phishing, termo que representa a ação de criminosos usando o nome de pessoas ou empresas conhecidas para praticar o roubo de dados pessoais, dados bancários e senhas. Os ataques também podem ocorrer por meio de DDoS (Distributed Denial of Service), em que são enviados um grande volume de dados para sobrecarregar a rede e os servidores, podendo deixar os serviços da empresa fora do ar por horas ou até dias.
Os processos relacionados à cibersegurança não devem ser negligenciados e devem ser repassados aos funcionários para mantê-los seguros contra os crimes cibernéticos, ainda mais durante a pandemia, em que os números apontam um grande crescimento no número de ataques a informações sigilosas.
Dicas para se proteger contra os crimes cibernéticos
Para se proteger de ataques cibernéticos é importante seguir alguns procedimentos de cibersegurança. É recomendado orientar os colaboradores sobre os riscos dos ataques e como proteger as atividades do trabalho em home office, indicando como armazenar arquivos e quais aplicativos são mais confiáveis para usar, mantendo um protocolo de segurança.
Segurança da rede
Outras formas de manter seus dados seguros, dificultando a ação de hackers, é garantir a integridade dos equipamentos de rede com medidas de segurança, como usar uma proteção de firewall atualizada, que protege a rede de acessos externos, além da gestão do acesso à internet, que bloqueia o acesso a sites maliciosos que podem instalar algum tipo de vírus.
Serviços de VPN
VPN é a sigla em inglês para Rede Virtual Privada e é uma forma de manter os equipamentos de sua equipe seguros também no home office. As VPNs foram criadas para que os colaboradores possam se conectar diretamente à rede da empresa; elas protegem os dados contra roubo e ataques, usando a criptografia durante o tráfego dos dados e podendo ser usadas de qualquer dispositivo.
Armazenamento em nuvem
Serviços de armazenamento em nuvem, como o Drive, do Google G Suite, também usam a criptografia, que codifica documentos e arquivos importantes que precisam ser transferidos na empresa, para que cheguem ao seu destino de forma segura.
Equipamentos atualizados
O ideal é que as empresas ofereçam os equipamentos necessários para o trabalho remoto, possibilitando o controle do acesso aos dados da empresa. Como muitas empresas não podem investir na aquisição de computadores e notebooks para toda a equipe de home office, uma opção para esse problema é fazer o aluguel dos equipamentos de TI.
Aluguel de equipamentos de TI
Com as recomendações de cibersegurança em sua empresa é possível manter o trabalho remoto de forma segura. Aliando a cibersegurança à produtividade de seus colaboradores em home office, o aluguel de equipamentos de TI é uma opção que garante equipamentos prontos para uso, atualizados com as tecnologias exatas para as suas necessidades.
A Convex é uma empresa especializada na locação de equipamentos de TI, sendo referência no ramo. Para equipar sua empresa com uma ótima infraestrutura e segurança a custos reduzidos, o aluguel de computadores é uma excelente solução.
Com a Convex, sua empresa tem acesso a equipamentos sempre atualizados, pensados para melhorar o desempenho e atender às necessidades de negócio da sua empresa.
Oferecemos os serviços de aluguel de computadores, notebooks, Chromebooks, servidores e muito mais, além de outras soluções, como a implementação do Google G Suite, unindo a modernização dos equipamentos e a otimização de sua equipe.Entre em contato conosco, conheça todas as nossas soluções e solicite um orçamento! Visite-nos nas redes sociais LinkedIn, Facebook e Instagram! Continue acompanhando nosso blog e não perca nenhum conteúdo. Até mais!