A necessidade de isolamento e as mudanças que estamos enfrentando com a pandemia de coronavírus exige a adaptação a novas rotinas de trabalho. Para manter as relações comerciais, a videoconferência vem sendo utilizada nas instituições.

Para acompanhar essa tendência, explicaremos como usar equipamentos e tecnologia como soluções de videoconferência para empresas. 

Já pensou em aluguel de computadores, notebooks e tablets para fazer videoconferência em sua empresa? É uma opção prática e rápida, que conta com diversas melhorias em produtividade e infraestrutura de TI para realizar as reuniões com tranquilidade. Quer saber mais? Continue lendo esse texto que vamos contar todas as vantagens!

Videoconferência como aliada nas empresas

A videoconferência tornou-se uma prática mais barata e simples para conectar pessoas remotamente e em tempo real. Com o avanço da tecnologia, fica cada vez mais fácil marcar reuniões a distância. Pessoas em escritórios de diferentes locais se comunicam entre si sem preocupações com deslocamentos. Isso gera uma série de vantagens, incluindo praticidade, maior rapidez na tomada de decisões, redução de custos e aumento de produtividade.

Para se beneficiar da videoconferência, são necessárias boas ferramentas. Só quem já perdeu a conexão com a internet no meio de uma reunião importante ou perdeu o horário porque o computador travou sabe o quanto isso é ruim.

Garantir o bom funcionamento de seus equipamentos é fundamental para que a videoconferência ocorra sem imprevistos. Manter os equipamentos atualizados permite uma melhor experiência e previne acidentes. Para isso, existem diversas soluções de videoconferência para empresas.

Ferramentas para ajudar

Quando falamos em soluções de videoconferência para empresas, pensamos tanto em equipamentos como em programas e aplicativos. Essas ferramentas são fundamentais para conseguir bons resultados. Citaremos algumas delas, muito úteis se você deseja fazer reuniões por vídeo e não sabe por onde começar. 

G Suite para empresas

O Google G Suite é um pacote com aplicativos do Google que pode ser usado do computador, smartphone ou tablet. O G Suite para empresas possui as versões empresariais dos serviços Google que você já deve conhecer, como Documentos, Drive, Hangouts, entre outros. O Google G Suite é voltado à colaboração e produtividade das empresas e permite a personalização com o nome de domínio do cliente. O armazenamento de dados é feito 100% na nuvem, o que minimiza custos com manutenção.

Google Hangouts

O Google Hangouts é um aplicativo de troca de mensagens. É possível conversar por texto, realizar chamada de voz e videoconferência em grupo. 

Somente no G Suite para empresas você encontra o Google Hangouts Meet, usado para fazer videoconferências on-line. No Hangouts Meet é possível criar grupos para videoconferência de 100 até 250 pessoas, dependendo do pacote escolhido. Estão disponíveis soluções para todo tipo de empresa. Basta criar uma reunião e compartilhar o link com quem você quiser. Com esse link, seus convidados já estão prontos para participar da videoconferência na data e hora marcadas.

Existem várias facilidades no Google Hangouts Meet, que faz parte do Google G Suite. Vamos a algumas delas:

  • Qualquer tipo de empresa pode ter. O acesso é feito por meio da sua conta no Gmail, de qualquer computador, tablet ou smartphone
  • Interface rápida e leve. Não exige equipamentos sofisticados para usar.
  • As videoconferências podem ser feitas em qualquer lugar. Se estiver com acesso remoto, é possível usar um smartphone ou tablet, basta um toque para participar.
  • Você pode marcar reuniões a partir de um evento sincronizado com o Google Agenda ou, então, enviar convites por e-mail a qualquer pessoa. 
  • Seus conteúdos de áudio e vídeo são protegidos por criptografia.
  • Funciona também com outros aplicativos de videoconferência, como o Skype for Business. Se seu convidado não tiver o Google Hangouts, ele pode participar, sem problemas, usando a plataforma Pexip Infinity.

Infraestrutura em TI

Para realizar a videoconferência, é preciso ver e ser visto, ouvir e ser ouvido. Se estiver precisando de mais computadores para atender às suas necessidades, ou ainda, se precisar renovar os seus dispositivos, você pode fazer o aluguel de computadores. É uma solução mais barata e que garante que suas máquinas estejam sempre modernizadas e prontas para uso, conforme sua demanda. Esse serviço, assim como a locação de notebooks, tablets e muito mais, você encontra na Convex

As soluções de videoconferência para empresas incluem, além de aplicativos como o Google Hangouts, como falamos acima, a infraestrutura em TI para garantir que tudo ocorra bem. 

  • Computadores: é indispensável para a videoconferência na empresa. Eles permitem acessar aplicativos como o Google Hangouts e o Google G Suite, por exemplo. O aluguel de computadores é a forma mais prática para reduzir custos e garantir equipamentos sempre atualizados.
  • Notebooks: a locação de notebooks é outra opção vantajosa. Muitos possuem webcam integrada e permitem acesso remoto. Assim, a videoconferência pode ser feita de qualquer lugar!
  • Câmeras e microfones: a videoconferência acontece com a comunicação entre os participantes. A transmissão pode ser feita direto da webcam de seu notebook ou da câmera de seu celular. Para mais qualidade em áudio e vídeo ao realizar reuniões maiores, a aposta é em câmeras e microfones externos que captam imagem e som de forma mais ampla.
  • Cabeamento estruturado: para transmitir ou receber uma videochamada, é essencial uma boa conexão à internet, certo? Com o cabeamento estruturado, é possível maior confiabilidade e melhor performance de rede, além de um ambiente mais organizado. É útil também na hora de instalar novos equipamentos e criar pontos de rede. Inclui desde hubs, switches e roteadores até a instalação. Você também encontra esse serviço, com qualidade, feito por profissionais capacitados aqui na Convex.

Gostou de saber sobre equipamentos e soluções de videoconferência para empresas? Vem saber mais no blog da Convex!

Você pode contar com a Convex para implementar videoconferências na sua empresa! Temos profissionais preparados para oferecer a você a melhor solução! A Convex também é especializada na locação de equipamentos de TI, sendo referência no ramo! Fazemos o aluguel de computadores, notebooks, Chromebooks e muito mais! Faça um orçamento conosco! Curta também nossa página no Facebook. Até a próxima!