Como todos sabemos, o Uber é um aplicativo que mudou nossa perspectiva quando o assunto é transporte. Oferecendo uma alternativa muito mais barata e moderna, o aplicativo Uber foi a inovação que inspirou o termo “Uberização”, este utilizado hoje para se referir ao modelo de negócio do momento.

Uberizar virou alterar a forma de como gerenciar seus negócios. Empresas inovadoras utilizam a tecnologia para colocar consumidores e fornecedores em contato direto. Neste sistema, intermediários não estão inclusos diretamente no processo.

On demand, do inglês “sob demanda”. O fato de ter o que você quer e precisa na hora que precisa e quando precisa é o ouro por trás de serviços como Uber, Airbnb, Netflix, entre outros. Este modelo de negócio tende a se tornar cada vez mais presente no mercado.

uberizacaoMas qual o motivo desse novo modelo de negócio abalar tanto as estruturas das empresas tradicionais? De modo geral, as plataformas que aderem a esse modelo costumam baratear os custos. Isso realmente atrai a atenção do público, não é mesmo? A retirada dos intermediários e o contato direto entre pessoas reais (e não grandes empresas) permitem que o consumidor pague bem menos pelo serviço que deseja. E ainda por cima, tenha o que precisa mais rápido que no modelo tradicional.

Sem contar o conforto e segurança proporcionado por essas plataformas que, com apenas um clique, permitem que você tenha um motorista particular. Ele ainda te leva para onde desejar a um preço acessível. Sem negociações. Sem burocracias. O mesmo acontece com coworkings, que permitem que você desfrute de seu espaço para trabalhar a um preço muito inferior a alugar um escritório próprio. Mais um diferencial quando o assunto é uberização!

É realidade que a uberização já está presente no mercado de trabalho e veio para ficar. E você, vai aderir também?