Essa é uma dúvida frequente tanto para a empresas quanto para os funcionários: celular na empresa pode? Ficamos presos na ideia do que é lei e do que não é. Tanto a proibição quanto ao uso livre, a dificuldade está na forma de como dosar esse uso. Seja por parte da empresa quanto do funcionário, então aqui vai um esclarecimento e nossas dicas!
A LEI
É possível encontrar diversos artigos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que englobam o mau uso do celular e que podem sim resultar numa demissão por justa causa. Cada situação é uma, mesmo que tenham situações parecidas, não há um consenso sobre a proibição. Porém, já é possível que se a empresa proibir, não tem jeito!
O FUNCIONÁRIO
Sabemos como o celular é nosso aliado mas saber conciliar com o trabalho é fundamental.
Para um bom uso do seu smartphone, veja essas dicas:
- Defina horários, mesmo que o uso seja permitido, estar ligado à assuntos pessoais atrapalham o seu desempenho e seu cansaço pode ser bem maior. Use seu intervalo para assuntos pessoais e o resto do dia para suas atividades. No máximo, use apps que realmente te ajudem a produzir melhor.
- Evite o uso do wi-fi da empresa para uso pessoal, mesmo que seja urgente, você pode estar expondo suas informações e inclusive prejudicando a rede (vai que entra no link errado!).
- Não esconda mas não exagere! Não faça cara de suspeito, já que tudo bem ver a hora ou aquela mensagem da compra que chegou. Mas não vá terminar aquele joguinho aberto, lembre-se que a primeira impressão é a que fica.
A EMPRESA
Mesmo que o trabalho exija uma grande atenção dos funcionários, não espere que a tentação de usar o celular seja menor. Assim, ter em pauta discussões sobre a rotina do funcionário além de aproximá-lo da empresa, evitará muitas confusões.
- Mantenha fixo em algum local estas regras, é um método clássico mas dessa forma o próprio funcionário pode se corrigir.
- Tenha uma rede Wi-Fi específica, evite liberar a mesma rede usada para assuntos da empresa para assuntos particulares, assim ninguém entra em risco quanto à segurança das informações.
- Concilie o uso do celular na empresa com a produtividade, se não pode vencer, junte-se à eles! Neste caso, seria sobre o uso de apps para o trabalho, além de ótima estratégia a rotina terá uma gestão bem mais simples!
- Tenha um regulamento interno, colocar simplesmente um decreto de lei pode distanciar a empresa do funcionário e complicar na hora de julgar o que fazer. Faça as normas com a cara da empresa.
- Proibir de vez não é a solução. Coloque advertência escrita, verbal… E assim por diante, pois muitas vezes só um “toque” já basta, ao invés de uma proibição direta. Inclusive se for uma norma recente, colocar aos poucos torna a empresa mais próxima e flexível sem perder suas exigências. Esse é o segredo.