A forma de falar com o cliente não é mais a mesma! A evolução das mensagens instantâneas veio dessa vez com o ChatBot, uma tecnologia que vai muito além do WhatsApp.

Os bots do mercado

As da sua operadora na hora de uma recarga por SMS, são exemplos de bots (softwares de respostas automáticas). Logo, a tecnologia já existe faz um tempo no mercado e agora as empresas buscam investir nela para ir além.
Imagine sua empresa oferecendo suporte a serviços prestados através do Chatbot: questões mais complexas são passadas para o setor especializado. Já as mais simples, serão resolvidas automaticamente via chat online. Além da economia de tempo, a grande vantagem do chatbot é a interação com o cliente automaticamente e sem parecer um robô.

A IBM investiu em machine learning (aprendizado de máquinas) onde os bots foram capazes de aprender,  assim eles podem identificar gírias, sotaques e até mesmo aprender novas informações.
E numa realidade bem perto da gente o Facebook está testando a ferramenta através do Messenger. Algumas empresas usam o recurso oferecendo atendimento através do Messenger e funciona muito bem!

Os efeitos do ChatBot

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Como no exemplo do Banco Original, as empresas não precisarão se preocupar mais com aplicativos, sendo assim muito mais barato e prático. Além disso, o atendimento por call center será facilitado, pois o direcionamento para o setor certo será bem mais rápido.

O ChatBot é algo eficiente para as empresas porque além da facilitar a comunicação com o cliente, traz uma grande economia de tempo na hora de resolver problemas.
A tendência é que essa tecnologia cresça cada vez mais. Que ela permita que todos possam resolver seus problemas de uma forma bem mais simples, sem perder o jeito “humano” de ser.