A proteção e segurança de dados tornou-se uma preocupação recorrente no mundo corporativo. Ter um ambiente seguro para os equipamentos e os colaboradores ajuda a evitar diversos prejuízos e dores de cabeça.  Neste contexto, é importante falarmos sobre o Data Loss Prevention.

data-loss-prevention

É função principal da Segurança da Informação eliminar vulnerabilidades e proteger sistemas e dados de ameaças e ataques. Quando bem direcionados, os serviços e as soluções de Segurança da Informação afetam positivamente todo o negócio, ajudando a otimizar a operação, reduzindo custos e preservando a credibilidade da empresa no mercado.  

Você sabe o que é Data Loss Prevention? 

data-loss-prevention

Data Loss Prevention (DLP) ou Prevenção de Perda de Dados é um conjunto de práticas (e produtos) que garantem que os dados confidenciais ou críticos de uma organização permaneçam disponíveis para os usuários autorizados e não sejam compartilhados ou disponibilizados para usuários não autorizados. Em outras palavras, o objetivo do Data Loss Prevention (DLP) é evitar que acessos mal-intencionados sejam feitos nos sistemas da empresa, bem como realizar o bloqueio de informações para que não saiam da rede corporativa. 

O termo já existia há algum tempo, mas tinha sido esquecido. Recentemente, como muitas empresas tiveram de redesenhar todo o seu modelo de negócios com base na coleta, tratamento e análise de dados, tornou-se imprescindível implementar uma defesa rigorosa desses dados, compatível com seu valor crescente para as organizações. 

Qual a importância do sistema DLP? 

data-loss-prevention

Esse sistema é importante para proteger informações de identificação de dados pessoais, garantindo a conformidade legal, proteger a propriedade intelectual e auxiliar as empresas na visibilidade de seus dados.  

Além do crescente número de violações de dados e do alto valor dos prejuízos envolvidos, podemos elencar uma série de razões pelas quais os serviços de DLP estão sendo adotados com mais frequência pelas organizações, principalmente quando falamos de proteção dos dados, evitando vazamentos indevidos. Se faz necessário manter uma boa conformidade, clareza e visibilidade para questões de segurança, entre elas, a proteção de dados. 

Além disso, muitas ofertas de DLP se referem a serviços hospedados, o que as torna atraentes para empresas que não têm uma equipe interna para criar e impor suas próprias políticas de DLP. 

Como funciona a prevenção contra perda de dados? 

A DLP se resume em identificar dados confidenciais que precisam ser protegidos e, em seguida, tomar medidas para evitar sua perda. A maioria das soluções de DLP também permite que você crie suas próprias combinações de regras personalizadas, para buscar dados específicos para sua empresa. 

Com boas soluções você traz proteção para a infraestrutura de dados da empresa sem exigir alterações nos bancos de dados ou aplicações e sem causar impacto na performance dos sistemas. Ao observar um solução de DLP, sempre observe: 

  • Se na parte de relatórios a distribuição é automatizada. 
  • Interface investigativa para análise forense.  
  • A Monitoração de ambientes de dados heterogêneos é feita com uma única ferramenta. 
  • Se você tem 100% de visibilidade de acesso local e remoto, inclusive acessos de usuários com privilégios elevados. É importante, principalmente para donos de negócios. 
  • Solução independente de logs nativos de SGBD. 
  • Se o armazenamento dos logs de auditoria fora do servidor de banco de dados, em repositório seguro, inviolável e protegido. 
  • Interface investigativa para análise forense. 
  • No mercado temos algumas referências: LGPD, GDPR, PCI DSS, HIPAA, BASEL II, SOX e CCPA. 

Existem três principais tipos de Data Loss Prevention (DLP): 

Network DLP – Ele faz o monitoramento, rastreamento e gera relatórios sobre os dados que transitam na rede da empresa.  

Storage DLP – Utilizado para controlar aqueles dados que são salvos na nuvem. Tudo aquilo que for considerado confidencial é de conhecimento dos profissionais responsáveis pela rede, pois a ferramenta permite a visualização destes arquivos.  

Endpoint DLP – A função do Endpoint DLP é fazer com que todos os equipamentos usados na empresa recebam a instalação dessa solução, que realiza o monitoramento e impede que dados sensíveis sejam vazados para fora da rede da companhia, principalmente no uso de pendrives. 

Como implementar o Data Loss Prevention?

O Data Loss Prevention (DLP) provê recursos adicionais de proteção e segurança de modo a evitar extravios e acessos indevidos de dados. Para adotar esse tipo de solução, contratar uma empresa especializada faz toda a diferença. A Convex, que realiza a locação de servidores, locação de notebooks, locação de computadores e demais equipamentos de acordo com a necessidade da empresa, é especialista em Data Loss Prevention e pode garantir que você tera o melhor investimento com toda segurança necessária. 

Conte com a Convex que é especialista em implementação de sistemas de segurança, locação de notebooks, locação de tecnologia e locação de computadores e equipamentos para empresas. Com diferentes configurações, dispositivos modernos e atualizados, a empresa é especialista e uma ótima solução para manter os equipamentos atualizados, favorecendo assim a produtividade e até mesmo a satisfação do usuário, tirando qualquer fator inesperado da equação.    

Esperamos que você tenha gostado deste texto! Siga o nosso Blog e confira todas as novidades sobre TI! Você pode conferir mais detalhes sobre a Convex nas redes sociais: Linkedin, Facebook e Instagram. Até a próxima!