Diante do cenário atual, em que a pandemia causada pelo novo coronavírus exigiu adaptações em diversas atividades nos mais variados setores, a educação foi uma das áreas mais afetadas.
Por conta dos riscos de contágio de Covid-19, algumas medidas de segurança foram adotadas por toda a população, em conformidade com as exigências dos governos e com as recomendações das autoridades sanitárias. Entre essas medidas estão higiene correta das mãos, uso de álcool em gel 70%, uso de máscara e distanciamento social.
Na tentativa de manter as aulas e minimizar os prejuízos para a educação, as instituições criaram alternativas para adaptar suas metodologias e migrar para o ensino a distância (EAD), para o qual a tecnologia é uma grande aliada. Atualmente existem ferramentas que possibilitam simular uma sala de aula, como o Google For Education, a suíte de aplicativos educacionais do Google, que facilita o contato entre professores e alunos no EAD e que deve continuar como tendência em 2021, mesmo com o retorno das aulas presenciais.
A modernização das salas de aula facilita a higiene do local, evita o contato com materiais e cumpre o isolamento social, contribuindo para frear a transmissão de doenças em locais com grande trânsito de pessoas como as escolas, universidades, faculdades e qualquer outra instituição de ensino.
Novas formas de ensinar e aprender
O Google for Education é uma suíte de aplicativos que fornece tudo o que é necessário para uma excelente performance nas salas de aula e fora delas também. Com a tecnologia a seu favor, o Google for Education traz modernidade com diversas funcionalidades para conectar professores e alunos de qualquer lugar.
Os aplicativos do Google para escolas foram reunidos na plataforma, que é acessível de qualquer dispositivo com conexão à internet, bastando apenas fazer o login na sua conta Google ou na conta de sua instituição. Com os Chromebooks é mais simples ainda, já que eles possuem acesso nativo aos aplicativos do Google.
As aulas podem ser ministradas e acessadas de diversas formas, seja por arquivos de texto, áudio, videoaulas gravadas, seja ao vivo por meio das videochamadas. Todo o conteúdo fica armazenado de forma segura em servidores locais ou em nuvem e pode ser usado tanto como forma de apoio nas aulas presenciais ou como uma plataforma completa para o ensino 100% remoto, estimulando profissionais da educação e alunos à criatividade e novas habilidades.
O que é possível encontrar no Google for Education?
Conheça 6 aplicativos disponíveis na suíte do Google para escolas:
- Sala de Aula
Possibilita a gestão das tarefas e melhora a comunicação entre alunos e professores, tornando o processo de aprendizagem mais eficiente. Como o nome sugere, simula uma sala de aula de verdade.
- Formulário
Com o Google Formulário (ou apenas Forms), é possível aplicar provas e acompanhar o desempenho dos alunos.
- Hangouts Chat
O Hangouts é o aplicativo de mensagens do Google, que possibilita conversas por texto entre os alunos e os professores na sala de aula virtual.
- Meet
O Meet é bastante parecido com o Hangouts Chat, a diferença está na forma como a comunicação é feita. No Meet é permitido fazer contato por áudio e vídeo, que são as conhecidas videochamadas. O Meet é um ótimo aplicativo para ministrar aulas online de maneira síncrona ou esclarecer dúvidas dos alunos de forma mais intuitiva.
- Drive
No Drive todos os arquivos são armazenados e compartilhados de maneira segura. O armazenamento é feito em nuvem, então é muito simples e rápido acessar os arquivos. Nele, os professores podem compartilhar materiais de apoio com todos os alunos de forma muito prática, sendo um ótimo recurso para complementar os estudos.
- Agenda
Além dos aplicativos já conhecidos, a plataforma dá suporte para outros recursos de ensino para incentivar novas experiências de aprendizado. Uma das ferramentas que podem ser integradas ao Google for Education é o Pruvo, que otimiza a gestão e realização de provas online para professores e alunos de forma muito simples.
Implemente o Google for Education em sua instituição de ensino
O Google For Education é uma ferramenta muito útil mas que exige o uso de dispositivos com internet para poder funcionar. Esses dispositivos podem ser computadores, notebooks, tablets e smartphones. Com o avanço tecnológico chegando às escolas, é importante fornecer aos alunos todos os recursos necessários para utilizar a plataforma Google for Education, e os equipamentos de TI são alguns desses recursos.
A aquisição de equipamentos de TI pode ter um custo elevado, levando em consideração a necessidade dos equipamentos computacionais e a escolha certa de seus modelos e processadores, além dos equipamentos de rede como servidores, roteadores e access points.
Uma alternativa vantajosa à compra é o aluguel de equipamentos de TI. Fazer o aluguel de computador, Chromebook, notebook, equipamentos de rede e outros, como as lousas digitais, auxiliam a elevar a qualidade no aprendizado sem comprometer o planejamento orçamentário da organização.