Por conta de uma má organização, todos os dias empresas vão à falência! O clima organizacional se tornou um fator essencial para conquistar resultados sólidos e positivos. Entenda como o clima organizacional pode fazer toda a diferença, principalmente quando falamos da área de TI.

Problemas constantes na empresa:
Por mais que tentemos negar, um fato que persiste em diversas empresas são conflitos internos! Quem nunca trabalhou (ou ainda trabalha) em um ambiente desmotivado, onde a equipe permanece desunida, trabalhos têm seus prazos constantemente atrasados e a produtividade só cai?
Isso é mais comum do que parece, e, apesar de existirem diversos fatores que influenciam nisso, o maior deles é a falta de um clima organizacional eficiente.

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Por que é tão comum?

Há ainda quem todos os dias se pergunte: “será que nunca vou conseguir um trabalho tranquilo?” Geralmente, essa pergunta é mais feita não por pessoas que não gostam de seu trabalho, mas sim por aquelas que gostam do que fazem mas veem cada vez mais problemas e menos soluções eficientes.

Um dos maiores motivos para que isso ocorra é a visão que, infelizmente, muitos gestores têm ao confundir a procura e obtenção de um clima organizacional agradável e saudável com “clima caridoso”, isto é, acreditam que para se criar um ambiente de trabalho amistoso e eficiente devem ter o “papel de pai” e atender a todas as reivindicações de funcionários. Mas não é bem assim.

Por conta dessa abordagem negativa e, muitas vezes, inconsciente, decisões de extrema importância acabam sendo sempre adiadas. Há casos, por exemplo, em que gestores optam por não realizar um diagnóstico de clima por medo de gerar falsas expectativas na empresa. No entanto, isso poderia ser combatido com uma boa comunicação, certo? Outro exemplo: em uma empresa de TI cuja rentabilidade é baixa, locações de equipamentos que poderiam ser essenciais acabam sendo deixadas de lado pela falta de visão do gestor.

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O que é e por que é tão importante?

Antes de entrarmos em mais detalhes, é importante que saiba o que exatamente é clima organizacional. Basicamente, são aspectos internos no ambiente onde todos realizam suas tarefas. Pode estar presente desde um escritório dentro de casa até o ambiente de toda uma empresa. Em outras palavras, é aquilo que afeta o comportamento daqueles que trabalham, desde suas motivações e satisfações até seu desempenho.
O clima organizacional depende de fatores como estrutura e cultura organizacionais, condições econômicas da empresa, liderança, trabalho em equipe, oportunidades, remuneração, etc.
Tendo em vista que estes são fatores que podem aumentar a produtividade e os lucros, é fácil entender sua importância. Além disso, não busque centralizar tudo! Veja aqui como aliviar os trabalhos diários da equipe.

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Como implementar o clima organizacional na empresa?
Primeiro, é importante ter ciência de que, com o avanço tecnológico e transformação digital hoje presente nos mais variados ramos do mercado, o ideal é que gestores procurem aproveitar ao máximo esses recursos, a fim de aperfeiçoar a gestão do clima organizacional. (Busca dicas de gestão? Veja como liderar aqui!)
Para que você implemente um clima eficiente, separamos para 4 dicas incríveis que vão o ajudar muito, além de lhe mostrar a diferença que isso proporciona na área de TI.

1 – Estratégia Proativa
A estratégia proativa é basicamente a “inovação no presente para antecipar o futuro”, ou seja, uma análise das tendências de mercado e suas constantes mudanças, para que não fique atrás dos concorrentes. Pode ser definida em 4 pontos:

 

  • Análise das possibilidades: Quais os melhores caminhos a seguir?
  • Diagnóstico das capacidades: A empresa é capaz de colocar em prática as estratégias devidas?
  • Radar da mudança: A empresa consegue acompanhar as mudanças do mercado?
  • Construção da Estratégia Proativa: Análise, desdobramento, direcionamento e execução do que foi posteriormente definido.

 

Hoje, com os recursos de TI, a aplicação de uma estratégia proativa se tornou muito mais simples, por conta de todas as ferramentas que proporcionam relatórios e análises de mercado, além do acesso à informação estar sempre à disposição. (Para ter boas análises e maior controle, conte com equipamentos de qualidade à sua disposição sem precisar comprar, veja mais aqui).

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2 – Coaching
Acredite, o estímulo e constante feedback à sua equipe faz total diferença. O coaching funciona como um “estimulador interno”, ou seja, seu objetivo é maximizar o desempenho pessoal e profissional por meio de dicas, conselhos, ajudas e comunicação eficiente. Além de proporcionar maior rentabilidade na empresa, pode melhorar o marketing pessoal dos funcionários e tornar o clima muito mais saudável.

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3 – Autonomia dos funcionários
Um líder não deve se ausentar de suas responsabilidades, porém, deve proporcionar à sua equipe a possibilidade de agir por conta própria.
Não confunda “dar autonomia” com “liberdade total”. Afinal, uma empresa funciona com trabalho em conjunto, porém, centralizar as tarefas e apenas ditar o que os funcionários devem fazer pode desmotivá-los e diminuir seu rendimento.
Hoje, é possível encontrar diversos softwares de gestão, como Sage X3, CIGAM, Betalabs, Bling, entre outros, sendo perfeitos para área de TI justamente por funcionarem 100% online e utilizarem o sistema de gestão empresarial ERP.

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4 – Metodologia GTD

Definição de uma metodologia para empresa é fundamental, principalmente quando almejamos aumentar a produtividade, não é mesmo? O GTD consiste num método para maximizar a produtividade no melhor tempo possível, tendo ganhado destaque após a publicação do livro A arte de fazer acontecer.
O método é dividido em 5 etapas:

 

  • Capturar;
  • Esclarecer;
  • Organizar;
  • Refletir;
  • Engajar.

 

A cada dia tem chamado mais atenção e estado cada vez mais presente na área de TI, aumentando não apenas a produtividade, mas melhorando o clima organizacional das empresas. Diversas plataformas digitais têm disponibilizado esse método, como por exemplo Trello, Asana e Meistertask.

metodo gtd

Após nossas dicas e explicações, esperamos que tenha entendido a importância de um bom clima organizacional e como isso afeta sua empresa diretamente. A partir de agora, coloque em prática o que aprendeu e boa sorte! Sempre é possível ter mais praticidade para sua empresa, veja aqui como!