back

Workstations, entenda estes supercomputadores

by admin for Uncategorized
Workstations, entenda estes supercomputadores

Muito provavelmente, você já se encontrou em péssimas situações ao usar um computador, em que a máquina era extremamente lenta, travava ao abrir diversos programas e, em casos piores, chegou a travar até ao abrir o Paint. Há ainda aquele momento em que tudo desliga no meio de um trabalho muito importante, programas incríveis deixam de funcionar e o famoso aviso de “o programa não está respondendo” aparece.
Por esses e outros motivos, ter computadores rápidos e de qualidade se faz completamente necessário nos dias de hoje, podendo ser as soluções para seus problemas! E é pensando nisso que nós reservamos esta matéria para você. Entenda agora o que são e como funcionam os Workstations:

Workstation: O que é?
Workstation, no bom e velho português, significa Estação de Trabalho, que nada mais é do que um computador com ótimos gráficos e alta capacidade de processamento de cálculos. Mas não se engane, comprar um bom processador e placa de vídeo para seu computador não o vai tornar um Workstation, uma vez que essas máquinas são feitas unicamente para realizar atividades específicas. Portanto, nem pense em “turbinar o pc” achando que vai ter um Workstation, pois não é bem por aí.

workstation

Qual a diferença entre PC e Workstation?
Como citado acima, os Workstations são computadores com finalidades específicas, por exemplo, edição e processamento de som, vídeo, imagem, áudio, etc., que trabalham muito bem com CAD/3D. Workstations são, inclusive, muito usados para a criação de efeitos especiais, desde animações como Shrek e Toy Story até filmes como Jurassic Park e King Kong!

workstation

Já o PC (Personal Computer) é, muito provavelmente, o computador que você, nós e quase todo mundo temos em casa ou nas empresas. Em outras palavras, é apenas um computador (sendo até mesmo o termo utilizado por muitos para se definir a isso), com sua construção base, que consiste em basicamente gabinete, placa mãe, processador, placa de vídeo, etc., cujo desempenho varia conforme o usuário.

workstation_pc

Podemos dizer que o Workstation se trata de um computador feito para realização de múltiplas tarefas ou de tarefas exclusivas que exijam alto processamento, enquanto o PC nada mais é do que um computador cujo desempenho varia de acordo com o usuário e suas necessidades. Basicamente, todo Workstation é um PC, mas nem todo PC é um Workstation, entendeu?

Memória ECC

O maior diferencial das Workstations em relação aos demais computadores está na tecnologia aplicada a essas poderosas máquinas, que possuem memória ECC (Error Correcting Code), que caso não saiba, consiste em uma memória RAM com capacidade de autocorrigir erros de single-bit, invertendo seu estado lógico de 0 para 1 e vice versa.

Imagine uma memória RAM que simplesmente não trava! Isso mesmo, sua capacidade de autocorreção torna as Workstations realmente potentes. Por conta disso, são muito usadas em servidores onde as aplicações não toleram erros de dados, em especial as áreas financeiras e científicas.

Além de tudo isso, as Workstations ainda possuem placas de vídeo específicas para o desenvolvimento de gráficos, processadores de última geração (que fornecem o melhor desempenho), dentre outras tecnologias que tornam essas máquinas extremamente rápidas

memoria_ecc_workstation

 

Para quais áreas o Workstation é destinado?
Com o exemplo no tópico anterior, você pode ter se perguntado “para quê vou querer um computador com tanto desempenho assim?” A verdade é que você não precisa ser um produtor de filmes hollywoodianos para ter seu Workstation!

De fato, Workstations são destinados a profissionais específicos e não ao público em geral, então é muito comum profissionais da área de arquitetura, criação, desenho industrial e certos ramos da engenharia optarem por Workstations. Além disso, por conta de seu alto desempenho, têm sido uma ótima opção para empresas de TI que querem dar melhores condições de trabalho aos funcionários, acabando com problemas frequentes com as máquinas e acelerando a execução dos serviços.

workstations

Vantagens do Workstation
Muito provavelmente, você notou o quanto eles podem fazer a diferença e o quanto são essenciais em determinados ramos profissionais, certo? Apesar de existirem há anos, vêm  ganhando cada vez mais destaque e se tornando tendência, principalmente no mercado de TI. Confira brevemente algumas vantagens do Workstation, além do porquê e como implementar essa tecnologia na empresa:

  • Execução de diversas tarefas ao mesmo tempo;
  • Processamento rápido de vídeo, imagem, áudio e muito mais;
  • Computador ideal para arquitetura, desenho industrial, cinema e diversas áreas da engenharia;
  • Desempenho muito acima de computadores comuns;
  • Atendem a determinadas finalidades, cujo desempenho esperado outras máquinas não conseguiriam obter;
  • Melhoria de produtividade e execução de serviços;
  • Destaque no mercado de TI;
  • Grandes empresas optam pelo seu uso.

workstation_vantagens

Realmente, são diversas vantagens não é mesmo? Espere… ainda não está convencido? Então, continue lendo a matéria e veja alguns exemplos destes supercomputadores.

Modelos – Workstation
Os Workstations Dell são, sem dúvida, os mais procurados no mercado, e não é por menos. Afinal, são realmente potentes! Após acompanhar todo o conceito por trás do Workstation, veja abaixo alguns modelos incríveis para locações:


workstation-dell

Workstation Dell – Precision T3610
Processador: Xeon E5-1602v4
Memória RAM: 32GB
HD 2TB SATA
DVD RW
Placa de vídeo: Nvidia Quadro K2000 2GB
Monitor 22” LED
Potente, não é mesmo? Processador de alto desempenho, memória imensa e umas das melhores placas de vídeo do mercado, além de todo os outros requisitos! Muito superior a desktops comuns, mostrando que o Workstation Dell é, sem dúvida, incrível.

 

 

workstation-lenovo

 


Workstation Lenovo – Mod. S30

Processador: Xeon E5-2620v3

Memória RAM: 16GB
HD 1TB SATA
DVD RW
Placa de vídeo: Nvidia Quadro K2000 2GB
Monitor 22” LED
Apesar do Workstation Dell ser incrível, acredite, o modelo Lenovo não fica para trás, podendo atender a todas as suas necessidades e ajudar muito nos seus negócios e até mesmo em seu dia a dia.

 

 

workstation-dell

 


Workstation Dell – 
Precision T7610
2 Processadores: Xeon 2620v3
Memória RAM: 64 GB
HD 2 TB SATA
HD 256 GB SSD
DVDRW
Placa de vídeo: Nvidia Quadro K5000 4GBs
Monitor 24” Full HD LED
Por fim, apresentamos-lhe o incrível Workstation Dell – Precision T7610, que veio para mostrar o que realmente é um supercomputador! Sendo destaque no mercado, acreditamos que não sejam necessárias mais especificações, sua composição já diz tudo.

 

Agora, após ler nossa matéria, entender o conceito e vantagens dos Workstations e ainda ver ótimos modelos, o que está esperando? Solicite seu orçamento!

 

ITIL, o que é e por que é importante em TI?
Anterior ITIL, o que é e por que é importante em TI?

Os resultados que você almeja nem sempre são alcançados, e um dos motivos principais que…

Locação de computadores, veja como funciona
Próximo Locação de computadores, veja como funciona

Você já se perguntou “como funciona a locação de computadores”? Possui máquinas lentas que atrasam…