back

Superaquecimentos de máquinas no verão

by General Marketing for Uncategorized
Superaquecimentos de máquinas no verão

O verão 2019/2020 está chegando e sabemos que aqui no Brasil ele vem com força total, fazendo que todos nós tenhamos que cuidar cuidado com problemas como a desidratação, por exemplo. No entanto, computadores e máquinas também precisam de cuidados especiais, principalmente porque nessa época do ano a tendência de superaquecimento é maior. Venha descobrir aqui por que esse superaquecimento acontece e dicas de como evitá-lo!

Superaquecimento: como identificar e quais são os perigos para máquina?
Seu computador está fazendo barulhos estranhos, está reiniciando repentinamente ou até mesmo você sente as peças quentes? A partir daí já é bom tomar cuidado, pois são indícios de um computador superaquecendo.

É comum que, de forma repentina, ocorra queima de fontes e desligamentos. Quando o processador atinge a casa dos 55ºC (limite padrão) ou 60ºC, é comum ocorrer um desligamento repentino, pois isso evita que o mesmo queime, tornando-se assim uma medida de proteção automática do computador. Nessas temperaturas altas, os capacitores da placa-mãe correm grande risco de estourar, bem como as placas de vídeo ou fonte de alimentação.

Um dos maiores perigos de todo esse superaquecimento é o contato caloroso entre os componentes metálicos, chips e cabos, que podem gerar faíscas, pegar fogo e, em casos mais extremos, pode ocasionar uma explosão. Hoje em dia são situações difíceis de acontecer, pois as máquinas e computadores de hoje em dia contam com proteções de peso para evitar essas situações, mas isso não quer dizer que são casos que devem ser ignorados.

Como evitar o superaquecimento no verão?

superaquecimento

Uma das principais dicas para evitar o superaquecimento de máquinas e computadores, é a ventilação da CPU. Não adianta nada você ter uma máquina super potente e utilizá-la em uma sala quente, sem ventilação, ainda mais nessa época do ano. O ideal é manter entradas e saídas afastadas de paredes ou móveis. O impedimento do ar circulando na máquina fará com que a temperatura interna aumente. A organização dos cabos da parte interna da CPU também é fundamental, mantenha-os presos e organizados, pois muito deles soltos também impedem a circulação do ar.

 

Os coolers também são uma ótima opção para evitar o superaquecimento de computadores e notebooks. Eles ajudam no funcionamento do dissipador de calor do computador, que também deve permanecer limpo para exercer a função de resfriar alguns componentes internos da máquina, e na circulação do ar. Quando ele está muito sujo, ele compromete o funcionamento da máquina.

E falando em cooler, um dos mais eficientes é o water-cooler, que contém um líquido especial que ajuda a manter todos os componentes da máquina refrigerados. Esse tipo é bem mais eficaz que o cooler de ar, chegando a diminuir a temperatura do gabinete em 50% em relação ao sistema de resfriamento de ar.

superaquecimento

Quando o computador não estiver sendo usado, desligue-o. Depois de horas com o PC ligado e, ainda por cima, utilizando-o, mantê-lo desligado ajudará no resfriamento da CPU e isso pode ajudar a evitar até mesmo que a máquina queime devido ao excesso de calor, além também de economizar energia.

superaquecimento

Outro perigo que o verão pode trazer para máquinas e computadores são as chuvas. Chuvas de verão vem de forma repentina e com muita força, normalmente acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas. Desligue o computador da tomada, deixe-o um pouco de lado e espere a chuva passar, pois com ele na tomada enquanto ocorre o temporal, as chances de queimá-lo são grandes.

Gerenciar o uso dos softwares também é uma forma de evitar o superaquecimento da máquina. Alguns programas exigem muitos recursos e, por conta disso, o computador trabalha ainda mais, o consumo de energia aumenta e o calor vai sendo cada vez mais produzido. Às vezes é difícil saber qual programa está prejudicando a máquina ou você não tem ideia de qual desinstalar, para isso existem programas como o ‘Should I Remove It?’, com ele você quais programas existem na máquina e a função de cada um, tornando a limpeza ainda mais fácil. Tente monitorar sempre os programas em execução na sua máquina ou aqueles que você não utiliza mais faz tempo!

 

A checagem da pasta térmica também é essencial. Ela é aplicada entre o dissipador de calor do cooler e o processador, tendo como função aumentar a aderência entre eles e deixar que o resfriamento aconteça com uma eficácia maior.

A importância da temperatura ambiente no local dos computadores

superaquecimento

Como dito anteriormente, a temperatura do ambiente também influencia o superaquecimento das máquinas. Não são incomuns os relatos de computadores reiniciando sozinhos quando o ambiente local está muito quente, ou pessoas nos mais variados fóruns perguntando o que fazer com computadores que ficam em um ambiente mais quente que o normal.

Além de deixar as entradas e saídas da CPU afastadas de paredes e móveis, é essencial manter a temperatura ambiente mais amena, principalmente no verão. O ar condicionado pode ser considerado um grande amigo dos computadores, pois ajuda a manter o local em temperatura ideal contra o superaquecimento. Para “potencializar” a refrigeração, é interessante colocar um ventilador na traseira do gabinete. O objeto não é tão caro e pode baixar a temperatura em até 15ºC.

Escolheu o local onde o computador ficará? Deixe-o sempre impecável, com um bom arejamento de ar e mantenha-o limpo, tomando cuidado com poeiras que podem entrar na máquina e prejudicar os serviços do cooler e das ventoinhas.

Conte com a Convex na sua empresa nesse verão e sempre!

Por que não alugar nossos produtos para sua empresa? A Convex tem todos os recursos para viabilizar projetos de infraestrutura de TI a custos menores, sem abrir mão de equipamentos de alta performance.

Algumas das vantagens de trabalhar com a Convex é que você economiza em um investimento muito grande para aquisição dos equipamentos, conta com uma facilidade maior para implementar novas tecnologias, todos os nossos equipamentos estão sempre atualizados e ainda conta com uma equipe de suporte técnico treinada para qualquer coisa que aconteça.

Traga seu projeto! São computadores, notebooks, chromebooks, tablets, projetores e muito mais! Nossos consultores vão te auxiliar na redução dos custos de sua empresa com equipamentos. Solicite um Orçamento.

Esperamos que essas dicas contra o superaquecimento de computadores tenham te ajudado. Não esqueça de cuidar muito bem nesse verão, tanto de você, quanto de sua máquina.

Para ler mais textos como este ou outras matérias, não deixe de acessar nosso blog e não hesite entrar em contato conosco caso haja alguma dúvida.

Cultura Maker nas Escolas
Prev post Cultura Maker nas Escolas

Um dos maiores problemas enfrentados pelos professores em sala de aula é o desinteresse dos…

Como Modernizar o Aprendizado – Telas Interativas
Next post Como Modernizar o Aprendizado – Telas Interativas

Atualmente, uma das principais preocupações dos educadores é como aplicar as novas tecnologias no ambiente…