Mais do que uma simples comodidade, estar por dentro dos avanços tecnológicos tornou-se uma necessidade nas mais diversas áreas de nossa sociedade, em especial no setor corporativo. A alta competitividade do mercado traz consigo uma demanda pela implementação de novas tecnologias a fim de aprimorar processos e serviços, garantindo a satisfação dos clientes.

Pensando nisso, o aluguel de tablets se apresenta como uma das formas mais populares de trazer a tecnologia para as empresas! Os usos da locação de tablet na empresa são vários: Automatização do atendimento ao cliente, virtualização de catálogos, leitura e baixa de ordens de serviço em campo, registros de estoque, apresentações e muito mais!

O tema da conversa de hoje será a locação de tablet, suas vantagens em comparação com o aluguel de computador e notebook, quando e em quais áreas da empresa usá-los e as vantagens da locação de equipamento de TI, vem!

Quando usar um tablet ao invés de um chromebook ou notebook? Quais as vantagens?

A escolha entre o aluguel de notebook e o de tablets se resume em maior parte à função que você deseja desempenhar com o aparelho.

Os tablets são leves e ocupam muito pouco espaço, o que os torna muito mais portáteis e discretos, facilitando seu uso em ambientes públicos.

Suas telas táteis também facilitam a leitura de conteúdos digitais como livros e revistas, permitindo que você “folheie” as páginas com simples toques! A visualização de vídeos e sites também é muito mais confortável aqui, tornando o aluguel de tablet a melhor opção para quem deseja acessar esse tipo de conteúdo.

Já o aluguel de notebook é mais interessante para quem precisa de maior desempenho e para pessoas que digitam grandes quantidades de texto.

Quanto aos Chromebooks, que são um “misto” entre tablet e notebook, ganham na potência, porém a portabilidade ainda é inferior à do tablet e os preços são mais elevados.

A escolha entre essas opções faz com que a locação de tablet para empresa seja a opção superior caso você precise apenas ler, acessar sites ou executar tarefas que não exijam grande capacidade de hardware, como ver vídeos ou exibir informações, com sua portabilidade, praticidade e grande autonomia de bateria sendo pontos notáveis!

Em quais áreas da empresa posso fazer uso dos tablets?

Ao cogitar a locação de tablet para empresa, muitos empreendedores ficam perdidos, sem saber em quais áreas aplicar essa tecnologia. Alguns setores apreciam bastante a ajuda conferida pelos tablets, tais como:

Financeiro e Administrativo: Tablets podem ser usados para fazer cálculos e elaborar planilhas, facilitando a organização e a demonstração dos dados e agilizando o processo de cálculo através da automação;

Comercial e Vendas: Há aplicativos com o objetivo de contribuir com a realização de vendas e a organização de informações tanto para vendedores quanto para o público, diminuindo a espera do cliente, que certamente ficará muito satisfeito!

Design e Arquitetura: Os aplicativos de desenho vêm se aprimorando e encontrando maior difusão para atender as demandas do mercado! Arquitetos e designers podem fazer uso do aluguel de tablets para fazer seus projetos e mostrá-los de forma simples e interativa, como um portfólio eletrônico! Diga adeus às antiquadas pastas recheadas de papéis impressos;

TI: A área de TI proporciona todos os recursos necessários para tornar o trabalho com tablets prático e eficiente. O controle e gerenciamento de recursos e equipamentos de TI através de aplicativos são importantíssimos e os tablets ajudam a trazer portabilidade a essa função!

Comprar ou alugar tablet: o que é mais vantajoso?

Como com o aluguel de computador, a locação de tablet na empresa é muito mais vantajosa que a compra. Para justificar essa afirmação, traremos algumas das vantagens do aluguel de equipamento de TI!

1 – Os aparelhos são rapidamente preparados e disponibilizados, a fim de agilizar processos;

2 – Administração do parque de equipamentos, transporte de aparelhos e manutenção são incluídos como serviços agregados, simplificando o gerenciamento;

3 – Assim como o aluguel de notebook e computador, a locação de tablet para empresa é contabilizada como OPEX (gastos operacionais) ao invés de CAPEX (investimentos) permitindo abatimentos no imposto de renda;

4 – Os contratos são simples e flexíveis, podendo ser alterados de acordo com as suas necessidades e as tendências do mercado;

5 – Equipamentos obsoletos são substituídos por aparelhos atualizados sem a necessidade de estabelecer novos contratos;

6 – Por conta do investimento menor, você fica com muito menos capital “amarrado”, o que permite que você use a verba economizada em projetos de maior urgência;

7 – As despesas de aluguel não são consideradas passivas do balanço, preservando o poder de empréstimo da sua instituição.

Principais configurações existentes no mercado

Ao procurar por configurações de tablet é interessante ficar de olho em seu sistema operacional. Há duas opções principais no mercado: Android, da Google e iOS, da Apple.

O iOS é conhecido por ser um sistema fechado. Isto significa que, por conta do pouco controle sobre as configurações, os custos de criar aplicativos são altos. Isso faz com que o Android seja a opção favorita para empresas que precisam usar aplicativos próprios, dada a sua flexibilidade no suporte a hardwares externos (como canetas, teclados sem fio e afins) e a possibilidade de fazer nativamente a instalação de aplicativos personalizados, reduzindo custos.

Quanto à marca, a empresa mais conceituada no mercado de tablets corporativos é sem dúvidas a Samsung!

Outros pontos interessantes a se avaliar são as soluções de segurança suportadas pelo tablet, a potência de sua bateria (que deve aguentar uma carga de trabalho intensa) e sua resistência a quedas e outros acidentes comuns ao ambiente de trabalho