Quando falamos em novos equipamentos eletrônicos, logo pensamos em dispositivos que entregam a melhor velocidade e desempenho. Nos computadores, o componente responsável por essas funções é o processador

Desde a criação do primeiro processador foram desenvolvidas novas tecnologias, até que chegaram os processadores com múltiplos núcleos, que entregam grandes velocidades sem superaquecer os chips e com redução no consumo de energia. 

Assim, em 2010 surgiu a família de processadores Intel Core, que contempla os modelos i3, i5 e i7. De lá pra cá, a família Intel Core já passou por várias gerações, chegando a 11ª este ano, disponível em notebooks de diversas marcas. 

A Intel lançou ainda outras linhas, como a X (Extreme), que inclui o processador i9, feito para consumidores que precisam de desempenhos extremamente altos, suportando rodar programas pesados simultaneamente. 

Com tantas novidades, fica mais difícil escolher o computador ideal ou até mesmo montar o seu próprio. E nessa hora é comum a pergunta: processadores i3 e i5 ainda valem a pena? Para responder a essa pergunta, vamos conhecer um pouco mais sobre os processadores e esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto. 

Qual é o melhor processador?

i3-e-i5-ainda-vale-a-pena

E então, será que i3 e i5 ainda valem a pena? A resposta para essa pergunta é relativa. O melhor processador é aquele que atende às nossas necessidades, por isso, vamos falar um pouco mais sobre os processadores para que possamos avaliar qual é o melhor para você.

Tarefas do dia a dia: acessar a internet, assistir a vídeos, ouvir música e redigir documentos são tarefas leves, que podem ser feitas simultaneamente sem travar a máquina com um processador i3, que irá atender bem a essas tarefas mais simples, que não demandam muita velocidade de processamento. 

Tarefas intermediárias: o processador i5 entrega desempenho suficiente para suportar as mesmas tarefas do i3 e outras funções, como edição de vídeo, sendo uma ótima opção para computadores usados com frequência e para realizar tarefas pouco complexas simultaneamente. 

Alto desempenho: os processadores i7 já atendem a serviços mais robustos, como programas mais pesados, sendo útil para multitarefas e principalmente rodar softwares de multimídia em notebooks e desktops.

Desempenho extremo para vários programas: o i9, como mencionamos mais acima, faz parte da linha Extreme e é um processador potente, que suporta softwares pesados simultaneamente, com tranquilidade, ótimo para ser usado em workstations.

O que são workstations

i3-e-i5-ainda-vale-a-pena

As workstations são máquinas de alta performance, pensadas para atender a um grande volume de processamento, geralmente usadas profissionalmente para grandes projetos, como edição de imagens e modelagem 3D. 

As workstations são computadores com componentes robustos, que atendem a esse tipo de demanda. As workstations também podem ser móveis, com notebooks superpotentes. Se você precisa de uma workstation, mas imagina que esse tipo de equipamento requer um grande investimento, temos uma ótima notícia! É possível fazer o aluguel de workstations aqui na Convex, para que sua empresa tenha acesso aos melhores equipamentos a um custo reduzido.

As diferenças entre i3, i5 e i7

i3-e-i5-ainda-vale-a-pena

A Intel padronizou sua linha de processadores para facilitar a nomenclatura no lançamento de novos modelos. Assim, os processadores são aprimorados a cada nova geração, mas mantêm o nome, o que explica a diferença de desempenho entre dois computadores que usam um processador i5, por exemplo. Para saber se i3 e i5 ainda valem a pena, vamos a algumas características dos processadores da linha Core: 

  • Core i3: pode ter de dois a quatro núcleos, é o mais econômico da linha Core. 
  • Core i5: pode ter de dois a seis núcleos e oferece um bom custo-benefício.
  • Core i7: pode ter de oito a dez núcleos, o topo da linha Core, de alto desempenho.

A diferença básica dos processadores está no número de núcleos. Eles determinam a quantidade de tarefas que podem ser feitas ao mesmo tempo, portanto quanto mais núcleos, maior é o poder de processamento. 

Por que investir nos processadores i3 e i5? 

Respondendo à pergunta do título “i3 e i5 ainda valem a pena”, esses modelos têm os núcleos múltiplos, são seguros e eficientes, variando apenas a capacidade de acordo com a quantidade de trabalho que precisa ser feita ao mesmo tempo, então são ótimas opções para quem não precisa rodar programas pesados de uma vez só. 

Aluguel de equipamentos de TI

i3-e-i5-ainda-vale-a-pena

Você pode contar com a ajuda de um especialista para escolher o equipamento ideal para o que você precisa. O aluguel de equipamentos de TI oferece produtos prontos para uso, sempre atualizados de acordo com sua necessidade.

Aluguel de computadores

Se sua empresa precisa fazer tarefas simples, como responder a e-mails e redigir documentos, o aluguel de computador i3 irá atender bem às necessidades básicas. Se precisar de um desempenho um pouco melhor, também é possível fazer o aluguel de computador i5, uma aposta segura para as tarefas um pouco mais complexas. 

Aluguel de notebooks

Quem precisa de equipamentos portáteis, pode contar com o aluguel de notebooks. Eles também seguem as mesmas regras, portanto, para tarefas mais leves, o aluguel de notebook i3 é a melhor pedida. Já tarefas intermediárias demandam o aluguel de notebook i5. 

O aluguel de notebooks e computadores traz uma série de benefícios, iniciando pela redução de custos para uma infraestrutura de TI moderna, pensada para sua empresa, trazendo melhores desempenhos para sua equipe. Assim, você pode contar com as tecnologias dos processadores Intel de acordo com cada tipo de tarefa, podendo atualizar suas máquinas com tecnologias mais modernas, sempre que precisar, sem a necessidade de comprar equipamentos novos. 

A parceria ideal para seu negócio

A Convex é especializada na locação de equipamentos de TI, sendo referência no ramo.  Oferecemos os serviços de aluguel de computadores, notebooks, workstations, Chromebooks e muito mais, além de outras soluções, como a implementação do Google G Suite.

E você, com essas dicas acha que i3 e i5 ainda valem a pena? Confira mais conteúdos em nosso blog e fique por dentro de todas as novidades. Entre em contato conosco, conheça todas as nossas soluções e solicite um orçamento. Visite-nos nas redes sociais LinkedIn, Facebook e Instagram! Até logo!