Grandes descontos pra todo lado, aumentos surreais no volume de vendas e estoques que não param quietos. Todas são ideias comumente associadas à Black Friday… Ou, pelo menos, deveriam ser.

Trazida para o Brasil em 2010, a Black Friday tem sido um período recorde em reclamações feitas por consumidores insatisfeitos. Desde falsas promoções a ataques cibernéticos, a data tem sido associada a inúmeros problemas que conferiram apelidos “carinhosos” e slogans como “Black Fraude” e “tudo pela metade do dobro”, alusões a práticas fraudulentas muito comuns a esse período.

A despeito desses problemas, a ideia da data continua: aquecer o comércio por meio de descontos incríveis. Isso gera a pergunta “como evitar fraude na Black Friday?” Na conversa de hoje responderemos a essa e outras perguntas para que você possa aproveitar o que a Black Friday tem de melhor sem sair no prejuízo. Confira!

Black Fraude? Conheça os métodos mais usados pelos criminosos

O alto volume de compras nessa época atrai a atenção dos criminosos e de vendedores mal-intencionados buscando esquentar seus caixas às custas do consumidor que, por sua vez, está apenas procurando economizar por meio das várias promessas de desconto oferecidas nesse período. Isso exige que o consumidor mantenha sua atenção redobrada para evitar armadilhas.

Para ajudá-lo a identificar melhor essas práticas abusivas e evitar que a sua Black Friday se torne uma Black Fraude, preparamos uma lista com os métodos mais utilizados pelos criminosos. Confira!

Anúncios e sites falsos: neste período é comum ver lojas falsas, muitas vezes ganhando visibilidade por meio de propagandas em e-mail ou redes sociais ao prometer produtos com preços imperdíveis, com valores excessivamente abaixo do valor de mercado. E eis aqui a primeira dica: desconfie de preços baixos demais, pode ser uma armadilha!

Imagine que você encontra um computador descrito como de última geração pelo vendedor a um preço incrivelmente baixo e faz a compra deste. Ao recebê-lo, a máquina não corresponde ao anunciado, pois veio com componentes a menos, trava demais e é incompatível com a maioria dos programas.

Esses são apenas alguns dos riscos de efetuar a compra com vendedores que não são de confiança. Há a possibilidade de sequer receber o produto ou mesmo do próprio site ou e-mail em si ser uma armadilha, que não só deixará de entregar o seu pedido como também usará vírus e malwares para roubar os dados do seu cartão e cloná-lo, fazendo diversas compras em seu nome e gerando grandes prejuízos.

Divergências de preço: há muitos casos em que o banner do site mostra determinado produto a um preço incrivelmente baixo. Porém, ao fechar a compra, o consumidor se depara com um valor diferente. Muitas vezes o comprador, impressionado com o fato de que está adquirindo um produto a um preço muito baixo, não se atenta ao valor na hora de fechar o pedido, resultando na aquisição de um produto com preço muito maior do que se esperava.

“Metade do dobro” e fretes abusivos: o termo “metade do dobro” se refere a uma prática onde as empresas inflam os preços dos produtos antes da Black Friday e então os retorna a um preço muito próximo do original quando a data se aproxima, alegando a existência de um grande desconto – o que é mentira.

Em outros casos, o vendedor aumenta exponencialmente o valor do frete, diminuindo drasticamente a diferença de preço entre o preço com desconto e o valor original, o que pode efetivamente anular todo o valor promocional.

Ambas as práticas oferecem descontos falsos ao consumidor, iludindo-o ao fazer com que este creia estar comprando produtos abaixo do preço normal quando, na verdade, estão revertendo o desconto e vendendo tudo por um preço bem próximo do valor inicial!

Como evitar fraude na Black Friday?

Alguns cuidados são necessários para que a sua Black Friday não se torne uma Black Fraude. Conheça agora as precauções que permitem que você aproveite o que a Black Friday tem de melhor sem cair em armadilhas!

1 – Mantenha seu aparelho protegido: mantenha programas antivírus atualizados e firewalls ativos. Desta forma, você mantém seu computador, seus dados e a sua rede seguros, diminuindo potencialmente a ocorrência de problemas decorrentes de ataques envolvendo vírus e malwares e, ao mesmo tempo, reduzindo a probabilidade de clonagem do seu cartão.

2 – Confira a reputação do vendedor: sites como o Reclame Aqui permitem que os usuários veiculem reclamações publicamente contra várias empresas. Evite lojas com muitas reclamações nesse site.

O PROCON também divulga uma lista de sites a ser evitados tanto na Black Friday como fora desse período. Se o site consta nessa lista, não compre nele!

3 – Desconfie de preços muito abaixo do valor de mercado: quanto mais incrível a promoção, mais cuidado você deve ter. Preços muito abaixo do valor de mercado tendem a indicar a presença de armadilhas.

4 – Monitore os preços antes da Black Friday: interessado em algum produto específico? Acompanhe o histórico de preços antes mesmo de o período da Black Friday chegar. Isso evita o problema da “metade do dobro”.

Alguns aplicativos e extensões como o “Vigia de Preço” – uma extensão feita para o Chrome –, permitem que você rastreie a página do produto, detectando se o produto esteve disponível a um preço menor anteriormente. Outros exemplos de aplicativos, plug-ins e sites que ajudam a monitorar variações de preço incluem o Pelando Descontos (para Chrome, Android e iOS), o Page Monitor (para Chrome), o Baixou Agora (para Chrome e Firefox) e os sites EconoVia e Buscapé.

Gostou de saber mais sobre como manter seu computador seguro e evitar fraude na Black Friday? Siga o Blog da Convex para não perder nenhuma novidade de TI!

A Convex é uma empresa especializada na locação de equipamentos de TI, sendo referência no ramo! Fazemos o aluguel de notebooks, Chromebooks, tablets, workstations, servidores e muito mais! Conheça as vantagens do aluguel de computadores e outros equipamentos de TI e faça um orçamento conosco! Curta também nossa página no Facebook! Até mais!