Na última década, o outsourcing de TI veio ganhando espaço no ambiente corporativo, visando a redução de custos, o aprimoramento do desempenho interno e o aumento no destaque dos profissionais de gestão, a fim de fazer melhor uso da técnica inglesa no ambiente técnico-científico-informacional. Desta forma, as companhias podem se manter eficientes no mercado sem gastar muito com o outsourcing de TI!
Na conversa de hoje você entenderá tudo sobre Outsourcing de TI, suas vantagens e os tipos disponíveis no mercado. Venha conosco e boa leitura!
O que é outsourcing em TI?
O outsourcing de TI é a terceirização das operações de um determinado setor, ficando a responsabilidade a cargo da gestão tecnológica. O outsourcing de TI é geralmente direcionado a atividades secundárias da área, como a gestão de ativos, o suporte a usuários, a terceirização de impressão, o aluguel de computadores ou a troca de equipamentos.
Outros exemplos de outsourcing em TI incluem a gestão de servidores, segurança da informação, operações de data center, manutenção e desenvolvimento de aplicativos, recuperação de desastres e gerenciamento e operações de rede.
Por que terceirizar em TI?
Agora que você já sabe o que é o outsourcing em TI, provavelmente está se perguntando quais as vantagens de adotar esse método em sua empresa. Citaremos, a seguir, alguns benefícios que certamente irão convencê-lo(a) a adotar o outsourcing de TI. São eles:
Redução dos custos operacionais: você pagará apenas pelo número de profissionais que necessita em um determinado período, descartando a necessidade de custear por um time que não atende ao pretendido. Além disso, caso a tecnologia não seja mais de ponta, a empresa responsável pelo aluguel de notebooks, por exemplo, pode substituir os equipamentos. Sem isso, você teria de comprar todos os maquinários necessários (como um gasto de CAPEX) para programar a atual tecnologia, bem como treinar toda a equipe. Prejuízos, muitos prejuízos! Alguns serviços sairiam muito caros sob circunstâncias normais, entretanto, com a terceirização possuem custos reduzidos;
Maior flexibilidade: neste modelo de contratação, o quantitativo de prestadores de uma equipe pode ser alterado a qualquer momento. O tipo de especialista que auxiliará o seu negócio também pode ser trocado livremente, favorecendo o posicionamento estratégico de seus empreendimentos.
Se um projeto de TI for executado com o objetivo de migrar para a nuvem, por exemplo, o time poderá ser alterado para profissionais com foco em gestão e execução de projetos. Por outro lado, caso seja necessário alterar as rotinas e mudar o foco para outro ponto da gestão de TI, como a segurança digital, o time será adequado em um prazo baixo. Desta forma, a empresa garante que a sua equipe esteja sempre alinhada às demandas do mercado e à carga de trabalho interna;
Otimização de processos: o outsourcing de TI permite que o negócio contrate apenas profissionais especializados em várias áreas da tecnologia, descartando a necessidade de longos treinamentos. Isso gera grande ganho de qualidade para o dia a dia da empresa, aumentando o desempenho individual de cada serviço, contemplado pelo outsourcing de TI.
Os processos de suporte, por exemplo, serão geridos por pessoas com maior capacidade de rastrear a origem de falhas. Já as atividades de manutenção serão executadas por um time de profissionais capacitados para manter todos os dispositivos com o mais alto desempenho;
Foco no core business do setor: o outsourcing de TI permite a redução do tempo gasto com problemas internos. A empresa poderá direcionar atividades secundárias para os times terceirizados e, desta forma, garantir mais foco em demandas críticas. Resumidamente, a sua equipe principal foca nas atividades mais urgentes, enquanto as tarefas de menor importância são delegadas aos terceirizados.
Modelos de Outsourcing em TI
Há três tipos de Outsourcing de TI, todos eles focados em trazer os melhores resultados para a sua empresa. São eles:
Offshore Outsourcing: a empresa contrata um parceiro localizado em outro país, como China, Índia ou Rússia, para fazer o outsourcing de TI. A principal vantagem aqui é a possibilidade de direcionar os serviços para locais com menores custos trabalhistas, diminuindo os gastos. Ideal em períodos de instabilidade econômica. Porém, diferenças regionais (como fuso horário) e culturais podem dificultar a implementação desse modelo;
Onshore Outsourcing: aqui a empresa contrata um parceiro que atua em seu país. Apesar de ser o mais caro dos tipos de outsourcing, esse modelo tem menos barreiras culturais e linguísticas, pois a integração ocorre com mais agilidade e segurança;
Nearshore Outsourcing: a empresa contrata os serviços de um parceiro localizado em um país próximo, mitigando problemas com fuso horário e diferenças culturais. Ao mesmo tempo, o negócio pode se beneficiar de uma redução de custos, embora não tão expressiva quanto no Offshore Outsourcing.
Terceirização de manutenção de notebooks e computadores
A manutenção dos aparelhos é uma preocupação comum na hora de fazer o investimento em equipamentos de TI, e não é pra menos. Embora existam empresas que façam esse serviço, contratar o aluguel de notebooks e computadores é mais interessante, pois os serviços de manutenção quase sempre vêm inclusos e a um custo bem menor!
Outsourcing de Impressão
O serviço de outsourcing de impressão foca em otimizar a eficiência dos processos e a produtividade dos usuários, assim como assegura a alta disponibilidade de recursos, detecta impressões desnecessárias para reduzir os volumes de impressões e, consequentemente, economizar recursos e inovar através de controle e análises constantes.
Terceirização de manutenção de Tablets
De forma similar à manutenção de notebooks e computadores, o ideal é contratar empresa que inclua nos serviços a assistência via aluguel de tablets.
Conheça a Convex!
A Convex é uma empresa focada no Onshore Outsourcing de TI, oferecendo diversos serviços como o aluguel de notebooks, computadores, servidores, Workstations, Chromebooks, tablets, roteadores e muito mais! Faça um orçamento conosco!
Gostou de saber mais sobre Outsourcing em TI? Fique ligado no Blog da Convex para não perder nenhuma novidade e siga-nos também nossa página no Facebook! Até a próxima!