Você acredita que liderança é tudo para alcançar o sucesso de sua empresa? Provavelmente não. No mercado, casos de diversas tarefas serem destinadas a uma única pessoa são extremamente comuns. Isso acontece principalmente nos primeiros anos de uma empresa em que o dono assume praticamente tudo.

Acredite, não delegar tarefas corretamente pode ser muito prejudicial, podendo fazer seu negócio ir à falência. Afinal, é difícil crescer com o tempo quando tudo está nas mãos de uma única pessoa. Além disso, delegar não é uma tarefa fácil, pois exige um grande espírito de liderança para tal, o que poucos têm ou procuram ter. Pensando nisso, separamos para você 7 dicas essenciais de como delegar tarefas:

1 – Conheça sua equipe
Um líder que não conhece sua equipe não pode ser considerado um bom líder. Liderança é saber do que sua equipe é capaz, ou seja, conhecer os pontos fortes e fracos de cada um, e isso faz total diferença. Tenha em mente que cada membro possui suas qualificações, desde habilidades técnicas até comprometimento e responsabilidade. Não exija mais do que podem cumprir, mas também não os subestime, comunique-se bem para render. Lembre-se: um bom líder consegue não só delegar tarefas, mas também ajuda sua equipe ao explorar o potencial de cada um, tornando-a mais forte e unida.

lideranca

2 – Defina metas e prazos
Metas devem ser cumpridas, mas os prazos devem ser estabelecidos de maneira correta. Para delegar corretamente, é necessário ser claro com cada um envolvido no trabalho, ou seja, dar cada detalhe de suas tarefas, os deixando cientes do que é esperado e qual será o impacto ao final do projeto.
Procure utilizar métodos de cobrança eficazes, que não desmotivem os envolvidos, e faça o projeto fluir da melhor maneira possível. Isso, sem dúvidas, aumentará a produtividade na empresa!


3 – Utilize ferramentas virtuais
Convenhamos, com a internet à disposição de muitos, fica muito mais fácil delegar tarefas de maneira eficaz.
Imagine a seguinte a situação: O dono de uma empresa de TI precisa solicitar que cada membro exerça determinada função com um prazo estimado. O problema é que a empresa possui 30 funcionários, todos tendo que trabalhar em equipe e transferir seus trabalhos uns para os outros a todo instante. Muitas vezes esquecendo o que deveriam cumprir ou fazendo tudo de maneira mais lenta por conta de uma má organização.
Ferramentas como Asana, Meistertask ou Trello ajudam no controle e gestão de tarefas (tanto individuais quanto de equipe), melhoram a comunicação, permitem o compartilhamento de arquivos. Facilitam a liderança, estabelecem prazos além de diversos outros recursos individuais que cada ferramenta possui. Não se foque apenas no casual, seja criativo, busque sempre ferramentas que o possam ajudar.


4 – Confira o desempenho de sua equipe
É completamente desagradável finalizar uma tarefa que não esteja de acordo com o que foi solicitado. Liderança não se trata apenas de delegar, mas também consiste em acompanhar o desenvolvimento dos envolvidos, principalmente para que o trabalho não saia dos eixos. Aqui, o feedback constante pode ajudar muito, afinal, não faz com que os envolvidos finalizem o trabalho abaixo do esperado. Não se esqueça que todos querem ver a tarefa sendo bem sucedida, pois, caso contrário, todos se prejudicam. (Se você busca por tranquilidade, conte conosco! Saiba como podemos o ajudar.)

lideranca


5 – Delegar é dividir

Aqui é necessário ter duas coisas em mente:

  1. Liderança não é fazer tudo sozinho! Isso não mostra que você é incapaz ou que todos são mais adeptos a realizarem suas tarefas. Pelo contrário, isso mostra que você está disposto a finalizar os projetos em seus respectivos prazos e confia em sua equipe para o ajudar.
  2. Delegar não é ordenar. Assim como você não deve acumular tarefas para si, também não procure fazer isso com os demais. Ser exageradamente autoritário pode fazer com que os funcionários se sintam desmotivados, o que pode prejudicar o andamento do projeto.
    Um bom líder sempre procura trabalhar junto à sua equipe. Acompanha, auxilia, define metas e prazos.

 

6 – Dê suporte à sua equipe
Trabalhar horas em uma determinada tarefa pode ser frustrante quando as condições são desfavoráveis. Como exemplo, imagine que você precise fazer a programação de um site o mais breve possível, mas seu computador trava constantemente. Situações assim são comuns em muitos setores. Uma locação de computadores de qualidade seria a solução ideal para o exemplo acima.
Claro, nem sempre é possível proporcionar um ambiente 100% perfeito, mas é sempre ideal procurar soluções para os problemas. Assim,  a equipe realizará trabalhos de maneira mais rápida e eficaz.

7 – Seja responsável
Delegar pode ser muitas vezes uma tarefa extremamente difícil. É realmente complicado, além de exercer suas funções, estabelecer e acompanhar todo o desenvolvimento e trabalho daqueles que estão envolvidos. O grande foco aqui é progressivamente desempenhar menos tarefas diárias, para assim focar em sua equipe. Aqui, entender os erros de comunicação com a equipe e procurar melhorar é essencial, tanto para o andamento de projetos quanto para o clima presente no trabalho.
O que realmente se deve almejar é fazer com que a equipe se estabeleça e funcione da maneira correta, sem a necessidade de interferências constantes do líder. Descentralizar faz parte da rotina de bons líderes. (Conheça aqui as vantagens de terceirizar!)

lideranca

Ter espírito de liderança não é fácil, mas, após essas dicas, esperamos que você consiga delegar tarefas com muito mais facilidade e tenha um ótimo proveito em seus projetos. Não se esqueça: delegar corretamente não significa se ausentar de suas responsabilidades, afinal, o sucesso de seus projetos depende de você. Não centralize tudo, nessa hora a terceirização está ao seu favor! Entre em contato conosco e conheça nossas locações!