Com os avanços propiciados pela tecnologia moderna e as facilidades oferecidas pelo aluguel de computadores e outros equipamentos de TI, a quantia de informações confidenciais a ser protegidas no meio corporativo aumenta rapidamente. Afinal, quanto mais rápido o processamento dos dados, maior a quantia destes e, consequentemente, maior será o volume de dados confidenciais processados, certo? É exatamente esse ritmo acelerado que torna o armazenamento seguro dessas informações um grande desafio.

A fim de resolver esse problema e melhorar a acessibilidade, muitos empresários estão investindo em softwares que façam a gestão eletrônica de documentos (também conhecida como GED). Quer saber o que é gestão eletrônica de documentos, como funciona e qual sua importância ao ser aliada ao aluguel de notebooks e outros equipamentos de TI? Venha conosco!

O que é Gestão Eletrônica de documentos? Como funciona?

O termo Gestão Eletrônica de Documentos ou GED refere-se a tecnologias que facilitam o controle, armazenamento, compartilhamento e recuperação de informações existentes de determinada empresa. Os sistemas de GED permitem que seus usuários acessem os documentos processados por essas tecnologias de forma segura e rápida. Isso pode ser feito até mesmo por meio de um navegador da web, permitindo a visualização desses documentos em qualquer lugar do mundo sem grandes complicações. Desta forma, é possível facilitar o trabalho de inúmeros colaboradores, que não vão precisar sair de seus locais de trabalho para acessar os documentos, tendo em vista que estes já foram previamente digitalizados, o que evita problemas decorrentes da danificação de suas versões físicas.

Em outras palavras, a Gestão Eletrônica de Documentos é um conjunto de tecnologias que permite que as empresas façam o gerenciamento seguro dos mais diversos tipos de documentos de forma digital por meio de planilhas eletrônicas, arquivos de texto etc., tudo enquanto facilita o acesso a esses arquivos para os colaboradores autorizados!

Para que um sistema de GED seja realmente eficiente, é necessário que ele conte com algumas características fundamentais. Confira quais são:

– ferramentas que permitam a captura, o carregamento e a pesquisa de informações no sistema;

– métodos de armazenamento e arquivamento de documentos;

capacidade de suportar e administrar qualquer conformidade ou requisitos legais, como os da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais);

– organização de documentos por meio de sistemas de indexação;

– segurança e controle de acesso para impedir acessos não autorizados a dados;

– um sistema de auditoria para permitir o rastreamento do ciclo de vida do documento;

– permita o compartilhamento automático de documentos para pessoas ou departamentos.

Digitalização e gestão documental

A fim de fazer melhor uso das vantagens concedidas pelos equipamentos obtidos por meio do aluguel de notebooks e outros dispositivos, a digitalização dos documentos torna-se uma poderosa ferramenta, promovendo uma agilização ainda maior de processos e economia pela eliminação de impressões desnecessárias, diminuindo gastos com papel, tinta e energia.

É nesse contexto que a Gestão Eletrônica de Documentos se insere, pois a GED permite a organização e a preservação eletrônica da documentação, além de assegurar que a informação necessária chegue na hora exata às pessoas certas. Desta forma, a GED controla todo o ciclo dos arquivos, desde sua criação até o seu arquivamento, além de controlar a segurança e a acessibilidade desses documentos.

A fim de garantir ainda mais segurança, é interessante que os scanners utilizados tenham alta performance a fim de permitir a digitalização dos mais variados tipos de documento com precisão de reconhecimento e alta qualidade de leitura. Além disso, é essencial que os softwares envolvidos atendam a rigorosos padrões de qualidade e à indexação por meio de tecnologias como o OCR e o Barcode.

Qual a importância da Gestão Eletrônica de Documentos na empresa?

É comum que, para se manterem competitivas, as empresas busquem formas de economizar tempo e dinheiro. A locação de equipamentos de TI – seja por meio do outsourcing de impressão ou por meio do aluguel de computador, notebook e similares – é o primeiro passo tanto para economizar tempo (pois fazer todos os processos por via digital é muito mais rápido) quanto dinheiro, tendo em vista que a locação de equipamento de TI é mais barata que a sua aquisição.

Entre os benefícios de um projeto de Gestão Eletrônica de Documentos bem organizado em conjunto com o aluguel de notebook, computadores e outros equipamentos de TI, estão a categorização de todos os documentos, com o uso de tabelas de temporalidade e ações de disposição, fazendo com que seu uso seja indispensável à manutenção das bases de informação e conhecimento das empresas, pois a GED efetua a conversão de informações em voz, texto ou imagem para a forma digital.

Outras vantagens dessa aliança entre aluguel de computador e Gestão Eletrônica de Documentos incluem aumentos expressivos na velocidade e precisão na localização de documentos, o total controle no processo de negócio e muito mais, resultando na melhoria da qualidade do atendimento ao cliente, fornecendo respostas ágeis e precisas, além de velocidade nas transações entre empresas, tudo enquanto minimiza custos com recursos humanos e aumenta a produtividade!

O mais legal é que a GED pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa, seja ela pequena, média ou grande, independentemente do segmento de atuação do negócio. Construtoras, escritórios de advocacia, hospitais e muitos outros tipos de empresa podem fazer uso da Gestão Eletrônica de documentos, pois estes avaliam as necessidades específicas do cliente, oferecendo um sistema modular que permite sua implementação gradual!

Interessado na Gestão Eletrônica de Documentos? Saiba que a Convex oferece serviços de digitalização e gestão documental a empresas dos mais variados setores!

A Convex é uma empresa especializada na locação de equipamento de TI, sendo referência no ramo! Oferecemos serviços como o aluguel de computadores, notebooks, tablets, workstations e muito mais!

Gostou de saber mais sobre o que é Gestão Eletrônica de Documentos? Siga o Blog da Convex para ficar por dentro das últimas novidades e dicas de TI e não deixe de conferir nossa página no Facebook! Tem interesse em nossos serviços? Faça um orçamento conosco! Até a próxima!