Com os constantes avanços da tecnologia, o número de serviços que se utilizam dessas novidades vem crescendo continuamente. Neste sentido, cada vez mais serviços essenciais oferecidos pelos órgãos públicos dependem de uma infraestrutura de TI, levando a defasagem tecnológica a se tornar um mal a ser combatido nas repartições públicas.
Para ajudar a sua gestão a evitar os riscos da defasagem tecnológica em órgãos do governo, hoje explicaremos o que causa a defasagem, quais as consequências de utilizar aparelhos defasados no setor público e qual o papel do HaaS no combate a esse problema, confira!
O que causa a defasagem tecnológica?
Para combater a obsolescência das tecnologias da sua organização, primeiro é importante saber o que causa esse processo. Desta forma, é possível entender as causas-raiz do problema. Confira a seguir os principais causadores da defasagem tecnológica.
Falta de investimento em tecnologia: Seja por desconhecimento do mercado e das novas tecnologias adotadas no setor ou por falta de capital financeiro, boa parte dos casos de defasagem tecnológica ocorrem porque o gestor não direciona recursos para a adoção de novas tecnologias. Isso faz com que os equipamentos fiquem ultrapassados conforme a tecnologia evolui.
Resistência a mudanças: Em alguns casos, o gestor ou mesmo os funcionários públicos resistem às novas tecnologias, seja por não saber como utilizar os equipamentos ou por acreditarem que perderão espaço para as máquinas. Isso dificulta a implementação de novos equipamentos e sistemas, levando os aparelhos existentes a se tornarem defasados com o tempo.
Burocracia: O processo de contratações e aquisições de equipamentos e serviços de tecnologia pelo setor público é mais burocrático que no setor privado, especialmente por conta dos procedimentos necessários, como a licitação, fazendo com que a infraestrutura pública esteja sempre um passo atrás.
Quais são os principais riscos da defasagem tecnológica em instituições públicas?
Lidar com equipamentos e sistemas ultrapassados traz problemas sérios à sua instituição, tais como:
1 – Ineficiência dos serviços: Conforme o tempo passa, é natural que as máquinas e sistemas mais antigos sejam incapazes de rodar os programas mais recentes. Em alguns casos, as atualizações desses programas não podem ser instaladas por incompatibilidade de sistema ou de hardware, fazendo com que alguns deles simplesmente parem de funcionar.
Com isso, o seu órgão público perde eficiência e as operações se tornam cada vez mais difíceis e lentas. Ao mesmo tempo, a produtividade dos seus funcionários públicos irá cair consideravelmente.
2 – Vulnerabilidade a ataques cibernéticos: As atualizações de sistema visam corrigir falhas nos softwares, evitando que brechas sejam exploradas por hackers. O uso de sistemas desatualizados faz com que o seu aparelho seja incapaz de cobrir essas vulnerabilidades. Com o passar do tempo, os equipamentos ficam cada vez mais vulneráveis a ataques, o que coloca em risco a segurança das informações armazenadas neles.
3 – Altos custos com manutenção: Equipamentos desatualizados apresentam falhas com uma frequência considerável. Isso significa que as manutenções serão recorrentes, desperdiçando recursos financeiros, além de fazer com que os seus servidores públicos fiquem parados pela ausência dos aparelhos.
Além disso, a reposição de peças para aparelhos fora de linha é muito mais cara, haja vista que os componentes não são mais fabricados!
4 – Insatisfação do usuário: A lentidão e a grande quantidade de falhas no sistema leva a uma experiência terrível tanto para os seus servidores concursados quanto para o cidadão, que precisa de serviços efetuados por essas máquinas para resolver pendências cotidianas.
Isso leva a uma insatisfação geral, que inevitavelmente afetará a reputação da sua gestão. Afinal, a falta de praticidade e a ineficiência acabam marcando negativamente toda a experiência do público.
Como o HaaS pode ajudar a combater a defasagem tecnológica no setor público?
O HaaS (Hardware as a Service) é um modelo de contratação de equipamentos de TI como um serviço. É, basicamente, uma locação de notebooks, computadores e etc. Nesse modelo, a sua instituição pública não precisa lidar com os altos custos da compra de equipamentos.
Nessa solução, a sua instituição faz um contrato flexível com a empresa responsável pela locação, permitindo que você altere a quantidade de equipamentos e até mesmo os substitua por outros mais atualizados caso seja necessário.
Com o HaaS, você pode estabelecer a locação de equipamentos de TI de ponta com previsibilidade, pois o único custo envolvido é o das mensalidades do aluguel de computadores, notebooks e etc. Além disso, a manutenção dos equipamentos também é incluída no contrato. Isso permite que você fique despreocupado, pois o conserto e substituição de aparelhos defeituosos não irão gerar custos imprevistos nem a necessidade de procurar por técnicos ou peças sobressalentes.
Convex: o parceiro ideal para evitar a defasagem tecnológica no setor público
Quando se trata de evitar a defasagem tecnológica e promover a digitalização do setor público, o ideal é contar com uma empresa que possui experiência comprovada, como a Convex.
Nosso vasto parque tecnológico é voltado para oferecer uma gama completa de serviços para a sua instituição pública, como a locação de chromebooks, tablets, locação de computadores, notebooks e soluções para escolas, como a implementação do Google Workspace for Education, locação de lousas digitais e mais.
Outro de nossos diferenciais é a configuração dos equipamentos, afinal, sempre configuramos os aparelhos locados de acordo com as suas necessidades. Desta forma, garantimos que os equipamentos entreguem o máximo de de desempenho possível na função a que se destinam, trazendo eficiência para a sua instituição.
Além disso, também contamos com uma equipe especializada que irá lhe atender em qualquer lugar. Isso significa que sempre haverá um time de manutenção ao seu dispor, resolvendo qualquer problema rapidamente e evitando que as suas operações sejam impactadas.
Gostou deste artigo? Siga o nosso Blog e confira todas as novidades sobre TI! Quer saber mais sobre a Convex? Nos siga nas redes sociais: Linkedin, Facebook e Instagram. Até a próxima!