Na última década, o outsourcing de TI veio ganhando espaço no ambiente corporativo, visando a redução de custos, o aprimoramento do desempenho interno e o aumento no destaque dos profissionais de gestão, a fim de fazer melhor uso da técnica inglesa no ambiente técnico-científico-informacional. Desta forma, as companhias podem se manter eficientes no mercado sem gastar muito com o outsourcing de TI!

 

Na conversa de hoje você entenderá tudo sobre Outsourcing de TI, suas vantagens e os tipos disponíveis no mercado. Venha conosco e boa leitura!

O que é outsourcing em TI?

outsourcing-em-ti

O outsourcing de TI é a terceirização das operações de um determinado setor, ficando a responsabilidade a cargo da gestão tecnológica. O outsourcing de TI é geralmente direcionado a atividades secundárias da área, como a gestão de ativos, o suporte a usuários, a terceirização de impressão, o aluguel de computadores ou a troca de equipamentos.

Outros exemplos de outsourcing em TI incluem a gestão de servidores, segurança da informação, operações de data center, manutenção e desenvolvimento de aplicativos, recuperação de desastres e gerenciamento e operações de rede.

Por que terceirizar em TI?

outsourcing-em-ti

Agora que você já sabe o que é o outsourcing em TI, provavelmente está se perguntando quais as vantagens de adotar esse método em sua empresa. Citaremos, a seguir, alguns benefícios que certamente irão convencê-lo(a) a adotar o outsourcing de TI. São eles:

 

Redução dos custos operacionais: você pagará apenas pelo número de profissionais que necessita em um determinado período, descartando a necessidade de custear por um time que não atende ao pretendido. Além disso, caso a tecnologia não seja mais de ponta, a empresa responsável pelo aluguel de notebooks, por exemplo, pode substituir os equipamentos. Sem isso, você teria de comprar todos os maquinários necessários (como um gasto de CAPEX) para programar a atual tecnologia, bem como treinar toda a equipe. Prejuízos, muitos prejuízos! Alguns serviços sairiam muito caros sob circunstâncias normais, entretanto, com a terceirização possuem custos reduzidos;

 

Maior flexibilidade: neste modelo de contratação, o quantitativo de prestadores de uma equipe pode ser alterado a qualquer momento. O tipo de especialista que auxiliará o seu negócio também pode ser trocado livremente, favorecendo o posicionamento estratégico de seus empreendimentos.

 

Se um projeto de TI for executado com o objetivo de migrar para a nuvem, por exemplo, o time poderá ser alterado para profissionais com foco em gestão e execução de projetos. Por outro lado, caso seja necessário alterar as rotinas e mudar o foco para outro ponto da gestão de TI, como a segurança digital, o time será adequado em um prazo baixo. Desta forma, a empresa garante que a sua equipe esteja sempre alinhada às demandas do mercado e à carga de trabalho interna;

 

Otimização de processos: o outsourcing de TI permite que o negócio contrate apenas profissionais especializados em várias áreas da tecnologia, descartando a necessidade de longos treinamentos. Isso gera grande ganho de qualidade para o dia a dia da empresa, aumentando o desempenho individual de cada serviço, contemplado pelo outsourcing de TI.

 

Os processos de suporte, por exemplo, serão geridos por pessoas com maior capacidade de rastrear a origem de falhas. Já as atividades de manutenção serão executadas por um time de profissionais capacitados para manter todos os dispositivos com o mais alto desempenho;

 

Foco no core business do setor: o outsourcing de TI permite a redução do tempo gasto com problemas internos. A empresa poderá direcionar atividades secundárias para os times terceirizados e, desta forma, garantir mais foco em demandas críticas. Resumidamente, a sua equipe principal foca nas atividades mais urgentes, enquanto as tarefas de menor importância são delegadas aos terceirizados.

 

Modelos de Outsourcing em TI

outsourcing-em-ti

Há três tipos de Outsourcing de TI, todos eles focados em trazer os melhores resultados para a sua empresa. São eles:

 

Offshore Outsourcing: a empresa contrata um parceiro localizado em outro país, como China, Índia ou Rússia, para fazer o outsourcing de TI. A principal vantagem aqui é a possibilidade de direcionar os serviços para locais com menores custos trabalhistas, diminuindo os gastos. Ideal em períodos de instabilidade econômica. Porém, diferenças regionais (como fuso horário) e culturais podem dificultar a implementação desse modelo;

 

Onshore Outsourcing: aqui a empresa contrata um parceiro que atua em seu país. Apesar de ser o mais caro dos tipos de outsourcing, esse modelo tem menos barreiras culturais e linguísticas, pois a integração ocorre com mais agilidade e segurança;

 

Nearshore Outsourcing: a empresa contrata os serviços de um parceiro localizado em um país próximo, mitigando problemas com fuso horário e diferenças culturais. Ao mesmo tempo, o negócio pode se beneficiar de uma redução de custos, embora não tão expressiva quanto no Offshore Outsourcing.

 

Terceirização de manutenção de notebooks e computadores

outsourcing-em-ti

A manutenção dos aparelhos é uma preocupação comum na hora de fazer o investimento em equipamentos de TI, e não é pra menos. Embora existam empresas que façam esse serviço, contratar o aluguel de notebooks e computadores é mais interessante, pois os serviços de manutenção quase sempre vêm inclusos e a um custo bem menor!

 

Outsourcing de Impressão

outsourcing-em-ti

O serviço de outsourcing de impressão foca em otimizar a eficiência dos processos e a produtividade dos usuários, assim como assegura a alta disponibilidade de recursos, detecta impressões desnecessárias para reduzir os volumes de impressões e, consequentemente, economizar recursos e inovar através de controle e análises constantes.

 

Terceirização de manutenção de Tablets

outsourcing-em-ti

De forma similar à manutenção de notebooks e computadores, o ideal é contratar empresa que inclua nos serviços a assistência via aluguel de tablets.

Conheça a Convex!

A Convex é uma empresa focada no Onshore Outsourcing de TI, oferecendo diversos serviços como o aluguel de notebooks, computadores, servidores, Workstations, Chromebooks, tablets, roteadores e muito mais! Faça um orçamento conosco!

 

Gostou de saber mais sobre Outsourcing em TI? Fique ligado no Blog da Convex para não perder nenhuma novidade e siga-nos também nossa página no Facebook! Até a próxima!