Os dados são um dos bens mais valiosos de uma empresa. É a partir deles que as organizações conhecem melhor seus clientes e desenvolvem métricas e estratégias importantes para o seu crescimento.

Manter esses dados seguros é uma missão extremamente importante e, para isso, nós realizamos o backup. O backup é uma cópia de segurança de dados e arquivos, que garante que as informações importantes estejam seguras em caso de falhas, seja no equipamento ou no sistema. Ter uma cópia de arquivos com o backup também protege seus dados de ataques de hackers ou da exclusão de informações de forma equivocada. 

O armazenamento dessas cópias era feito inicialmente em dispositivos físicos, como os CDs. Depois foi evoluindo para dispositivos mais modernos, como os pen drives e os discos rígidos (HDs). 

Como forma de manter essas cópias ainda mais seguras, a tecnologia entrou em ação novamente. Hoje, com o backup na nuvem, o armazenamento de dados é feito de forma on-line, em servidores que chamamos de “nuvem”. Assim, os riscos de perdas e danos de dados e informações importantes são menores.  

Se você quer saber mais sobre backups e como configurar um backup na nuvem, está no lugar certo! Confira este artigo que preparamos sobre o assunto e boa leitura!

Como fazer um backup?

como-configurar-um-backup-em-nuvem

O backup pode ser feito de qualquer dispositivo, como computadores, notebooks, tablets e celulares. Para fazer o backup é necessário definir os arquivos a ser copiados, o software ou servidor que deseja usar e o local de destino. Existem basicamente duas formas de fazer um backup: usando armazenamento físico ou na nuvem. 

Armazenamento físico

Tanto o HD externo quanto o pen drive estão disponíveis em diferentes tipos e capacidades e se conectam ao computador pela entrada USB. Assim que conectados, basta arrastar os arquivos que serão guardados ou copiar e colar no dispositivo de destino. Logo que os arquivos terminarem de ser copiados, seus dados já estão armazenados. 

Armazenamento na nuvem

Esse tipo de armazenamento ocorre em um servidor de dados na web e pode ser hospedado por um provedor de serviços, que vende planos com diferentes capacidades de armazenamento. Depois de escolher seu plano, os dados são copiados por meio do aplicativo da empresa escolhida ou pelo site e podem ser gerenciados de qualquer equipamento, bastando acessar seu login para incluir ou baixar os arquivos que já estão no servidor, sempre que precisar. 

Quando é necessário realizar um backup?

Para guardar as cópias em dispositivos físicos, bem como configurar um backup na nuvem, não há hora certa. Isso porque, infelizmente, não podemos prever quando um problema vai acontecer, então a melhor opção é se prevenir. O ideal é programar o backup de acordo com a urgência de segurança dos dados, o que pode ser diariamente, quinzenalmente ou sempre que chegarem novos documentos importantes. 

Para minimizar ainda mais o risco de perdas e danos, é interessante manter o backup em mais de um dispositivo ou servidor. Assim, se algum problema acontecer com um dos backups, seus dados ainda estarão seguros nas outras cópias.  

Como funciona o backup na nuvem?

Veja como configurar um backup na nuvem é simples: a plataforma escolhida realiza a transferência de dados para os servidores conforme o serviço solicitado pelo cliente. Então os dados são coletados, compactados e criptografados para o servidor. 

É possível fazer backup na nuvem em plataformas como Dropbox, OneDrive e Drive, uma funcionalidade do Google G Suite. Todas oferecem capacidade de armazenamento gratuita, mas que podem ser ampliadas mediante o pagamento de taxa mensal ou anual, conforme vai aumentando a necessidade por espaço. 

As vantagens do backup na nuvem

Saber como configurar um backup na nuvem pode ser uma opção vantajosa para sua empresa.

Esse tipo de backup é considerado uma forma confiável para guardar e restaurar dados de forma segura. Isso porque os arquivos são criptografados antes de serem armazenados e permanecem protegidos depois de transferidos ao servidor. Também é possível restaurar os dados de qualquer lugar, com velocidade e pontos de recuperação que atendam às necessidades da empresa.  

como-configurar-um-backup-em-nuvem

Configurar um backup na nuvem gera redução de custos com infraestrutura e com gerenciamento operacional e administrativo, pois ele conta com o armazenamento automático dos dados, dispensando a necessidade de investir na aquisição de outros equipamentos.

Quanto custa fazer o backup na nuvem?

Para fazer o armazenamento na nuvem nos servidores com taxas mensais ou anuais, é preciso calcular o ROI (Retorno Sobre Investimento) com uma projeção a longo prazo para poder definir qual método é o mais vantajoso.

Você sabia que é possível alugar servidores para empresas? O aluguel de servidores é uma das soluções que a Convex oferece para melhorar a produtividade da sua empresa sem grandes investimentos. Os servidores dedicados para o armazenamento na nuvem dispõem de alta disponibilidade e flexibilidade, permitindo o acesso aos dados de qualquer lugar na empresa.

A importância de um bom profissional

Contar com profissionais experientes é importante, pois eles sabem como configurar um backup na nuvem com segurança e facilidade na sua empresa. Veja mais abaixo como a Convex pode ajudar a encontrar a solução ideal para seu negócio. 

Como a Convex pode ajudar?

como-configurar-um-backup-em-nuvem

Já pensou em reduzir custos com o aluguel de servidores na nuvem? Para uma infraestrutura de ponta com custos reduzidos, o aluguel de servidores para empresas é uma ótima solução. A Convex é uma empresa especializada na locação de equipamentos de TI, sendo referência no ramo!

Com a Convex, sua empresa tem acesso a equipamentos sempre atualizados, com rapidez e otimização de custos, pensados para melhorar o desempenho e atender às suas necessidades de negócio.

Realizamos o aluguel de equipamentos como computadores, notebooks, Chromebooks, servidores e mais, além de implementar o Google G Suite na sua empresa. 

Entre em contato conosco, solicite um orçamento e saiba mais detalhes sobre como configurar um backup na nuvem em sua empresa com um custo menor. Visite-nos nas redes sociais LinkedIn, Facebook e Instagram! Continue acompanhando nosso blog e não perca nenhum conteúdo. Até a próxima!