O conceito de TI verde nas empresas vai muito além da preservação do meio ambiente. Quando falamos de desenvolvimento sustentável em TI estamos falando de aspectos econômicos, sociais e ambientais. Conforme a empresa cresce, aumenta a demanda por recursos naturais e maior esforço dos profissionais. Dessa forma, além das práticas sustentáveis ajudarem na preservação do meio ambiente, também te ajudarão a economizar e otimizar os processos na sua empresa.
Quando o assunto é TI verde, existem três níveis para a implementação:
1 – TI Verde: Incrementação Tática
Esse é o nível básico e não exige mudanças na infraestrutura e nem nas políticas internas de TI. Basicamente é a fase de implementar medidas econômicas para otimizar os gastos elétricos, tais como: utilizar equipamentos mais econômicos, trocar lâmpadas antigas por LED, desligar equipamentos que não necessitem ficar ligados o tempo todo, configurar stand by e modo de repouso quando possível em seus equipamentos de TI. Aqui, uma boa conversa com a equipe sobre como economizar também ajuda bastante, veja a importância de um treinamento da equipe!
2 – TI Verde Estratégico
É o segundo nível das ações e estratégias, exige uma auditoria sobre o impacto no meio ambiente causado pela infraestrutura e os recursos tecnológicos da empresa . Aqui já estamos falando de alterações na infraestrutura e a terceirização de equipamentos é um bom exemplo desta etapa. Optar pelo aluguel de computadores ao invés da compra é uma excelente opção para um TI Verde Estratégico, pois através dessa estratégia é possível adquirir equipamentos modernos e sempre atualizados, o que irá conferir maior economia e eficiência em sua rede Veja 5 motivos para a terceirização em TI. Além disso, nessa etapa é importante rever a infraestrutura como um todo e pensar em melhores estratégias com foco em menor consumo de recursos e implantação de novas políticas internas, além de adotar medidas para descarte correto de materiais, por exemplo: cartuchos de impressora e demais resíduos gerados.
3 – Deep IT
Essa é a terceira e última etapa para um TI verde, mas também a mais complexa. Isso porque essa etapa traz ao projeto a implementação de um parque tecnológico, para o aumento do desempenho com o mínimo gasto elétrico. Nesse nível estão inclusos projetos de refrigeração, iluminação e realocação dos equipamentos na organização com base nas duas primeiras etapas. Podemos citar como case o Google, que pratica ações que incluem desde o planejamento eficiente de seus data centers, passando pela locomoção dos funcionários com veículos elétricos até o consumo de energia alternativa, como a solar e a eólica em suas instalações internas.
Como mencionamos, a sustentabilidade está além de preservar o meio ambiente, um TI Verde otimiza custos, recursos naturais e auxilia no desempenho da equipe através de melhores práticas. Hoje há diversas opções para serem implementadas, o armazenamento em nuvem e o outsourcing são alguns exemplos. Através da terceirização, os custos de manutenção e cuidados com atualização dos equipamentos passa a ser por conta de outra empresa especializada, conheça melhor nossas soluções em terceirização aqui!
Há quem diga que é um processo complexo, porém isso depende de cada empresa e da forma que as práticas serão implementadas. O importante é garantir que cada vez mais a empresa cresça otimizando custos e evoluindo seus processos visando aumento de produtividade, otimização de custos e consequentemente menor impacto ao planeta.