Comece a reduzir custos na empresa! A real é: não existe almoço grátis! Uma frase de impacto que reflete muito bem o dia a dia das empresas, que a todo momento têm de lidar com diversos custos e despesas, principalmente os voltados para TI. A verdade é que, sendo dono de uma empresa, um trabalhador comum, estudante, desempregado, varejista, freelancer ou o que for, todos estão sempre à procura de algo: economia! Pensando nisso e com o grande avanço do setor de TI no mercado, separamos para você 7 dicas essenciais para reduzir custos em TI, confira:
1 – Locações
Já abordamos sobre o tema anteriormente, e você pode conferir aqui! Porém, vamos explicar com mais detalhes como funciona a economia gerada por estes serviços.
O ponto principal da locação é: mais eficiência, mais dinheiro! Ao utilizar serviços de, por exemplo, locação de computadores, você terá:
- máquinas atualizadas e licenciadas;
- pode alavancar seus negócios;
- serviços de gestão incluídos;
- aumento na produtividade;
- redução de custos em TI.
Como se já não bastasse, a locação ainda proporciona dedução no IR (imposto de renda), redução de custos e das operações de crédito para financiamento, além de lhe tirar preocupações com equipamentos obsoletos.
Em outras palavras, ao realizar a locação de computadores, notebooks, chromebooks, workstations e outros produtos, você irá reduzir custos em TI e gerar uma grande economia para a empresa!
2 – Terceirização de serviços
A terceirização nos serviços de TI não só gera economia como também aumenta os lucros. O fato é: todos querem reduzir custos na empresa, e, convenhamos, é difícil ter de lidar com tantos setores, funcionários, colaboradores, equipamentos e muito mais ao mesmo tempo. Pensando nisso, a terceirização ajuda da seguinte maneira:
- menor burocracia e preocupações em determinados setores;
- contribui tanto para serviços pequenos quanto grandes;
- horários disponíveis e flexíveis, que garantem a execução dos serviços;
- facilidade na expansão dos negócios;
- maior foco nos pontos principais da empresa.
Ou seja, menos preocupações, menos despesas, mais lucros, mais produtividade.
3 – Outsourcing
Caso ainda não conheça, o termo outsourcing se refere à subcontratação de serviços, semelhante à terceirização, sendo hoje uma das mais importantes ferramentas de gestão empresarial.
Quando falamos de Outsourcing em TI, estamos falando em reduzir custos em TI! Com a otimização dos processos, melhoria na infraestrutura e maior dinamismo para se trabalhar, o outsourcing pode ser realizado em diversos setores na empresa, como digitalização de documentos, impressão e muito mais. É, definitivamente, uma das melhores alternativas para reduzir custos na empresa.
4 – Chromebooks
Você, com certeza, já deve ter ouvido falar de Chromebooks, certo? Não? Então, confira nossa matéria completa sobre o assunto aqui!
Chromebooks são, resumidamente, notebooks com armazenamento em nuvem, que possuem baixo orçamento, são leves, práticos e econômicos.
Hoje, investir em chromebooks, sem dúvida, pode gerar uma boa economia e reduzir custos em TI. Afinal, podem permanecer horas ligados fora da tomada, são por muitas vezes mais baratos que notebooks convencionais e, de quebra, possuem ótimo desempenho (acelerando a produtividade).
5 – Rede Segura
Segundo uma pesquisa feita pela Trend Micro, realizada com 300 empresas brasileiras e outras 200 latino-americanas, cerca de 51% destas sofreram ataques em 2016, além de 56% sequer ter tecnologia de monitoramento para possíveis ataques.
Investimento também é economia, e quando pensamos no prejuízo que ataques mal-intencionados podem causar é que nos damos conta da importância de se ter uma rede segura! Investindo em segurança de informação, você:
- assegura que projetos continuem confidenciais;
- impede possíveis invasões, não deixando em risco a rentabilidade da empresa;
- não se preocupa nos gastos elevados que terá ao reparar danos de ataques.
Investir em rede segura é, sem dúvida alguma, essencial nos dias de hoje! Veja como obter uma aqui!
6 – Bons profissionais de TI
Quem não sonha com o dia em que haja apenas o desemprego friccional? Ou seja, quando os profissionais escolhem onde querem trabalhar, e as empresas escolhem quem contratar sem grandes preocupações? Infelizmente, não é bem assim.
Hoje, é extremamente comum pessoas procurarem empregos que se distanciam muito do que querem e empresas contratarem profissionais pouco capacitados pela falta de capacitação no mercado.
Sabendo disto e tendo em mente toda a burocracia envolvendo os processos de contratação, buscar por bons profissionais de TI se torna uma tarefa difícil, porém, essencial. Ao realizar a contratação correta, a empresa se livra de algumas “dores de cabeça”, como:
- contratação de vários profissionais que não se estabelecem corretamente e saem rapidamente;
- tempo levado para análise de candidatos e realização de entrevistas de emprego;
- baixa produtividade em relação a profissionais não capacitados.
Ou seja, assim como encontrar um bom emprego, contratar um bom profissional pode ser muito difícil, porém, pode ser mais gratificante do que imagina, além de reduzir custos na empresa.
7 – Novas Tecnologias
Para redução de custos em TI, um dos principais fatores é buscar tecnologia boa por um orçamento bom. O maior problema que as empresas encontram é: como implementar novas tecnologias?
Há, sim, uma variedade de opções para isso, afinal, a tecnologia evolui muito rapidamente e recursos novos não faltam, independentemente do segmento da empresa. Dentre as diversas alternativas, locações de servidores ou o uso de TI verde podem contribuir muito, ao reduzir custos na empresa, além de melhorar a entrega de serviços.