back

7 Maiores Vantagens do Linux

by admin for Uncategorized
7 Maiores Vantagens do Linux

Windows x Linux! Cada um tem seus fãs, e geralmente rola muita discussão para decidir qual seria o melhor sistema operacional. No fim, podemos dizer que cada um apresenta suas vantagens e desvantagens, afinal não há sistema perfeito.

Apesar disso, a grande maioria prefere o Windows, seja por costume, valor ou desconhecimento da concorrência, não podemos negar que Windows é excelente, mas… você sabe quais são as vantagens do Linux? Sabia que, assim como as variações do Windows (XP, Vista, 7, 8, 10), o Linux também tem seus modelos (como por exemplo o Ubuntu)? Confira agora as 7 maiores vantagens do Linux:

Segurança
Se existe um ponto que sempre ressaltamos é a segurança! Desde abordar como se ter uma rede segura até explicar e alertar sobre as diferenças entre vírus e malware.
Pensando nisso, um sistema operacional que por si só apresenta mais segurança é, sem dúvida, um parâmetro chave na decisão de escolha.  Para que haja alguma instalação ou alteração no sistema, é necessária a aprovação pelo usuário root, que é como se fosse um usuário especial do sistema. Em outras palavras, determinadas ações só serão executadas caso você autorize com o nome de usuário e senha.
Tendo isso em mente, podemos dizer que a probabilidade de se pegar um vírus ou ser afetado por algum programa malicioso é bem menor no Linux em relação ao Windows.

linux

Baixo Custo
É muito comum encontrarmos no mercado computadores ou notebooks idênticos, onde a diferença se encontra apenas no sistema operacional, impactando diretamente no preço.
Sendo assim, provavelmente ao se deparar com esta situação, você perceberá que as máquinas que possuem Linux são geralmente mais baratas. Isso se deve ao fato de que a maioria dos programas que acompanham o Linux consiste em softwares livres, ou seja, aquele tipo de programa que você pode instalar sem precisar comprar o sistema. Perfeito para quem quer economizar! (Veja mais aqui sobre como reduzir custos no TI)

linux

Atualizações
Um dos pontos mais fortes se deve ao fato das atualizações constantes do sistema. O Ubuntu, por exemplo, possui novas atualizações a cada 6 meses, que não só reforça alguns aspectos, como a segurança, como também não deixa o sistema obsoleto.

ubuntu

Estabilidades
Admita, é muito chato ter que baixar um programa e reiniciar o computador para concluir a instalação. Por diversas vezes você pode estar vendo um vídeo, fazendo um trabalho importante, compartilhando arquivos… enfim, ninguém gosta de ter que parar seu trabalho para reiniciar a máquina, principalmente em casos onde esse processo demora.
No Linux, isso não é necessário. Ele foi projetado exclusivamente para não precisar ser reiniciado e, de quebra, não precisa de reformatações periódicas, dificilmente apresentando alguma falha no sistema. Ótimo tanto para empresas quanto para uso diário.

locação de computadores

Proporciona crescimento profissional
Um ponto bem importante a se levar em consideração é que o Linux vem se consolidando cada vez mais no mercado. Apesar disso, como dito anteriormente, o Windows ainda detém a preferência do povo, porém, com as vantagens que o Linux apresenta, empresas que visam otimizar a gestão de TI estão optando cada vez mais pelo sistema e, claro, procurando profissionais que saibam utilizá-lo.
Por conta disso, ter conhecimento no sistema acaba se tornando um diferencial, visto que ainda são poucos que o dominam por completo. (Falando em crescimento profissional, confira a importância da comunicação nas empresas).

Aluguel de computadores

Open Source

Linux consiste em um sistema open source, ou seja, você tem a total liberdade para alterar o código fonte do sistema, de acordo com as suas necessidades.

Sabendo disso, há uma enorme variedade de distribuições Linux. Dentre elas, selecionamos 7 distribuições, com rápidas explicações sobre seus respectivos usos:

  • Ubuntu – Destaca-se pela facilidade de instalação e suporte técnico virtual (resolução de problemas). É o modelo mais procurado e utilizado pelos usuários;
  • Mint – Sendo considerado o mais fácil de usar, é focado em usuários iniciantes;
  • Red Hat Enterprise Linux – Consiste numa distribuição comercial do sistema, sendo focada totalmente para empresas;
  • Slackware – Sendo a mais antiga dentre as distribuições do Linux, o Slackware foca-se em estabilidade e simplicidade, mantendo-se fiel ao padrão UNIX;
  • Gentoo – Focado em usuários avançados, o Gentoo possui um diferencial: todos os seus pacotes são compilados para o hardware do sistema, o que garante maior velocidade em relação às outras distribuições;
  • CentOS – Resumidamente, é bem parecida ao Red Hat, porém, gratuita. O ponto negativo é que, neste caso, também não conta com o suporte da empresa;
  • OpenSuse – Por fim, esta distribuição foca-se no uso exclusivo em servidores, possuindo desempenho elevado.Aluguel de computadores

Compatibilidade
O maior ponto de destaque no Linux é, sem dúvida, sua compatibilidade com a grande maioria das máquinas.

Sejam notebooks, computadores, servidores, modelos antigos ou modelos recentes, a grande maioria suporta Linux, e, como dito no tópico anterior, suas distribuições podem atender a qualquer um, desde o Ubuntu focado para o usuário padrão, até o Red Hat voltado para empresas.

sistema linux

Então, curtiu? Vale ressaltar que, apesar das vantagens, cada usuário tem seu gosto, logo, Linux não é necessariamente melhor que Windows e vice-versa. Esperamos que tenha gostado de nossa matéria, e, se quiser saber ainda mais, confira as demais e conheça nossos serviços. Temos certeza que não vai se arrepender!

Lugares com Wi-Fi Gratuito em SP
Anterior Lugares com Wi-Fi Gratuito em SP

Enquanto muita gente viaja, há também muita gente em casa ou trabalhando neste fim de…

10 Tendências de Tecnologia para 2018
Próximo 10 Tendências de Tecnologia para 2018

O ano está acabando e vêm tecnologias novas por aí. O tempo não para e…