Toda mudança requer um tempo de adaptação, e, nos últimos meses, passamos por muitas mudanças no nosso cotidiano. A necessidade de isolamento social como medida de contenção da epidemia do novo coronavírus fez com que muitas de nossas tarefas passassem por adaptações, até uma simples ida ao mercado. 

As relações de trabalho foram visivelmente afetadas e foi preciso adotar novas medidas para que as empresas se mantenham no mercado. Uma dessas medidas é o home office: a prática de atividades profissionais fora do ambiente empresarial.

As mais variadas áreas conseguem adaptar suas rotinas e se beneficiarem do trabalho remoto em tempos de quarentena. Isso é possível graças a ajuda de softwares e ferramentas disponibilizadas pela tecnologia.

Hoje, veremos tudo sobre como realizar o trabalho remoto em TI e trouxemos algumas dicas para tornar essa tarefa mais produtiva. Continue lendo para saber mais!

Vantagens de trabalhar em casa

trabalho-remoto
  • Economia de tempo e dinheiro: ao praticar o trabalho remoto, não é necessário se deslocar de casa até o trabalho, o que gera uma economia com transporte e alimentação. 
  • Maior qualidade: o tempo que antes era usado no trajeto do trabalho, com o home office pode ser mais bem aproveitado. Isso traz maior qualidade de vida ao profissional e pode contribuir para um bom desempenho no trabalho.
  • Ajuda ao meio ambiente: com menos pessoas circulando nas ruas, a poluição diminui, resultando na melhoria da qualidade do ar. Isso ficou mais visível agora, durante o isolamento social para combater o novo coronavírus. Em tempos de pandemia, ficar em casa evita o contágio e ajuda a diminuir a curva de contaminação.
  • Poder montar seu próprio horário: geralmente as empresas de TI conseguem flexibilizar os horários de trabalho de seus profissionais. Assim, o home office em TI permite que o profissional escolha o melhor horário para trabalhar. 

Desvantagens de trabalhar em casa

  • Não ter um horário fixo: quem não consegue se planejar acaba trabalhando além do necessário, o que pode gerar estresse e comprometer o tempo que deveria ser reservado para descanso. Além do mais, a falta de planejamento pode fazer com que o colaborador não consiga cumprir suas metas, comprometendo também seu desempenho.  
  • Não ter os equipamentos necessários: para o trabalho remoto em TI, é fundamental ter um dispositivo, uma boa conexão à internet e conhecimento prévio para usar algumas ferramentas. As empresas podem usufruir do aluguel de notebooks e tablets aqui, na Convex, como uma forma barata de oferecer equipamentos de ponta aos funcionários em home office
  • Dificuldade de concentração: apesar de o conforto do lar ser ótimo, estar em casa pode atrapalhar a concentração de alguns. Isso porque estamos sujeitos a mais distrações, como barulhos e interrupções que podem desviar a atenção.  

Trabalhar em casa pode ser mais difícil para alguns; pensando nisso, separamos algumas dicas para aumentar a produtividade ao praticar o home office em TI.

1) Como se organizar e manter o foco

trabalho-remoto

O home office requer disciplina e foco. Em casa pode ser mais difícil conciliar a família e se concentrar no trabalho. Por isso, é importante definir horários e cumprir metas. 

Se sua empresa tiver horários flexíveis, determine seus horários para começar e terminar. Caso contrário, lembre-se de ficar disponível no horário indicado pela empresa. Crie uma agenda com as tarefas do dia e foque em resolvê-las.  

A comunicação é outro ponto importante. Mantenha o diálogo entre os demais colaboradores sobre o andamento dos projetos para direcionar novas tarefas ou rever prazos. 

2) Local de trabalho

Sua casa se tornou seu novo local de trabalho. O trabalho remoto em TI requer alguns equipamentos e ambiente propício para melhorar sua produtividade. 

Busque um ambiente sem distrações para ajudar você a manter o foco no trabalho. Mantenha sua mesa organizada e deixe perto somente o que vai precisar para trabalhar. 

3) Aplicativos para home office

O Google G Suite é uma ótima forma de ter ferramentas corporativas reunidas em um lugar só. A suíte de aplicativos do Google possui as ferramentas que você precisa para o trabalho remoto em TI, de modo integrado e com interface simples e moderna. 

Estão disponíveis as versões empresariais dos aplicativos Google, como Gmail, Agenda, Apresentações, Documentos e muito mais.

As reuniões também foram transformadas, e hoje tudo pode ser feito on-line. O Google Hangouts permite criar videoconferências para manter o contato com diversas pessoas de maneira remota, sem precisar sair de casa.

4) Como reduzir custos 

trabalho-remoto

O home office requer o uso de ferramentas e dispositivos para videoconferências, apresentações, confecção de documentos e planilhas.

Para implementar o trabalho remoto em TI em sua empresa, a compra de equipamentos pode ser substituída pela locação. O aluguel de equipamentos de TI é vantajoso, pois não demanda grandes investimentos iniciais e as máquinas já vêm prontas para usar. 

Dentre os equipamentos usados no home office, é possível fazer o aluguel de notebooks e tablets para realizar videoconferências com mais facilidade, pois esses dispositivos já vêm com webcam e alto-falantes integrados.

Para projetos mais robustos, o aluguel de computadores é ideal para comportar ferramentas de trabalho que requerem equipamentos mais potentes.

Você pode contar com a Convex para fazer o aluguel de computadores e o aluguel de notebooks para auxiliar no trabalho remoto em TI de seus profissionais!

É muito mais prático ter todos os equipamentos prontos e com todas as ferramentas que você precisa, com rapidez e otimização de custos. Para facilitar ainda mais, a Convex é uma empresa parceira do Google e faz a implementação do Google G Suite na sua empresa!

A Convex é uma empresa especializada no aluguel de tablets, notebooks, computadores, Chromebooks, servidores e muito mais. Todos os equipamentos são atualizados e entregues de forma rápida. Faz o aluguel dos equipamentos e serviços de TI de acordo com sua necessidade e sempre visando o melhor desempenho para sua empresa. 

Entre em contato e solicite um orçamento conosco! Curta nossa página no Facebook e continue acompanhando nosso blog. Nós vemos na próxima! Até mais!