O momento de pandemia acabou pegando todos de surpresa, e diversas medidas virtuais acabaram sendo tomadas para facilitar a vida de muita gente. No ensino, muitos professores de diversas escolas, por exemplo, acabaram buscando maneiras de aplicar provas utilizando o Google Forms.
Portanto, hoje o assunto será o impacto dessa e outras ferramentas no ensino, afinal todos devem ter o direito a uma educação de qualidade.
G Suite | Google for Education – Impacto na educação
Não é à toa que a Convex oferece uma série de soluções para educação, por meio da sua parceria com o Google em aplicações voltadas para o ensino, trazendo melhorias notáveis para alunos, gestores e professores.
Com a modernidade tecnológica, essas ferramentas se encaixam como uma luva quando o assunto é ensino a distância, e não é por menos.
O Google for Education, também conhecido como G Suite for Education, conta com uma série de ferramentas educacionais. Estas, por sua vez, permitem que tanto os professores quanto os alunos possam criar e compartilhar conteúdos por meios de aplicativos, como:
- Google Docs (documentos);
- Google Sheets (planilhas);
- Google Meet (videochamadas);
- Google Drive (armazenamento em Nuvem);
- Google Slides.
Esses e outros aplicativos têm integração entre si, ou seja, o acesso e o compartilhamento acabam ficando muito mais simples. Dessa forma, os professores podem criar aulas, distribuir tarefas, enviar comentários e organizar conteúdos de maneira prática e acessível.
Vale lembrar que o conjunto dessas ferramentas não é necessariamente benéfico apenas nos momentos de isolamento, mas sim no dia a dia. Para saber mais, você pode conferir nossa matéria completa sobre o tema clicando aqui.
Chromebooks – uma solução para escolas
Uma ótima maneira de complementar o tópico anterior é, com certeza, falando sobre os Chromebooks. Mas claro, para quem ainda não está familiarizado com o termo, pode não ter muita noção do que se trata o produto.
De maneira resumida, os Chromebooks são como notebooks vinculados à rede, ou seja, é como navegar pelo seu computador, mas sem se preocupar necessariamente com o armazenamento de disco, pois todos os dados ficam armazenados na Nuvem.
Apesar de aderir a alguns recursos offline, os Chromebooks podem ser usufruídos da melhor maneira quando conectados à internet. Em outras palavras, o fato de esses equipamentos funcionarem em conjunto com o Google Chrome faz com que as ferramentas do G Suite, mencionadas no tópico anterior, possam ser aproveitadas da melhor maneira.
Por sinal, nós também temos uma matéria completa falando tudo o que você precisa saber sobre os Chromebooks. Para saber mais, confira aqui.
7 passos de como aplicar provas utilizando o Google Forms
O Google Forms é, sem dúvida, a melhor ferramenta para essa situação de EaD, afinal com ele é possível elaborar provas online com questões discursivas e objetivas, assim como atribuir notas em cada uma delas.
Então, agora que explicamos um pouco melhor como funcionam as ferramentas do Google e sua integração com os Chromebooks, é hora de responder à pergunta: como aplicar provas utilizando o Google Forms? Veja o passo a passo a seguir.
Passo 1
Primeiramente, acesse o site do Google Forms. Vá em “Iniciar um novo formulário” e clique na opção “Em branco”.
Passo 2
Configure o formulário ao clicar na engrenagem presente no canto superior direito.
Passo 3
Nas configurações, será possível determinar opções referentes aos envios, apresentação das questões e liberação das notas. Tudo irá variar de acordo com seu objetivo.
Como exemplo, na configuração “Geral”, é possível limitar uma resposta por aluno ou bloquear edição de respostas pós-envio. Já na aba “Testes”, você pode determinar se as notas serão liberadas após correção manual (caso haja uma ou mais questões dissertativas) ou logo após o envio.
Para atribuir notas em cada questionário, lembre-se de marcar a opção “Criar testes”, que se encontra na aba “Testes”. Feito isso, clique em “Salvar”.
Passo 4
Agora é hora de elaborar as questões da prova. Determine se a questão será dissertativa ou múltipla escolha. Lembre-se também de marcar a opção “Obrigatória”, no canto inferior direito, pois assim o questionário só poderá ser concluído pelo aluno caso todas as questões sejam respondidas.
Em cada questão, também é possível adicionar imagens ou vídeos pela barra lateral direita. Nas questões dissertativas, é possível determinar se a resposta deve ser curta ou longa.
Passo 5
Criadas as questões, acesse o menu “Chave da resposta” e determine as notas de cada questão. Em caso de múltiplas escolhas, você poderá escolher qual a alternativa correta.
Passo 6
Ao concluir as questões, basta clicar no botão “Enviar” para compartilhar a prova com seus alunos. Existem diferentes formas de compartilhamento:
- envio pelo e-mail;
- disponibilização de um link para acesso;
- compartilhamento em redes sociais.
Passo 7
Para acompanhar os gráficos de desempenho dos alunos, acesse a aba “Respostas”. Nela, também é possível interromper o envio de respostas, finalizando o período de avaliação.
Para finalizar, você pode personalizar sua prova ao colocar fundos no cabeçalho, alterando a cor do tema, do plano de fundo e até da fonte. Para isso, selecione a opção “Personalizar tema”, no canto superior direito, localizada próxima ao botão “Configurações”.
Conte com a Convex para auxiliar no ensino
Viu como é simples aplicar provas utilizando o Google Forms? Quer saber como ter a ferramenta em sua escola? A Convex é parceira oficial do Google for Education e, juntos, projetamos sua sala de aula para o futuro. Além da implementação do G Suite, fazemos o aluguel de Chromebooks e diversos outros produtos para as escolas. Entre em contato conosco, conheça nossos serviços e solicite um orçamento.
Você sabia que pode utilizar ferramentas simples e úteis para a aplicação de provas e testes? O Pruvo foi criado para facilitar a gestão, e a realização de provas nas instituições de ensino tem integração com o Google for Education, tornando o ensino online ainda mais prático.
Agora que vimos como aplicar provas utilizando o Google Forms, confira mais conteúdos para educação em nosso blog. Fique por dentro de todas as novidades e acompanhe-nos também nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn. Até mais!