back

Tecnologia para escolas

by General Marketing for Uncategorized
Tecnologia para escolas

Estamos na era da informação e, por isso, uma das principais preocupações de professores, diretores e demais pessoas envolvidas no processo de aprendizado é como conciliar as novas tecnologias à educação. Na conversa de hoje, mostraremos com exemplos, que colocar a tecnologia na sala de aula é bem mais fácil do que parece! Além disso, iremos mostrar os benefícios da tecnologia para escolas, então vem que tem!

 

Por que é importante se manter antenado às tendências de tecnologia para escolas?

tecnologia-para-escolas

Atualmente, uma das maiores preocupações dos educadores é como prender a atenção dos alunos, que estão cansados dos exaustivos e repetitivos métodos tradicionais. A tecnologia para escolas surge com a resposta para esse problema: interação. Com tecnologias interativas, como as lousas digitais, o uso de tablets ou mesmo por meio da robótica educacional, os alunos conseguem se envolver bem mais com as aulas. Além disso, a tecnologia na sala de aula permite também que temas atuais sejam trabalhados com maior facilidade.

O que leva uma escola a buscar novas tecnologias? Quais os benefícios?

tecnologia-para-escolas

No meio educacional, manter-se a par das tendências de tecnologia para escolas implica em tirar o maior proveito possível das novidades tecnológicas para melhorar o ambiente escolar!

 

Além de um maior envolvimento do aluno com os conteúdos ensinados e da maior facilidade na absorção dos conteúdos, aplicar a tecnologia na escola também permite acelerar conteúdos, tanto na hora de explicá-los quanto na velocidade de compreensão dos alunos, visto que a tecnologia em sala de aula também permite uma maior aproximação entre teoria e prática, o que influencia diretamente na velocidade do aprendizado.

 

Outro aspecto acelerado pela tecnologia é a correção de testes e provas. Provas digitais permitem maior precisão e velocidade no recolhimento de dados, além da economia de recursos como papel e tinta, tão usados nas avaliações convencionais. Os resultados também podem ser emitidos muito mais rapidamente, sendo enviados para alunos e familiares por e-mail através do Google educacional.

 

Quais tecnologias usar?

 

Saber dos benefícios é uma coisa, mas e quais tecnologias aplicar? Como aplicá-las? Nós da Convex temos a solução! A Convex faz a locação de diversos tipos de equipamentos tecnológicos para escolas! Confira abaixo alguns dos nossos serviços e suas vantagens!

 

Google for Education

tecnologia-para-escolas

Também chamado de Google Sala de Aula, o app foi criado junto a alunos e professores, e seu objetivo é um só: fazer com que todos atinjam melhores resultados, sendo uma solução para alunos e professores trabalharem juntos com muito mais facilidade e praticidade. Através da G suite do Google for Education, sua escola se beneficiará de uma suíte de aplicativo capaz de levar tecnologia e integração entre alunos e professores. O ideal é se for usado junto do Chromebook, que é o Notebook super leve da Google!

 

Chromebook

tecnologia-para-escolas

Aproveitando a leva do Google for Education, não podemos deixar de falar sobre o Chromebook, que resumidamente é um computador pessoal feito exclusivamente para acesso à rede! Os Chromebooks conseguem permanecer ligados por horas sem estar conectados à tomada, iniciam em cerca de 8 segundos e possuem desempenho elevado. Por terem armazenamento online, eles também nunca ficam pesados, o que facilita seu uso no ambiente escolar!

Lousas Digitais

tecnologia-para-escolas

A tela interativa/lousa digital funciona como um tablet gigante, através do qual você pode não só mostrar o conteúdo da tela do seu computador ou notebook (tal como um projetor), como também interagir com este fazendo anotações, arrastando imagens, tudo sem precisar se deslocar para mexer no notebook!

 

Resumidamente, a lousa digital ou tela interativa tem todas as funcionalidades de um computador, tais como: recursos de multimídia (exibição de vídeo e imagem) e navegação na Internet.

 

Wood Robotics

tecnologia-para-escolas

A robótica como solução Maker para escolas estimula o aprendizado investigativo por meio da prática, trabalhando os conteúdos de diversas disciplinas durante a construção dos robôs. É aí que a Wood Robotics entra!

 

A Wood Robotics é uma empresa parceira da Convex que traz soluções educacionais baseadas no uso de robôs feitos de madeira. Usado em sala de aula, esse método promete proporcionar um melhor desenvolvimento das atividades. Por meio delas, os alunos são levados a se familiarizar com conceitos de mecânica, programação e eletrônica.

 

10 Razões para a sua escola utilizar tecnologia

 

Agora que você conhece as várias tecnologias disponíveis para escolas, vamos enumerar algumas razões que certamente irão te convencer do papel indispensável da tecnologia na educação!

 

1 – Maior envolvimento dos alunos nas atividades;

2 – Economia de materiais como papéis, canetas e tinta;

3 – Agilização dos conteúdos, evitando que se perca muito tempo em uma só matéria;

4 – Aproximação entre teoria e prática, indispensável para a compreensão dos alunos;

5 – Agilização na correção de testes e provas;

6 – Fomenta o pensamento crítico;

7 – Promove o uso e familiarização do aluno com as tecnologias;

8 – Leva o aluno a buscar soluções para problemas criativos de forma criativa;

9 – Motiva o trabalho em equipe;

10 – Potencializa as capacidades cognitivas, motoras e perceptivas.

 

São Caetano: Um exemplo prático da influência da tecnologia nas escolas

tecnologia-para-escolas

A Prova São Caetano – uma avaliação de desempenho aplicada todos os anos em São Caetano aos alunos da rede municipal – foi realizada em versão digital após a Prefeitura da cidade fechar parceria com a Convex. Cerca de 2.500 alunos do Ensino Fundamental utilizaram tablets para a realização do exame.

Para a realização do exame não foram necessários investimentos, já que a rede contava com infraestrutura tecnológica.

 

A digitalização da Prova São Caetano representou grande economia de tempo e recursos. O resultado saiu minutos depois da conclusão da prova, sendo enviado aos alunos e familiares por meio da conta de e-mail do Google Educacional, graças à parceria estabelecida o Google, sem custo algum para o município. Foram economizadas aproximadamente 150 mil folhas de papel e tinta de impressão.

 

Gostou de saber mais sobre a influência da tecnologia para escolas? Fique atento ao Blog Convex para mais novidades do mundo de TI! Se interessou por algum dos serviços e quer fazer uma locação? Faça um orçamento conosco! Siga-nos, também, no Facebook!

 

Cabeamento Estruturado: o que é e como fazer
Prev post Cabeamento Estruturado: o que é e como fazer

Atualmente muito se tem falado em cabeamento estruturado, mas afinal, o que é isso? O…

CAPEX e OPEX em TI
Next post CAPEX e OPEX em TI

Ser indispensável que as empresas acompanhem as novas tecnologias, isso é inegável. No entanto, é…