Com as mudanças tecnológicas, algumas siglas surgiram e ainda causam muitas dúvidas. E no artigo de hoje nós vamos falar sobre o que é NFT.
O NFT (non-fungible token) é um código de computador que serve como autenticação de um arquivo, a garantia de que ele é único. Uma espécie de certificado digital, estabelecido via blockchain, que define originalidade e exclusividade a bens digitais.
Como funciona NFT?
As transações de NFTs acontecem por meio de uma tecnologia chamada blockchain. De forma simples, o blockchain é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informações pela internet. São pedaços de código gerados online que carregam informações conectadas. Esse sistema permite as transações das criptomoedas, como o bitcoin, por exemplo.
Em resumo, sempre que acontece essa movimentação, fica registrada numa espécie de documento oficial, mantido por milhares de computadores ao redor do mundo e que pode ser acessado por qualquer pessoa.
Agora que falamos sobre o que é NFT, agora vamos falar sobre o metaverso?
De uns tempos pra cá você deve ter ouvido ou visto falar muito sobre esse universo virtual, compartilhado e hiper-realista que virou o centro das atenções. Essa expressão é usada para nomear um espaço virtual compartilhado, em que as pessoas poderão acessar usando óculos especiais e outros equipamentos. Em outras palavras, o metaverso é todo aquele universo que está dentro de jogos, por exemplo, onde a pessoa pode criar uma vida inteira para seu personagem.
Para entender melhor como isso se aplica, basta comparar com a internet nos dias de hoje, basicamente a nossa vida está ligada a ela. Com o metaverso, a experiência será muito mais imersiva. Mais do que navegar na internet, será possível vivenciá-la por dentro com óculos de realidade virtual, equipados com fones de ouvido e sensores, podendo definitivamente entrar no mundo virtual online que também incorpora realidade aumentada, avatares holográficos 3D, vídeos e outros meios de comunicação.
Depois de saber o que é NFT, como a tecnologia está diretamente interligada com o conceito de NFT?
Imagine o mundo do metaverso! Imaginou? Quando falamos de NFT, eles caminham basicamente juntos, os dois são transformações digitais da sociedade.
A pessoa pode comprar uma obra de arte que não existe fisicamente, mas o comprador recebeu o arquivo criptografado com a imagem original e as linhas de código do NFT, você tem a posse dela, podendo vendê-la quando pensar que deve. Além disso, você pode transformar imagens e vídeos em NFT para garantir a exclusividade deles. Como cada NFT é totalmente único, ele serve como um certificado de posse e de autenticidade. É como se ele tivesse a Mona Lisa autêntica, se a Mona Lisa só existisse dentro do computador, seria possível comprar uma réplica da obra com facilidade e por um preço baixo, porém a original, pintada por Leonardo Da Vinci, pode bater os bilhões devido a sua representatividade. Nas NFTs é a mesma coisa, mas em vez de algo físico, o que vale é a linha de código que dá propriedade sobre o produto.
Quais são os benefícios da NFT?
Quando o assunto é a tecnologia blockchain, o NFT abre um novo mundo de possibilidades. No início, eram utilizados apenas para transações monetárias, hoje, os NFTs já podem ser usados para uma gama muito maior de negócios, como:
- Compra de ingressos;
- Sistemas de segurança;
- Ou coleções.
Ao saber o que é NFT, uma das principais vantagens de investir em NFT é a rentabilidade, mas outro ganho importante é o conhecimento que o investidor adquire ao entrar nesse universo que é o futuro.
O mercado de NFTs teve um aumento significativo nos últimos anos e pode esperar um crescimento ainda maior nos próximos anos, ainda mais porque esse segmento, de certa forma, acabou de surgir. E, um dos maiores impulsionadores deste mercado poderá ser o metaverso, onde itens do ambiente são negociados como NFT.
Além disso, os produtos são diversificados (como terrenos virtuais, itens de jogos e outros), eles atendem as necessidades, os interesses e as diferentes personalidades dos investidores.
Desvantagens de ter NFTs
A principal desvantagem pode estar atrelada aos golpes, então é preciso estar atento com as ofertas que recebem. Além disso, todos os NFTs têm o risco de desvalorizar, como qualquer outro ativo e não é porque um investidor vai comprar um projeto que necessariamente vai lucrar, normalmente não é fácil conseguir vender ou se desfazer dos ativos rapidamente ao preço que o investidor deseja. Por isso é imprescindível estar atento em saber o que é NFT, entender o mercado e buscar se aperfeiçoar cada vez mais no assunto.
Como a NFT impacta a tecnologia?
As NFTs estão em evolução e a principal porta de entrada para esse mercado, com real valor, será o game. O game é a plataforma de acesso ao mercado do NFT para quem quer usabilidade e possibilidades de comercialização. É um processo de construção e evolução.
Além disso, essa nova tecnologia é um caminho de possibilidade para interação entre as plataformas que possibilitam a utilização de NFTs, principalmente quanto todas as plataformas de metaverso, internet, e-commerce, marketplace e games estiverem integradas, podendo fazer transação e transferência de NFTs de uma plataforma para outra, neste momento, com toda certeza, o mercado irá crescer e passar por grandes mudanças tecnológicas.
Quer ficar por dentro das principais mudanças e avanços tecnológicos? Acompanhe a Convex, a empresa sempre está antenada nas principais mudanças do mercado para trazer as melhores soluções para seus clientes.
Esperamos que você tenha gostado deste texto! Siga o nosso Blog e confira todas as novidades sobre TI! Você pode conferir mais detalhes sobre a Convex nas redes sociais: Linkedin, Facebook e Instagram. Até a próxima!