O termo ainda é novo pra muita gente, mas não para de crescer aqui. As AgTech’s são empresas de tecnologias voltadas para a área rural, como se fossem o “nosso Vale do Silício” para o agronegócio. Diversas startups estão crescendo na área, com ideias que vieram revolucionar o campo brasileiro. Veja agora 5 inovações tecnológicas que mostram como a tecnologia é uma aliada do campo:

Rastreando sua carne
Quer saber pelo o que sua carne passou? Foi pensando nisso que a companhia Safe Trace desenvolveu um aplicativo de rastreamento de carne, o lema deles é “do pasto ao prato”. A vantagem de utilizar o software é que a produção fica mais eficiente e o cliente sente-se bem mais seguro.

Carne-estragada

As carnes rastreadas pela Safe Trace são ecologicamente corretas. Com esse rastreamento qualquer pessoa tem acesso sobre tudo o que o animal passou no campo.
Funciona assim: o animal  é rastreado com a ajuda de chips eletrônicos que permitem saber onde ele nasceu e como foi criado.
Todas as informações são cadastradas na internet, é possível saber origem, peso, donos, por onde pastou e até seus parceiros amorosos! Na embalagem consta um código, é através dele que você acessa todos esses dados. Dessa forma podemos nos preocupar menos com a carne estragada, não é mesmo?

Tablet do agricultor
A empresa Strinder desenvolveu um aplicativo que facilita o trabalho do agricultor na forma de um tablet. O app pode ser usado de forma offline e serve para manejar pragas, controlar aplicações e monitorar indicadores de fertilidade e umidade.
A empresa é focada nas futuras gerações dos agricultores, ou seja, todo esse pessoal antenado desde cedo em tecnologia. A empresa aposta em tecnologia barata e parecida com outras plataformas, como o Facebook e WhatsApp.

Os Drones da agricultura

O rastreamento de áreas agrícolas é o foco da XMobots. Através de Drones produzidos pela empresa, o agricultor consegue saber mais sobre a topografia de suas terras, as linhas de plantio e também encontrar pragas e fazer a contagem do gado. O foco da empresa é a agricultura de precisão, imagina só uma equipe de agricultores e parte dela sendo Drones, isso sim é praticidade!

Carne-estragada

Os Agentes biológicos

Através da biotecnologia  é que a empresa BUG busca ajudar no desenvolvimento do agronegócio brasileiro. A empresa produz agentes como vespas, ovos e parasitoides para o controle biológico de pragas. A vantagem é a sustentabilidade do processo, já que dessa forma, o agricultor não precisará utilizar inseticidas, diminuindo as chances de poluição do ecossistema e intoxicação dos funcionários.  A empresa foi considerada a 33ª empresa mais inovadora do mundo pela revista americana Fast Company!

Negociação Online

Compras e negociações agrícolas também podem ser feitas de forma online. Através do site Osalim, agricultores e clientes promovem a compra e a venda de grãos de consumo, sementes e insumos agrícolas. Uma plataforma online que aproxima o agricultor do cliente de forma prática e segura. Então, não estranhe se daqui há alguns anos aparecer anúncios de lojas virtuais vendendo grãos. Nada de enlatado, tudo direto do campo!