Com o avanço tecnológico, temos visto muitos equipamentos ganharem cada vez mais potência e, ao mesmo tempo, ficarem cada vez mais finos. Nesse contexto, precisamos estar atentos à refrigeração do nosso computador, que é um dos pontos mais importantes do equipamento. Atualmente, temos dois componentes que ajudam a diminuir a temperatura do nosso processador: o Water Cooler e Air Cooler. E no artigo de hoje nós vamos saber as principais diferenças desses equipamentos. 

water-cooler-e-air-cooler

O que fazer para evitar que o seu notebook superaqueça e, mais importante, prolongar a vida útil dele? 

A maioria dos computadores são equipados com dois coolers e em todos os coolers é fundamental a presença dos fans, ventiladores responsáveis por dissipar o calor. O primeiro é responsável por esfriar a temperatura dos processadores enquanto o segundo afasta as altas temperaturas das fontes de alimentação.

Quais são os tipos de cooler existentes?  

water-cooler-e-air-cooler

Existem dois tipos de coolers disponíveis. Os Water Cooler e Air Cooler. Air coolers são sistemas de refrigeração a base de ar, enquanto os water coolers usam a água como matéria base para manter controlada a temperatura dos gabinetes. Os dois modelos são capazes de garantir que o processador mantenha temperaturas estáveis e o bom desempenho do computador, porém existem diferenças nas duas formas de refrigeração que podem ser mais ou menos vantajosas a depender do tipo de uso que o PC será submetido 

Air cooler – A principal diferença entre os dois modelos está na forma como cada um deles reage ao calor, fator que estabelece vantagens e desvantagens a cada um deles. Os Air Coolers em geral são compostos em sua maioria por um dissipador de calor feito de metal, normalmente de alumínio com base em cobre, mas não é difícil encontrar exemplares todo em alumínio. Os Air Coolers para computadores de alta performance normalmente possuem melhores fans (ventiladores) e cobre como material encontrado em maior quantidade. 

Water cooler – São refrigeradores à base de água. À primeira vista a proximidade entre água e componentes eletrônicos não parece ser uma boa ideia, entretanto a água destilada utilizada no processo possui capacidade quase nula de conduzir eletricidade e não há no líquido sais minerais capazes de corroer os componentes em um hipotético contato acidental. Além de manter a temperatura do processador estável, também refrigeram os demais componentes de um gabinete como placa de vídeo e placa mãe, mas ao invés de ar o processo acontece através do bombeamento de água destilada.  

Qual o mais vantajoso Water Cooler e Air Cooler? 

Fazendo uma análise aprofundada e observando os dois modelos em aspectos químicos, entre Water Cooler e Air Cooler, a capacidade de dissipar o calor existente no ar é menor que a da água, o que torna os water coolers mais indicados para usuários que buscam fazer uso extremo do processador e demais componentes. Por não precisar de ventiladores tão grandes quanto os air coolers, o sistema de refrigeração a água é também mais silencioso.   

O ponto fraco do water cooler está em uma eventual falha na bomba de água em momentos em que o computador estiver ligado e sem a observação de algum usuário, como durante a madrugada. Mas, com um water cooler bem instalado e condizente com a capacidade do computador, a temperatura do gabinete permanecerá estável.  

Apesar de ser uma falha difícil de acontecer, aquecimentos extremos dos componentes durante longos períodos podem causar danos irreversíveis aos componentes. Outra desvantagem está no preço dos water coolers, que são mais caros que os sistemas de refrigeração a ar. 

Já os air coolers não estão sujeitos a panes ocasionadas por uma única peça, a exemplo das bombas de água no caso dos water coolers e possuem valores mais acessíveis, inclusive nos modelos voltados para computadores de melhor desempenho. Os air coolers de boa qualidade são equipados com ao menos dois fans e caso um deles deixe de funcionar, o outro conseguirá manter a temperatura equilibrada.  

Agora destacando a desvantagem do air cooler, podemos dizer que ele nem sempre garantirá a temperatura ideal durante usos extremos dos computadores. Para quem pretende executar games pesados em máxima qualidade, usar aplicações gráficas e de renderização de forma intensa ou aumentar a velocidade de componentes manualmente, o sistema a ar pode não ser o suficiente.  

Vale a pena investir em um cooler externo para impedir o superaquecimento como Water Cooler e Air Cooler? 

water-cooler-e-air-cooler

Os dois sistemas de refrigeração de computadores funcionam de maneiras diferentes e são indicados para características de uso distintas. E, caso você possua uma máquina que já é potente, mas pretende levá-la ao extremo, o water cooler é a opção indicada. Já para os proprietários de computadores de uso casual ou de alta performance, mas que só querem manter a máquina refrigerada, os air coolers são mais acessíveis e desempenham bem a função. 

Se você ainda tem dúvidas sobre qual escolher, conte com a Convex, que é especialista em implementação de sistemas de segurança para equipamentos tecnológicos, locação de notebooks, locação de computadores, locação de tecnologia e locação de servidores e equipamentos de acordo com as principais necessidades da companhia.

Com diferentes configurações, dispositivos modernos e atualizados, a empresa é especialista e, ao locar equipamentos de TI como Notebooks e Workstations com a Convex, você poderá contar com equipamentos sempre atualizados, favorecendo assim a produtividade e até mesmo a satisfação do usuário, tirando qualquer fator inesperado da equação.     

Esperamos que você tenha gostado deste texto! Siga o nosso Blog e confira todas as novidades sobre TI! Você pode conferir mais detalhes sobre a Convex nas redes sociais: Linkedin, Facebook e Instagram. Até a próxima!