Os roteadores são os principais responsáveis pelo compartilhamento de internet, ou seja, é através deles que o sinal chega ao seu computador, smartphone ou videogame. Esses aparelhos organizam da melhor forma a distribuição de dados de forma simultânea em uma mesma rede.  Fazem a identificação de computadores que se conectam à rede e definem um IP para eles, além de organizar os dados de internet que irão trafegar pela rede Wi-Fi. 

roteador-para-empresas

Esse aparelho pode tornar suas conexões com a internet sem fio muito mais estáveis, diminuindo as oscilações e as quedas a todo instante. 

Qual a importância de escolher um bom roteador para empresas e o que um bom roteador corporativo deve ter? 

Hoje, é impossível trabalhar sem internet, pois ela é determinante para o sucesso dos negócios, visto que ela afeta a experiência do cliente. 

O roteador para empresas é um item extremamente importante para a infraestrutura de TI dos negócios e ele pode trazer bons resultados para a companhia. Ele é essencial para garantir que todos os colaboradores tenham um bom sinal de internet. E existem diferenças entre  o roteador para empresas (corporativo) e doméstico, principalmente na maior capacidade para encontrar rotas mais ágeis e seguras para o tráfego de dados na rede.  É preciso que o roteador tenha várias portas disponíveis para conectar mais de um computador à rede. 

roteador-para-empresas

Pensando nisso, um bom roteador para empresas é aquele que trabalha nas duas faixas de frequência, chamados de “dual band” e um roteador com três antenas permite um melhor gerenciamento de diversos dispositivos conectados. O ideal é que o aparelho tenha no mínimo quatro portas. 

Alguns detalhes são importantes na hora de escolher um roteador corporativo, como:  

roteador-para-empresas

O número de colaboradores e os softwares usados no cotidiano – É primordial realizar essa avaliação na hora de instalar roteador para empresas, pois há equipamentos com fio que se conectam aos modems ou às redes de longa distância (WANs) por meio de cabos de rede. Também há roteadores sem fio para receber e enviar informações pela internet e essa experiência pode melhorar o rendimento do colaborador. O limite de usuários e conexões simultâneas refere-se à quantidade de aparelhos que o roteador suporta simultaneamente, o que depende muito da necessidade do ambiente, então, dentro de uma organização essa avaliação é importantíssima.  

Número de portas disponíveis – Quanto maior o número de portas disponíveis, mais computadores podem se conectar à rede via cabo. Idealmente, um roteador deve ter no mínimo 4 portas. 

Como um roteador pode facilitar a rotina da minha empresa – Um roteador de qualidade permite que os colaboradores acessem com facilidade informações e aplicações empresariais importantes. Assim, é aprimorada a produtividade de funcionários que atuam em todas as partes da empresa, independente de localização. 

Aumento na lucratividade – Sim, eles aumentam a lucratividade, pois proporcionam a redução de custos operacionais ao permitir o compartilhamento de impressoras, servidores e o próprio acesso à internet. 

Aumento na segurança – Muitos têm firewalls embutidos ou filtragem da Web, que examina todos os dados recebidos e faz bloqueios, caso haja necessidade.  

Além disso, por proporcionarem uma conexão ágil, segura e prática, os roteadores wireless (access point) vêm sendo cada vez mais usados em empresas e residências, pois são fundamentais para melhorar a performance e a distribuição de conexões em redes de banda larga em lugares amplos e para facilitar a conexão de diversos aparelhos ao mesmo tempo. 

Antenas integradas – Elas podem ser internas ou externas e são a base para que o sinal transmitido seja bom.  Quanto mais antenas, melhor! Roteadores com três antenas gerenciam melhor a rede com diversos dispositivos conectados. Lembre-se que as antenas externas fornecem melhor cobertura do que as internas. Preste atenção nos quesitos velocidade e estabilidade do roteador. Essas características são primordiais para o melhor resultado de sua conexão. 

Protocolo Wi-fi – O protocolo wi-fi são números acompanhados de uma letra e são encontrados no padrão 802.11g ou 802.11n. O protocolo-Wi Fi determina o alcance da sua rede sem fio, mas é medida num ambiente sem obstáculos, ou seja, quanto mais paredes ele atravessar, mais fraco ele ficará. Por isso as antenas são tão importantes. 

Potência – O nível de potência é mensurado por dBi – quanto maior a quantidade de dBis, melhor a abrangência e recepção do sinal. 

Aparelhos que irão receber os sinais – Fique atento aos dispositivos eletrônicos espalhados pelo ambiente onde vai instalar o roteador e os mantenha distantes do aparelho. Isso é fundamental, pois eles também podem interferir na boa qualidade do sinal. 

Por fim, para garantir que faça o melhor investimento, principalmente na locação de roteadores, uma boa alternativa é buscar o auxílio de uma empresa com profissionais que entendam do assunto. Se você tem alguma dúvida sobre qual roteador escolher, pode contar com a Convex que é especialista em implementação do Google G Suite, locação de notebooks, locação de tecnologia e locação de computadores e equipamentos para empresas. Com diferentes configurações, dispositivos modernos e atualizados, a empresa é especialista e uma ótima solução para manter os equipamentos atualizados, favorecendo assim a produtividade e até mesmo a satisfação do usuário, tirando qualquer fator inesperado da equação.   

Esperamos que você tenha gostado deste texto! Siga o nosso Blog e confira todas as novidades sobre TI! Você pode conferir mais detalhes sobre a Convex nas redes sociais: Linkedin, Facebook e Instagram. Até a próxima!