Quando se trata da administração pública, contar com os melhores equipamentos pode ser um diferencial capaz de agilizar inúmeras tarefas, trazendo maior fluidez ao cotidiano dos funcionários públicos e, principalmente, facilitando o dia a dia dos gestores. Pensando nisso, diversos órgãos públicos começaram a optar pelo Hardware as a Service como uma solução capaz de beneficiar o setor público.

Por isso, na conversa de hoje falaremos sobre o que é o Hardware as a Service, quais são suas vantagens para contratações públicas e como escolher uma empresa que agregue valor à sua gestão pública através da locação de equipamentos de TI. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é o Hardware as a Service? Como funciona?

O Hardware as a Service (HaaS) nada mais é que o fornecimento de equipamentos de TI através da contratação do serviço de uma empresa terceirizada, mediante o pagamento de uma mensalidade. Isto é, ao invés de comprar, a repartição pública aluga equipamentos de hardware para serem utilizados em sua infraestrutura.

Além de locar os equipamentos em si, o Hardware as a Service também inclui serviços relacionados, como a inclusão de softwares produtivos, implementação em rotinas corporativas e suporte para uso e manutenção das máquinas ao longo da vigência do contrato.

O HaaS transforma investimentos de capital (CAPEX) em uma prestação de serviços (OPEX), aumentando a flexibilidade nos investimentos da gestão pública.

Com isso em mente, não existe a preocupação com taxas extras ou imprevistos, visto que todos os termos são conversados e estipulados antes que a empresa parceira comece a oferecer seus serviços, como a locação de notebooks para repartições públicas.

Sendo assim, o gestor pode focar todos os seus esforços em tarefas mais importantes, como o estabelecimento de parcerias benéficas à gestão pública, tendo a certeza de que a parte relacionada à Tecnologia da Informação estará toda nas mãos de um parceiro de confiança.

Quais as vantagens do Hardware as a Service para o setor público?

Agora que já explicamos o que é e como funciona o Hardware as a Service, que tal saber quais são as vantagens de contar com o HaaS nas repartições públicas? Confira a seguir:

1 – Redução de custos: Ao invés de investir quantias significativas de verba pública em na compra dos equipamentos, no HaaS a única quantia paga é a das mensalidades da locação. Isso traz maior previsibilidade aos custos e permite que a verba economizada seja investida em assuntos de maior importância.

2 – Flexibilidade: As demandas da gestão pública podem mudar de acordo com o que acontece no país. No HaaS, os planos são flexíveis e novas contratações podem ser feitas facilmente, basta entrar em contato com a empresa locadora e informar que é necessário realizar ajustes no contrato.

3 – Redução de ociosidade: Quando se trata de repartições públicas, o ideal é manter os funcionários trabalhando e o gestor com o menor número de preocupações possível para que ele possa solucionar situações de grande importância.

No Hardware as a Service, a manutenção e conserto de aparelhos geralmente vem inclusa no contrato, permitindo que tais tarefas sejam delegadas exclusivamente à empresa locadora e livrando o gestor de precisar buscar por peças de substituição ou profissionais para consertar as máquinas.

Além disso, o conserto ou substituição de equipamentos é realizado rapidamente, impedindo que funcionários concursados fiquem parados ou prestando serviço precário por falta de equipamento.

4 – Garantia de bom desempenho: Com a rápida evolução da tecnologia, é uma questão de tempo até que equipamentos comprados se tornem obsoletos e sejam incapazes de realizar as funções desejadas.

No HaaS, você pode solicitar a substituição de equipamentos obsoletos por outros mais atualizados, evitando o gasto com a aquisição de novos aparelhos e garantindo que suas equipes tenham maior desempenho.

Por exemplo, ao alugar chromebooks para escola pública, é possível solicitar que os equipamentos, após certo tempo, sejam substituídos por versões mais atualizadas!

5 – Segurança: A segurança se tornou um requisito importante em ambientes tecnológicos, ainda mais quando se trata de dados tão valiosos quanto os da administração pública.

Na modalidade de Hardware as a Service, prezamos sempre por empregar as soluções tecnológicas mais seguras. Além disso, caso ocorra a devolução ou troca de computadores, quaisquer dados restantes nas máquinas serão destruídos, impedindo que pessoas mal intencionadas coloquem suas mãos em informações confidenciais.

Por exemplo, ao optar pelo aluguel de computadores para repartições públicas, ao término do contrato ou caso os equipamentos sejam substituídos, todos os dados contidos neles serão apagados permanentemente para sua segurança.

Como contratar Hardware as a Service para órgão público sem dores de cabeça?

Quando se trata da contratação de um serviço de Hardware as a Service capaz de trazer todas as vantagens dessa modalidade para o setor público, o ideal é contar com uma empresa que tenha experiência em lidar com contratações públicas, como a Convex.

A Convex faz a locação de computadores além de oferecer serviços de infraestrutura completa de TI para a administração pública, principalmente Data Lake e Data Warehouse, realizando contratos de curta e longa duração de acordo com as necessidades do cliente. Além disso, somos especialistas na locação de tablets, tecnologia para escolas e empresas, com o aluguel de notebooks, chromebooks, tablets, implementação do google workspace for education, lousas digitais, carrinhos de recarga e tudo o que a administração pública precisa.

A Convex aluga os melhores computadores e notebooks para a administração pública, notebooks para trabalho e escolas com diversas configurações de acordo com a necessidade do cliente e é uma empresa especializada em soluções tecnológicas e outsourcing de tecnologia, fornecendo uma variedade de produtos e serviços. A Convex está sempre antenada nas novas ferramentas de tecnologia e tem o serviço de aluguel de computadores, aluguel de notebooks e outras soluções para sua empresa. Com diferentes configurações, dispositivos modernos e atualizados, a Convex é especialista e uma ótima solução para manter os equipamentos atualizados, favorecendo assim a produtividade e até mesmo a satisfação do usuário, tirando qualquer fator inesperado da equação. 

A Convex realiza a locação de notebooks, locação de equipamentos de TI, equipamentos de informática, aluguel de computadores de alta performance e você não precisa se preocupar com a manutenção de computadores alugados caso aconteça algo com o equipamento, pois empresas de locação de notebooks, locação de tablets, locação de chromebooks, google workspace for education, ou locação de tecnologia no geral cuidam de todos os detalhes.

Além disso, na Convex você conta com uma equipe especializada para lhe atender em qualquer lugar. Ou seja, com a contratação desse serviço você sempre terá uma equipe de manutenção ao seu dispor, fazendo assim com que qualquer problema seja resolvido com muita fluidez, despreocupação e agilidade.       

Ao fazer a locação de computadores a empresa disponibiliza o service desk, que é essencial para melhorar a qualidade dos processos realizados na área de TI dentro das organizações públicas, minimizando o nível de obstáculos encontrados para realizar as tarefas.    

Esperamos que você tenha gostado deste texto! Siga o nosso Blog e confira todas as novidades sobre TI! Você pode conferir mais detalhes sobre a Convex nas redes sociais: Linkedin, Facebook e Instagram. Até a próxima!