Enquanto em algumas regiões ainda não tem nem o sinal de conexão 4G, já estão previstas datas para o lançamento do 5G,  que vem deixando muitas pessoas ansiosas. Mas o que a internet 5G terá de tão impactante?

Velocidade de até 20Gps
De acordo com a Anatel, a próxima geração de internet sem fio deve ser tão boa quanto a tecnologia atual de fibra.

150908113155-4g-vs-5g-780x439Latência baixíssima
A latência é o “delay” de resposta de um computador para o outro, ou seja, é o tempo que leva para uma informação chegar até você pela internet.

Na conexão 4G a média de latência gira em torno de 10 milissegundos (ms), sendo esse um valor muito baixo. Isso está bastante defasado em termos de equipamentos eletrônicos, que precisam de respostas imediatas. Para o 5G a promessa é que a latência será extremamente baixa, na faixa de 1 ms.

Quais serão as maiores revoluções prometidas pelo 5G?

  • Capacidade de até 1 milhão de conexões por KM²;
  • 1 milésimo de segundo para reações a comandos;
  • Download de filme em HD de até 8 gb em apenas 6 segundos.

Um bom exemplo de utilização da rede 5G são os automóveis. Hipoteticamente,  um carro demoraria 1,4 metros pra entender um comando de freio se conectado numa rede 4G. Problema esse que o 5G poderia resolver e abrir um potencial totalmente novo na indústria automobilística.

Mas afinal, quando teremos oficialmente o 5G?
A estreia da tecnologia 5G no Brasil está prevista para 2020, porém, Ericsson e Nokia prometeram trazer a tecnologia já no ano que vem, calma! O que tudo indica é que teremos aparelhos compatíveis antes mesmo de que a rede 5G esteja disponível. Esperamos que ela seja um avanço significativo e que traga mais facilidade para o mundo. Mas até lá, vamos aguardar e acompanhar a utilização desta rede e as incríveis capacidades e melhorias que ela trará consigo.