A cada ano a tecnologia avança mais, beneficiando diversas áreas da nossa sociedade. De olho nessas grandes melhorias, nossos governantes estão cada vez mais interessados em trazer o que há de mais novo para os órgãos públicos, afinal, o sistema público é conhecido pela morosidade em diversas áreas.

Desta forma, a locação de computadores para governos torna-se uma necessidade cada vez maior a fim de reduzir custos e, principalmente, agilizar processos.

Com essa necessidade em mente, a conversa de hoje será sobre como funcionam as licitações de locação de notebook e outros equipamentos de TI, quais as vantagens do aluguel desses aparelhos e muito mais. Confira!

Como funciona o processo de licitação?

Para que os administradores de um órgão público possam comprar, contratar ou alugar produtos, serviços e afins, é necessário que haja uma licitação para tal.

Esse processo começa em uma fase interna, após a constatação da necessidade da instituição de comprar, contratar ou alugar produtos ou serviços. Então, os responsáveis pelo órgão publicarão um edital contendo as regras da licitação para que todas as empresas aptas a concorrer possam tomar conhecimento.

Para participar do processo licitatório, as empresas interessadas deverão possuir habilitação jurídica e técnica, qualificação econômico-financeira e regularidade fiscal e trabalhista.

A administração pública, por sua vez, não deve ter predileções ou interesses próprios no que se refere à escolha da empresa. Além disso, todos os atos da licitação devem ser públicos e acessíveis. A única parte mantida em sigilo são as propostas, até que possam ser abertas.

O que deve ser usado como critério de avaliação ao escolher uma locadora?

No momento de escolher uma empresa que realize a locação de notebooks e outros equipamentos de TI, alguns critérios devem ser levados em conta a fim de firmar bons contratos de licitação, tais como:

1 – Preço: Quando se trata da locação de computadores ou equipamentos de TI para governos, o dinheiro a ser usado na licitação é proveniente do bolso do contribuinte, isto é, vem das altas taxas pagas pelo povo. Isto significa que essa verba deve ser usada com moderação. Desta forma, o ideal é que se escolha o melhor produto (em técnica, segurança, qualidade, etc) pelo menor preço.

2 – Certificações: Para participar do processo de licitação, a empresa deve provar sua regularidade fiscal por meio das seguintes certificações:

– Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no Ministério da Fazenda;

– Inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal;

– Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais;

– Certidão Negativa de Débito;

– Certificado de Regularidade do FGTS – CRF.

3 – Qualificação técnica: Esse critério trata sobre a confirmação da aptidão técnica da empresa para o desempenho de determinada atividade. Em outras palavras, o interesse está em saber se os funcionários da empresa a ser contratada são certificados nos cursos específicos de cada área e se estes estão na quantidade necessária para o desempenho da função.

Aqui a empresa deve comprovar sua capacidade de fazer, executar ou realizar alguma coisa através dos seguintes documentos:

– Balanço patrimonial do último exercício social;

– Garantia limitada a 1% do valor estimado da licitação pública;

– Prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial;

– Comprovação de que não há trabalhadores que sejam menores de 16 anos ou que sejam menores de 18 anos e trabalhem em condições insalubres, perigosas ou em período noturno. 

Benefícios da locação de computadores para governos

No momento de aderir às novas tecnologias – especialmente em empresas e repartições públicas – sempre há diversas preocupações comuns, tais como a quantia de dinheiro investida, as burocracias contratuais etc. Diante dessas preocupações, a locação de equipamentos de TI se torna a opção ideal, contando com diversas vantagens que fazem dela um diferencial. Confira alguns desses benefícios:

1 – Redução de custos: a locação de equipamentos de TI é mais barata que sua aquisição. Isso se dá pelo fato de que o aluguel é feito no modelo OPEX (gastos operacionais) em vez de CAPEX (investimentos), permitindo abatimentos no Imposto de Renda. Ou seja, o dinheiro economizado pode ser investido em áreas de maior necessidade!

Além disso, gastos com a substituição de aparelhos obsoletos são dispensados, pois basta solicitar que a locadora troque os equipamentos por outros mais atualizados;

2 – Redução da burocracia: a burocracia é tida como marca registrada do aparato estatal brasileiro. Na locação de equipamentos de TI, os contratos são simples e flexíveis, tornando mais prático ter aparelhos de qualidade. Esse benefício, somado às facilidades oferecidas pelos equipamentos atualizados, permite que a burocracia já existente nos órgãos públicos seja consideravelmente diminuída;

3 – Redução do tempo ocioso dos funcionários públicos: Funcionários públicos muitas vezes possuem salários altos e não podem ser demitidos sem justa causa. Isso significa que este tipo de trabalhador é valioso demais para ficar parado por conta da falta de manutenção ou de uma demora na substituição de peças do aparelho. Esse tipo de problema não existe na locação de equipamentos de TI, pois aqui os aparelhos são substituídos imediatamente em caso de falhas, evitando o desperdício de tempo desses funcionários devido à ociosidade.

4 – Manutenção inclusa: na locação de equipamentos de TI, a manutenção é incluída por todo o período do contrato, sendo feita pela empresa locadora, a fim de evitar chamados técnicos e buscas por peças;

Processo licitatório na educação

A locação de equipamentos de TI também pode ser estendida às escolas por meio do aluguel de equipamentos. Conheça algumas das soluções educacionais da Convex para a educação:

 1 – Telas interativas: são como um tablet gigante onde é possível exibir os conteúdos de seu notebook ou Chromebook. Aqui, é possível interagir com slides, vídeos, gráficos e muito mais, tudo sem ter de ficar voltando ao computador diversas vezes!

2 – Chromebooks: é um tipo de notebook feito para uso na nuvem. Seu sistema operacional, o Chrome OS, é inspirado no Linux e no navegador Google Chrome, tornando-o quase imune a vírus e malwares!

3 – Google for Education: poderoso kit de ferramentas do Google que promete aprimorar os resultados obtidos por meio da locação de equipamentos de TI, como tablets e Chromebooks. Com ele, é possível enviar planilhas, criar aulas, distribuir tarefas e muito mais, tudo com alta facilidade e precisão!

Gostou de saber mais sobre o aluguel de computadores para provas? Siga o blog da Convex para não perder nenhuma novidade! A Convex é uma empresa especializada na locação de equipamentos de TI já consolidada no mercado, prestando serviço a grandes companhias! Fazemos o aluguel de computadores, notebooks, workstations, servidores, Chromebooks e muito mais! Faça um orçamento conosco! Curta também nossas páginas no Facebook, no Linkedin e no Instagram! Até mais!