Sabia que a internet pode ficar ainda melhor com o Wi-fi 6? O termo, que se refere ao padrão IEEE 802.11ax, é a sexta geração do Wi-Fi, e promete mais velocidade da internet e mais eficiência nas conexões de internet sem fio. 

Temas como qualidade do desempenho de aplicações, mais recursos para IoT (Internet of Things, ou em português, Internet das Coisas) e velocidade da internet são pauta desta tecnologia do setor de redes. Vem saber mais sobre o Wi-fi 6 com a gente, nós vamos te contar neste artigo tudo sobre o mais recente padrão de rede sem fio, que veio para suprir demandas de alta performance na conectividade.

O que muda em relação à geração anterior? 

wi-fi-6

O Wi-fi 6 é a mais nova atualização da tecnologia Wi-fi e veio para substituir o Wi-fi 5 (padrão IEEE 802.11ac). A nova versão tem como finalidade atender às necessidades das aplicações mais recentes e proporcionar mais suporte às empresas. Isso porque ele vai permitir um número maior de clientes nos pontos de acesso, porém sem perder a qualidade de desempenho da rede sem fio e das aplicações mais robustas, como os vídeos em 4k ou 8k.

Múltiplas conexões em dispositivos diversos 

Um dos principais objetivos do Wi-Fi 6 é possibilitar que mais usuários utilizem a mesma rede sem interferir na qualidade da conexão. Para isso acontecer, um dos recursos deste novo padrão é o OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access) e o MU-MIMO (Multiple Users Multiple Input/ Multiple Output). O MIMO, que já estava presente no Wi-fi 5, foi aprimorado nesta última versão, e permite que os pontos de acesso se conectem a mais clientes ao mesmo tempo, diferentemente do Wi-fi 5, que permite apenas um cliente por canal. 

wi-fi-6

As múltiplas conexões simultâneas facilitam o acesso de dispositivos com a tecnologia IoT, uma tendência no mundo da tecnologia e que pode atingir velocidades de resposta mais rápidas com o Wi-fi 6 em todo o seu ecossistema. O conceito de Smart Home está em alta, e entre os dispositivos inteligentes mais utilizados para equipar as residências estão os assistentes virtuais, as fechaduras eletrônicas e lâmpadas inteligentes, que conferem mais praticidade, conforto e segurança para quem os utiliza.

Com o OFDMA, o Wi-fi 6 apresenta menor sobrecarga e latência em relação ao seu antecessor, ou seja, tempos de resposta mais rápidos e menos interferência de rede. O aumento da velocidade da internet também acontece devido à maior taxa de frequência de dados, de até 9,6 Gbps contra 6,9 Gbps do padrão anterior.

É bom destacar que o padrão foi desenvolvido com a velocidade máxima pensada para ser dividida entre todos os dispositivos conectados no roteador Wi-Fi. Assim, ele otimiza a velocidade para todos os usuários de uma mesma rede, de acordo com as necessidades de cada dispositivo conectado.

TWT – Target Wake Time para economia de bateria

wi-fi-6

Outra novidade é o recurso Target Wake Time (TWT) que possibilita maior duração de bateria com a economia inteligente de carga nos dispositivos conectados. Com o TWT, o sinal recebido pelos dispositivos é ativado quando os dados do Wi-Fi são enviados, o que gera economia na bateria dos aparelhos, seja um celular, tablet, computador, notebook ou qualquer outro que esteja conectado à rede. A economia ocorre porque o transmissor de sinal não fica ativo o tempo todo, ocorrendo a suspensão quando não há a transmissão de dados.

Como utilizar o novo padrão?

Para se conectar à uma rede utilizando o novo padrão IEEE 802.11ax (ou simplesmente Wi-fi 6), é preciso atentar-se ao dispositivo utilizado para se conectar, uma vez que nem todos são compatíveis com esta versão mais recente. 

Em relação ao roteador wi-fi, é possível encontrar disponíveis no Brasil modelos das marcas Cisco, TP-Link, D-Link, Huawei, entre outros. Alguns dos modelos de roteador Wi-fi com a nova tecnologia também são compatíveis com a Rede Mesh, que falamos recentemente aqui no blog. 

Além dos roteadores, a conexão de smartphones à rede também exige a compatibilidade com o padrão Wi-fi 6. Entre os aparelhos compatíveis, estão disponíveis em modelos com chipset Snapdragon 460, 662, 720G, 855 e versões superiores de cada linha da Qualcomm. Isso significa que os smartphones como Samsung S10, Asus Zenfone 6 e Xiaomi MI 9 já suportam essa tecnologia de rede. No caso da Apple, ela está disponível a partir do iPhone 11. 

wi-fi-6

Lembre-se que para acessar o Wifi-6 é preciso que todos os aparelhos tenham suporte a esse padrão. Portanto, verifique também se os notebooks, computadores, tablets, objetos inteligentes ou qualquer outro dispositivo ao qual deseja se conectar comportam a nova versão. Você pode continuar usando aparelhos antigos com o padrão mais recente e vice-versa, porém para usar os novos recursos é preciso que haja a compatibilidade entre os dispositivos. 

Sendo uma tecnologia com um padrão mundial, apesar de demandar alguns investimentos, uma vez que todos os aparelhos conectados à rede devem ter suporte para esse padrão, a atualização para rede Wi-fi 6 é muito bem-vinda por seu custo-benefício, especialmente por entregar melhores resultados para quem depende da alta performance nas conexões de rede para trabalhar, estudar ou realizar qualquer outra atividade importante. 

Tenha o melhor da tecnologia com a locação de equipamentos de TI

wi-fi-6

A Convex é uma empresa especializada em locação de tecnologia. Nós contamos com um parque tecnológico de mais de 100 mil equipamentos para atender às diferentes demandas de projetos em todo o Brasil, com o melhor custo benefício.

A locação de tecnologia proporciona benefícios como:

Na Convex, você encontra equipamentos compatíveis com as mais recentes novidades tecnológicas, entre computadores, notebooks, tablets, roteadores, access points, lousas digitais e muito mais. Nós temos a infraestrutura perfeita para empresas de diversas áreas, como corporativa, educação e eventos.  

Entre em contato conosco, conheça nossas soluções e solicite um orçamento. Acompanhe-nos em nossas redes sociais: LinkedIn, Facebook, Instagram e não perca nenhuma novidade aqui no blog. Esperamos sua visita, até logo!