As organizações que ainda não adotaram a migração de servidor para nuvem terão de aderir a ela em breve, pois os sistemas de trabalho estão sendo modificados por essa tecnologia. Embora inevitável, esse procedimento é uma ótima opção.
A migração de servidor para nuvem gera um excelente custo-benefício para os negócios. Por outro lado, um servidor parado gera diversos prejuízos para a empresa. Neste artigo, vamos explicar quais são essas desvantagens e mostrar como é possível migrar para a nuvem. Aqui, você descobrirá quais são os benefícios desse tipo de solução e como a Convex pode ajudar a sua empresa com isso.
O que é um servidor de nuvem?
O servidor nuvem é um grupo de dispositivos que trabalham conjuntamente como uma máquina só. O servidor na nuvem não precisa de um espaço físico em sua empresa e isso quer dizer que os dados da sua empresa são hospedados em um data center que é gerenciado por uma empresa especializada.
Diferença entre servidor na nuvem e servidor local
Economia de recursos com manutenção – O servidor local é operado e passa pelas manutenções necessárias e fica dentro do espaço físico da sua empresa. Neste caso a empresa assume a responsabilidade pelo controle e pela manutenção do servidor local, o que demanda mais tempo e recursos.
Já quando falamos do servidor na nuvem, você o contrata como um serviço e não se faz necessário comprar e providenciar a manutenção de um equipamento.
Facilidades – Enquanto o servidor local trabalha exclusivamente para atender às necessidades da sua empresa, o servidor na nuvem coloca a seu serviço uma quantidade de máquinas adequadas à demanda.
Desempenho e armazenamento – É possível aumentar ou reduzir a capacidade do servidor na nuvem de acordo com as necessidades do momento. O servidor local não conta com essa possibilidade.
Segurança – A possibilidade de ataques de hackers é maior no servidor local do que no servidor na nuvem, pois este último distribui os seus dados por diversos servidores ao redor do mundo.
Por outro lado, o servidor local proporciona mais controle na parte de configurações. No entanto, muitas vezes, exige a formação de uma equipe especializada capaz de gerenciá-lo. Além disso, ele também precisa de um espaço restrito e refrigerado.
Como funciona a migração de servidor para nuvem e quais as vantagens?
A migração de servidor para nuvem exige alguns primeiros passos como: planejar o processo, considerando todos os departamentos que sofrerão os impactos dessa mudança, avaliar os fornecedores e selecionar a empresa que atenderá às suas necessidades.
Migrar para a nuvem eliminará todos problemas oriundos de servidores parados e tornará o sistema mais flexível para o acesso dos usuários. Para isso, é imprescindível buscar fornecedores com um time preparado para realizar essa migração. Contar com uma infraestrutura de TI na nuvem confere diversos benefícios, pois a hospedagem e a gestão de dados da empresa garantirão o sucesso das operações.
Confira as principais vantagens da migração:
Redução da indisponibilidade – A migração para cloud minimiza a indisponibilidade dos sistemas e evita o estresse de ter que trabalhar com o servidor parado.
Diminuição de custos – Os servidores na nuvem possibilitam a redução de custos e com esse sistema os líderes não precisarão mais fazer investimentos em equipamentos e tecnologias específicas para manter os sistemas operando, além disso, reduzirão despesas com energia e manutenção de aparelhos em ambientes internos.
Liberação de espaço físico – Os servidores locais utilizam espaços físicos que poderão ser liberados após a migração dos dados para a nuvem, liberando ainda mais espaços físicos.
Aumento da lucratividade – A infraestrutura na nuvem gera impactos financeiros porque a empresa acaba utilizando menos os próprios recursos.
Mais segurança – O armazenamento dos dados na nuvem protege os negócios contra as invasões de cibercriminosos. Os provedores desses serviços são responsáveis pela proteção do sistema e têm o dever de se atualizar, aplicar as melhores tecnologias de segurança e implementar as melhores práticas.
Sustentabilidade – A migração para a nuvem diminui a emissão de gases poluentes pela redução dos gastos energéticos provenientes de servidores físicos.
A locação de servidores e seus benefícios:
A migração de servidores para a nuvem é vantajosa e segura. Nesse contexto, a locação de servidores pode abordar de forma econômica os desafios do crescimento de dados e oferecer soluções versáteis para todos os tipos de empresas. Além disso, a locação de servidores pode ajudar com projetos flexíveis de virtualização e alta continuidade de negócios.
Migrar para a nuvem é um processo necessário para que as empresas otimizem seus processos e eliminem desperdícios, além de Impulsionarem a inovação na empresa, reduzir custos e otimizar processos.
Com esse tipo de infraestrutura, torna-se viável desenvolver tecnologias robustas, utilizar softwares funcionais para o dia a dia e garantir estabilidade dos servidores. Se você quer uma empresa de confiança, conte com a Convex. A Convex é especialista em tecnologia e pode auxiliar a sua empresa nessas mudanças. Realizamos o aluguel de servidores, aluguel de notebooks e demais equipamentos de acordo com a necessidade da empresa.
Com diferentes configurações, dispositivos modernos e atualizados, a empresa é especialista e uma ótima solução para manter os equipamentos atualizados, favorecendo assim a produtividade e até mesmo a satisfação do usuário, tirando qualquer fator inesperado da equação.
Gostou de saber mais sobre a migração de servidor para nuvem? Siga o nosso Blog e confira todas as novidades sobre TI! Você pode conferir mais detalhes sobre a Convex nas redes sociais: Linkedin, Facebook e Instagram. Até a próxima!