A aquisição e a contratação de bens públicos são essenciais para a administração eficiente dos recursos do Estado, garantindo que os serviços públicos sejam adequados e atendam às necessidades da sociedade. Elas permitem a obtenção de bens e serviços essenciais para o funcionamento das instituições governamentais e a implementação de políticas públicas, como a construção de hospitais e escolas.

O que é a contratação de bens públicos?

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Uma contratação de bens públicos refere-se ao processo pelo qual o governo contrata produtos, serviços ou obras necessárias para o funcionamento das instituições públicas e para a implementação de políticas públicas. No caso de equipamentos tecnológicos, isso geralmente ocorre por meio do Hardware as a Service (HaaS). Esse processo é regido por leis e regulamentos específicos que visam garantir a transparência, a eficiência e a economicidade nas aquisições, evitando fraudes e desperdícios de recursos públicos.

Os bens públicos podem incluir uma ampla variedade de itens e serviços. Exemplos comuns de contratações de bens públicos são:

  • Materiais de escritório;
  • Equipamentos tecnológicos;
  • Obras de infraestrutura;
  • Serviços especializados como consultorias, auditorias, assessorias jurídicas, e outros serviços que requerem expertise específica para apoiar a administração pública em diversas áreas;
  • Serviços de limpeza e segurança.

O que é uma aquisição de bens públicos?

Uma aquisição de bens públicos ocorre quando o governo compra equipamentos, produtos e insumos. Assim como na contratação, este processo é regulado por leis e normas específicas.

As aquisições de bens públicos envolvem a compra de uma variedade de itens essenciais para o funcionamento do governo e para a prestação de serviços à população. Exemplos de bens adquiridos pelo setor público incluem:

  • Equipamentos de escritório necessários para criar um ambiente de trabalho funcional para os servidores públicos.
  • Material escolar e outros suprimentos necessários para as escolas públicas, garantindo que os alunos tenham os recursos necessários para sua educação.
  • Carros, ônibus, ambulâncias e outros tipos de veículos utilizados por diferentes órgãos governamentais, como forças de segurança, serviços de saúde e transporte público.
  • Compras de remédios, seringas, máscaras, ventiladores e outros equipamentos utilizados nos hospitais e postos de saúde públicos para garantir o atendimento à saúde da população.
  • Câmeras de vigilância, sistemas de alarme, coletes à prova de balas e outros itens utilizados para garantir a segurança em áreas públicas e instalações governamentais.
  • Licitação de serviços de TI ou tecnologia da informação (Infraestrutura de TI, geralmente feito através de Ata de Registro de Preços)

Principais diferenças entre esses dois processos

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As principais diferenças entre os processos de contratação e aquisição de bens públicos, aquisição de computadores etc., envolvem os tipos de bens ou serviços obtidos, os procedimentos envolvidos e os objetivos específicos de cada processo. Aqui estão as principais distinções:

Natureza do objeto

Na contratação de bens públicos, refere-se à obtenção de serviços e obras. Já na aquisição de bens públicos envolve a compra de produtos físicos e materiais. 

Procedimentos envolvidos

Na contratação de bens públicos geralmente requer um processo de licitação mais complexo, envolvendo a definição de especificações técnicas para os serviços ou obras, avaliação de propostas técnicas e financeiras, e, muitas vezes, a realização de audiências públicas. Na aquisição de bens públicos, embora também siga processos de licitação, estes podem ser mais diretos, focando na obtenção de produtos que atendam às especificações definidas. 

Objetivos específicos

Na contratação de bens públicos, visa obter serviços e obras que são necessários para o funcionamento, manutenção e expansão das capacidades operacionais do governo. Na aquisição de bens públicos, o objetivo é suprir as necessidades materiais das instituições públicas, fornecendo os bens físicos necessários para que estas possam operar eficientemente. Foca na provisão de itens tangíveis que serão utilizados diretamente pelas instituições ou pelos cidadãos.

Complexidade e duração

Na contratação de bens públicos pode envolver maior complexidade devido à necessidade de supervisão contínua, gerenciamento de contratos e garantia de cumprimento dos serviços ou obras ao longo da duração do contrato. Na aquisição de bens públicos normalmente é menos complexa em termos de supervisão após a compra, uma vez que envolve a entrega de bens específicos que podem ser imediatamente inventariados e utilizados.

No entanto, a flexibilidade concedida pela contratação de bens públicos se sobressai, tendo em vista que se torna muito mais fácil acompanhar as novidades tecnológicas no caso do Hardware as a Service, enquanto a aquisição obriga a gestão pública a lidar com problemas como a obsolescência dos equipamentos.

Exemplos concretos

Contratação de bens públicos: Construção de uma nova escola, prestação de serviços de limpeza e segurança para um prédio público, ou contratação de consultoria para desenvolver um plano estratégico. 

Aquisição de bens públicos: Compra de mesas e cadeiras para uma escola, aquisição de medicamentos para um hospital público, ou compra de veículos para a frota da polícia.

Como funcionam os processos e procedimentos de licitação?

A licitação é o processo pelo qual o governo seleciona fornecedores de bens, serviços e obras públicas, seguindo critérios objetivos e justos para garantir transparência e eficiência.

Fases do processo

Planejamento: Identificação da necessidade, elaboração do projeto ou termo de referência, e estimativa de custos.

Divulgação do edital: Publicação do edital com detalhes sobre a licitação.

Recebimento e abertura das propostas: Apresentação e abertura das propostas em sessão pública.

Julgamento e habilitação: Verificação dos requisitos e avaliação das propostas.

Adjudicação e homologação: Adjudicação ao vencedor e homologação do processo.

Contratação: Formalização do contrato com o fornecedor selecionado.

Modalidades de licitação

Concorrência: Para contratações de maior vulto, sem limite de valor.

Concurso: Para seleção de trabalhos técnicos, científicos ou artísticos.

Leilão: Para venda de bens móveis inservíveis ou produtos apreendidos.

Pregão: Para aquisição de bens e serviços comuns, presencial ou eletrônico.

Diálogo competitivo: Modalidade implementada pela Nova Lei de Licitações. Nela, a administração pública pode dialogar com as empresas e conhecer melhor as soluções técnicas disponíveis no mercado, antes mesmo de definir as regras do edital.

Tipos de contratos

Empreitada: Pode ser por preço global (fixo para toda a obra) ou por preço unitário (baseado em unidades executadas).

Prestação de serviços: Para serviços continuados ou não continuados.

Fornecimento: Para aquisição de bens como materiais e equipamentos.

Fases dos contratos públicos

Fase Interna: Planejamento e elaboração do edital.

Fase Externa: Publicação do edital, recebimento e julgamento das propostas, homologação e adjudicação.

Fase Contratual: Assinatura, execução, fiscalização, recebimento e pagamento conforme o contrato.

Esses processos asseguram que as contratações públicas sejam conduzidas de maneira eficiente, justa e transparente, garantindo a melhor utilização dos recursos públicos.

Vantagens da contratação em relação às aquisições 

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As contratações, especialmente em modalidades como a locação de equipamentos, apresentam diversas vantagens em relação às aquisições diretas. Essas vantagens são particularmente relevantes para empresas como a Convex, que oferece serviços de locação:

Flexibilidade e atualização tecnológica

Contratação: A locação de equipamentos permite que as instituições públicas e privadas utilizem tecnologias e equipamentos atualizados sem a necessidade de realizar investimentos altos em aquisições.

Aquisição: A compra de equipamentos pode resultar em obsolescência tecnológica, onde os itens adquiridos se tornam rapidamente desatualizados.

Custos e investimentos

Contratação: A locação de equipamentos geralmente requer um desembolso inicial menor comparado à aquisição. Os custos são diluídos ao longo do tempo, o que pode ser mais fácil de gerenciar no orçamento.

Aquisição: A compra de equipamentos envolve um gasto inicial significativo, o que pode impactar negativamente o fluxo de caixa da instituição.

Manutenção e suporte

Contratação: Os contratos de locação frequentemente incluem serviços de manutenção e suporte técnico. Isso reduz a responsabilidade da instituição em relação à manutenção e garante que os equipamentos estejam sempre em boas condições de uso.

Aquisição: Quando equipamentos são comprados, a responsabilidade pela manutenção e reparos recai inteiramente sobre a instituição, o que pode gerar custos adicionais.

Gestão de recursos

Contratação: A locação facilita a gestão de inventário e recursos. As instituições podem ajustar rapidamente a quantidade de equipamentos conforme suas necessidades variam ao longo do tempo.

Aquisição: A compra de equipamentos pode resultar em excesso ou falta de recursos, dificultando a gestão eficiente do inventário.

Redução de riscos

Contratação: A locação de equipamentos transfere muitos dos riscos associados à propriedade dos bens, como danos, obsolescência e depreciação, para a empresa locadora.

Aquisição: A instituição que compra os equipamentos assume todos os riscos associados, incluindo a depreciação dos bens e os custos de substituição em caso de falhas.

Burocracia e tempo

Contratação: Os processos de locação podem ser mais rápidos e menos burocráticos em comparação com a aquisição, permitindo que as instituições obtenham rapidamente os equipamentos de que precisam.

Aquisição: Os processos de compra podem ser demorados e envolver complexas etapas de licitação e aprovação.

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