É muito comum escutarmos o termo “salva na nuvem”, mas afinal, você sabe o que é um armazenamento na nuvem ou servidor local?
O termo Armazenamento na nuvem ou servidor local se refere a serviços e computadores conectados a uma rede. Enquanto um servidor local é um computador conectado a uma rede LAN, um servidor remoto precisa de linhas de comunicação de terceiros para ser acessado.
O que é um armazenamento na nuvem?
Muito utilizado em empresas, o armazenamento na nuvem é um recurso onde todos os documentos são centralizados, hospedados e fornecidos em uma rede e acessados sob demanda por vários usuários. Os servidores de nuvem podem executar todas as funções de um servidor físico tradicional, proporcionando aplicativos, armazenamento e poder de processamento.
O que é um servidor local?
Quando falamos de servidor local, nos referimos a um equipamento com alta capacidade de armazenamento, que está localizado fisicamente nas instalações da empresa e atende requisições de um cliente na rede local ou LAN. Esses servidores podem também estar conectados à internet, prestando algum tipo de serviço como acesso aos programas e dados a colaboradores que fazem trabalho remoto.
Armazenamento na nuvem ou servidor local?
O servidor local é o modelo mais tradicional para o uso de tecnologia nas empresas. Nele, a empresa armazena arquivos e os disponibiliza internamente. Já o armazenamento na nuvem define qualquer serviço contratado que oferece os mesmos recursos computacionais de equipamentos como servidores e storages remotamente, via internet. Nesse caso, a infraestrutura é mantida por uma empresa terceirizada e disponibilizada para o cliente mediante um controle de acesso.
Conhecer a sua infraestrutura de TI é importantíssimo na hora de definir se é melhor o Armazenamento na nuvem ou servidor local, além dos critérios abaixo:
Investimento: Quando você pretende gastar? Quando uma empresa aposta em servidores locais, é necessário contemplar um investimento significativo, tanto em nível de recursos financeiros quanto não financeiros, como pessoas, tempo, dedicação, energia física e mental etc. Esse critério é essencial na hora de definir entre armazenamento na nuvem ou servidor local.
Custo: Principalmente quando você resolve alugar um equipamento, um servidor local não precisa de provedores ou linhas de comunicação para funcionar e o custo pode ser menor. Acessar um servidor remoto sempre exige comunicação como a internet para trabalhar e ter acesso aos serviços, aplicações, arquivos etc. Locar garante rapidez, segurança, serviços atualizados e proteção.
Elasticidade: Os servidores locais exigem um pouco mais de cuidado na hora de ampliar a TI e atender às novas exigências do mercado. Nesse modelo é preciso levar em consideração a compra frequente de novos equipamentos, assim como os prazos envolvidos (estudo do equipamento, contato com fornecedores, cotação, negociação, transporte, instalação e testes).
Autonomia e controle: Quando você tem um servidor local, você tem a opção de realizar atualizações sempre que for necessário sem depender exclusivamente de conexões através de linhas de comunicação. Um servidor local proporciona autonomia e controle total do hardware e software instalado. Servidores remotos, principalmente os não virtualizados, exigem ferramentas proprietárias de atualização. Agendar tarefas simultâneas para atualização de firmware e do sistema operacional remotamente nem sempre é uma boa ideia.
Desempenho: O resultado dessa atualização constante é um bom desempenho garantido. Quando há uma aposta em soluções de nuvem eficientes, os recursos de computação e armazenamento são sempre entregues baseados no que há de mais avançado para o uso corporativo. Instalar um servidor local é ter os recursos de hardware, software e comunicação exclusivos para uso da empresa, sem depender de operadoras de telefonia ou complicadas configurações e serviços de data centers, que muitas vezes aparecem quando utilizamos serviços de nuvem.
Segurança: Critério importante para se avaliar, principalmente para empresas que trabalham com dados sigilosos. Mesmo sendo muito utilizado e com serviços completos, os serviços de nuvem podem não resolver todos os problemas de uma empresa. Algumas organizações, seja por necessidades técnicas ou exigências regulamentares, simplesmente não podem ir para a nuvem.
Suporte: Quando você opta por servidor local, o equipamento geralmente está próximo, a responsabilidade de manter seu serviço ativo está em suas mãos e não depende de terceiros. Atualizações de segurança, fazer backup e substituir o hardware com defeito localmente é mais simples que ter que deslocar um técnico para outra localidade.
Quando o servidor fica na nuvem, além do suporte mais rápido e remoto, as intervenções são mais associadas ao impacto que um problema no sistema causa na operação. Ou seja, existe um contexto e as soluções apresentadas são baseadas na performance da sua empresa.
Foco no negócio: Dentro do negócio, buscando usar a tecnologia como impulsionadora de inovação, qualidade e eficiência é essencial. Com servidores próprios, a TI está sempre dividida entre manter a estrutura e utilizá-la da melhor forma possível. A nuvem elimina essa primeira necessidade e liberta os profissionais do setor para cuidarem da implementação, gestão e aproveitamento desses ativos.
Cabe a cada empresa fazer essa avaliação na hora de definir entre o armazenamento na nuvem ou servidor local, mas uma grande solução está na locação de servidores que pode trazer diversos benefícios para a sua empresa. A resposta a essa pergunta depende realmente do nível de classificação de seus dados, das regras de governança de sua organização e das necessidades do dia a dia.
Para isso, conte com a Convex, empresa especialista que realiza o aluguel de servidores, locação de notebooks, locação de computadores e demais equipamentos de acordo com a necessidade da empresa. Com diferentes configurações, dispositivos modernos e atualizados, a empresa é especialista e uma ótima solução para manter os equipamentos atualizados, favorecendo assim a produtividade e até mesmo a satisfação do usuário, tirando qualquer fator inesperado da equação.
Esperamos que você tenha gostado deste texto! Siga o nosso Blog e confira todas as novidades sobre TI! Você pode conferir mais detalhes sobre a Convex nas redes sociais: Linkedin, Facebook e Instagram. Até a próxima!