Nossos hábitos do dia a dia vêm passando por muitas transformações. Isso porque a epidemia do COVID-19 mudou nossas vidas em vários aspectos, incluindo a área profissional. Ainda em quarentena devido ao coronavírus, muitas empresas não podem parar e precisam se adaptar a essa nova fase.
Uma das soluções encontradas para manter os relacionamentos profissionais sem precisar se deslocar é o home office: o trabalho realizado remotamente, fora da empresa.
No home office é indispensável usar plataformas eficientes para realizar reuniões on-line e manter o contato profissional. A videoconferência corporativa é uma prática do home office e é a maneira pela qual as reuniões são feitas. Instituições de diversos setores aderiram a essa forma de trabalho. É o que acontece no mundo dos negócios e em empresas de tecnologia.
Outros ramos também podem se beneficiar da videoconferência, como a área de educação. A tecnologia tornou possível o contato on-line entre alunos e professores sem prejudicar o aprendizado, não importa a distância.
A videoconferência tem o poder de pôr pessoas de diferentes lugares do mundo em um só lugar. No texto de hoje, trouxemos várias dicas sobre como fazer uma videoconferência. Continue lendo para saber mais!
Aplicativos de videoconferência
Você já tem o dispositivo em mãos e está conectado à internet. Agora deve estar se perguntando: como fazer uma videoconferência? É bem simples! Listamos alguns aplicativos de videoconferência que serão muito úteis para suas reuniões:
- Google Hangouts
A suíte de aplicativos do Google, o G Suite, contém diversas ferramentas para uso pessoal ou profissional, como o Gmail, que você já deve ter ouvido falar.
O Google Hangouts é um aplicativo de troca de mensagens do G Suite, compatível com Windows, MacOS e Linux e também disponível para Android ou iOS.
Nele é possível conversar por texto e também realizar videoconferências com seus contatos. Para as chamadas em vídeo pelo computador ou notebook, você precisará de webcam, microfone e fones de ouvido ou caixinhas de som.
Para criar uma reunião, é só enviar os convites aos seus contatos a partir de um link. Com esse link, seus convidados já podem participar da videoconferência, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.
- Google Meet
O Google Meet é mais um aplicativo do G Suite. O Meet funciona como o Hangouts, porém é dedicado para empresas. Nele, é possível criar grupos para videoconferência com até 250 pessoas.
Ambos – o Hangouts e o Meet – possuem interface leve e rápida e garantem a segurança dos dados de áudio e vídeo, que ficam protegidos por criptografia. Além disso, convidados que não possuem uma conta Google podem participar sem problemas, pois essas ferramentas também funcionam com outros aplicativos de videoconferência.
- Zoom Reuniões
O Zoom Reuniões é um aplicativo para reuniões on-line, focado para os negócios. Possui diferentes planos para contratar, e a videoconferência corporativa pode ser realizada com até 1000 participantes no plano empresarial. Funciona em Windows, MacOS e Linux e também por aplicativo Android e iOS.
O Zoom Reuniões oferece, entre outros recursos, chat e compartilhamento de tela de um ou vários usuários. As reuniões são agendadas e, assim como os demais aplicativos, com o link da reunião já é possível participar.
Boas práticas para videoconferência corporativa
Você já deve ter visto algum caso de videoconferência que não deu muito certo, não é mesmo? Seja porque alguém entrou na frente da câmera ou por distrações por causa do celular ou da televisão, essas interrupções podem ser embaraçosas e alguns cuidados devem ser tomados para evitá-las. Veja nossas dicas para mandar bem na reunião on-line da sua empresa!
Já vimos como fazer uma videoconferência usando as ferramentas corretas, agora é com você! Certifique-se de estar em um ambiente adequado para realizar a reunião. Lembre-se que, apesar de estar fora da empresa, é preciso manter o profissionalismo.
- Evite muito barulho: busque um ambiente mais tranquilo ao entrar na reunião. Não se esqueça de manter o celular no silencioso e evite música ou televisão. Se possível, ponha seu áudio no mudo quando não estiver falando. Assim, ruídos como digitar no teclado não irão atrapalhar a reunião.
- Cuidado com as interrupções: se estiver em casa, peça a colaboração das demais pessoas e avise que estará ocupado. Se possível, faça a videoconferência em um ambiente trancado.
- Passe uma boa impressão: vista-se para a reunião. É importante manter a aparência, mesmo estando em casa. Lembre-se: você está trabalhando, só está em um lugar diferente.
- Teste seus equipamentos: as pessoas precisam ver e ouvir você (e vice-versa). É importante verificar se sua câmera, microfone, fones de ouvidos ou caixas de som estão funcionando. Ajuste o enquadramento, assim você estará pronto para começar! Dessa maneira, você não tem nenhuma surpresa e evita perder tempo durante a reunião.
- Cordialidade: seja pontual, cumprimente todos e evite conversas cruzadas. É importante não fazer interrupções enquanto o outro participante estiver falando. Aguarde o fim da outra fala para iniciar a sua. Se precisar compartilhar a tela do seu monitor, feche guias e programas que não estão sendo usados, pois tudo será exibido aos demais participantes.
Esses cuidados devem ser tomados para não atrapalhar você nem os outros participantes. Manter a reunião fluida evita perder a linha de raciocínio, além de manter o respeito com o horário dos colegas, que foi reservado para esse momento.
Agora, vamos mostrar a você como fazer uma videoconferência com o aluguel de equipamentos. É uma solução prática para implementar videoconferências na sua empresa. O aluguel permite minimizar os custos com equipamentos e mantém suas máquinas sempre atualizadas!
A videoconferência e o trabalho remoto podem ser feitos de qualquer dispositivo: tablets, notebooks, computadores. Todos esses equipamentos e muito mais podem ser alugados aqui na Convex!
A Convex é uma empresa especializada em aluguel de tablets, notebooks, Chromebooks, computadores e diversas outras soluções em tecnologia pensadas para o seu negócio! Veja como é fácil, entre em contato conosco e solicite um orçamento!
Gostou de saber sobre como fazer uma videoconferência? Confira mais em nosso blog! Até a próxima!