back

Segurança no computador para crianças

by General Marketing for Uncategorized
Segurança no computador para crianças

Em plena era da informação, a tecnologia estende-se a diversos públicos-alvo: crianças, jovens, adultos e, até mesmo, idosos! Não dá pra negar, todo mundo adora as novas tecnologias, em especial as crianças. Com a criação de cada vez mais softwares e conteúdos voltados ao público infantil, a gama de benefícios que a internet pode conceder é quase ilimitada. No entanto, a Internet não é um território livre de perigos! Na conversa de hoje vamos falar sobre segurança para crianças na internet!

Os perigos da Internet

criancas-na-internet

Uma ferramenta tão abrangente como a Internet pode vir a causar sérios problemas, caso os conteúdos acessados pelos seus filhos não sejam adequadamente filtrados e monitorados. Além da ameaça de hackers, phishing e malwares (bastante comuns em sites de jogos e conteúdos baixáveis), há também o risco de pessoas mal intencionadas, como ladrões, sequestradores e pedófilos. Outros riscos incluem a exposição da criança a conteúdos inadequados como pornografia, palavrões, cenas de violência e discursos de ódio. Daí a importância de buscar métodos de segurança para crianças na internet.

Softwares de Controle Parental

criancas-na-internet

“E agora? Como não expor as crianças a esses perigos? Já sei, vou cortar a internet!” Calma, não é pra tanto! É possível ter uma navegação segura na internet. Um dos principais métodos é através dos Softwares de Controle Parental, que são ferramentas e filtros que os pais podem instalar em computadores e celulares para controlar e restringir todo conteúdo acessado pelas crianças. É possível controlar a navegação, bloquear sites e usuários que possam ser perigosos. Para Windows, recomendamos o Windows Family Safety. É gratuito, e depois de fazer o registro, você pode personalizar os filtros e escolher o nível de filtragem, definindo quais sites você autoriza que seu filho acesse. Nos aparelhos com sistema Android, você pode controlar o que os pequenos baixam ou compram na Play Store. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra o app da Play Store e toque no símbolo do Menu.
  2. Depois, toque em Configurações e procure a opção Controle dos Pais.
  3. Ative a função e crie um PIN de acesso. Agora, você pode personalizar o Controle dos Pais como desejar, restringindo músicas, apps, jogos e filmes.

O procedimento também é possível para os usuários de aparelhos IOS a partir dos passos a seguir:

  1. Toque em Ajustes na tela do seu aparelho. Selecione a opção Geral, e depois, toque em Restrições.
  2. Toque em Ativar restrições e, em seguida, crie um código de acesso. Agora, basta personalizar as opções da forma que desejar.

Dicas para filtrar o que as crianças acessam no Youtube ou no Google
criancas-na-internet

O Google e o Youtube contam com um filtro chamado SafeSearch, que filtra os resultados de buscas para impedir o acesso a conteúdo impróprio. Com esse filtro ativado, mesmo que seja feita uma busca por um tema pesadamente explícito, os resultados serão filtrados e grande parte do conteúdo impróprio será bloqueado. Iremos ensinar como ativar o SafeSearch para maior segurança na internet.

Google:
No PC:

  1. Acesse a página Configurações de pesquisa.
  2. Na seção “Filtros do SafeSearch”, marque ou desmarque a caixa de seleção localizada ao lado da opção “Ativar SafeSearch”.
  3. Na parte inferior da página, clique em Salvar.

No Android e no Iphone/IPad as configurações são bem similares.

Google App:

  1. Abra o Google app .
  2. No canto inferior direito, toque em Menu   Configurações  Contas e privacidade.
  3. Ao lado de “Filtro SafeSearch”, alterne a chave para a posição de ativação ou desativação.

Navegador de Smartphones:

  1. Acesse as Configurações de pesquisa.
  2. Localize a seção “Filtros do SafeSearch”.

Para ativar o SafeSearch, toque em Filtrar resultados com conteúdo explícito.

  1. Na parte inferior da tela, toque em Salvar.

 

Youtube:

Para habilitar o recurso de filtragem Safe Search do Youtube para Android, siga esses passos:

  1. Abra o YouTube.
  2. Clique no menu > Configurações.
  3. Vá na seção de “Pesquisa”.
  4. Clique em “Filtragem SafeSearch”.
  5. Selecione a opção “Estrito“.

 

Até que ponto é saudável controlar o que as crianças fazem na internet?

criancas-na-internet

Embora toda atenção seja necessária na hora de lidar com a segurança para crianças na internet, vigiar em excesso pode fazer com que o jovem tenha a impressão de que seus responsáveis não confiam nele, o que pode acarretar problemas de comunicação dentro da família. Por isso, recomendamos opções mais sutis como o SafeSearch e outros softwares de controle parental. Além disso, a educação é o melhor filtro: ensine a não compartilhar informações pessoais, detalhes da rotina da família ou da sua própria e não confiar em desconhecidos na Internet. Vigie os locais pelos quais a criança navega: históricos de navegação são muito úteis nesse sentido, pois permitem que o responsável monitore todos os sites que a criança acessou, mesmo depois do encerramento da sessão de navegação. Além disso, vale reforçar o cuidado com o spam, aplicativos e arquivos. É bom ensiná-los a não confiar em arquivos que pedem para descarregar ou qualquer aplicação que chame a atenção e, muito menos, confiar  em publicidade que promete presentes ou aquelas que são muito chamativas e incitam a clicar. Dessa forma, pode-se navegar com maior segurança na internet. Evite, também, que as crianças façam uso de redes sociais: esses sites/aplicativos não são feitos para crianças e por mais que possam ser vigiados, podem ser bastante arriscados. Além disso, imponha limites para o tempo de uso da internet: a criança não deve ficar mais de uma hora por dia conectada à internet.

criancas-na-internet

Encerramos por aqui a conversa de hoje! Lembre-se de que não adianta cortar completamente o acesso do menor à internet, pois essa é uma ferramenta importantíssima para a educação da criança, porém coloque limites ao quanto e como essa ferramenta é utilizada e observe qualquer mudança de comportamento de seus filhos. Fazendo isso, você terá na internet um poderoso aliado no desenvolvimento da criança! Se estiver interessado em saber mais sobre informática em geral, fique de olho no Blog Convex e nos siga no Facebook!

Cuidados para se tomar nessa Black Friday
Prev post Cuidados para se tomar nessa Black Friday

A Black Friday vem aí e já é bastante esperada por muitos brasileiros. Em tempos…

Chromebook terá suporte para Windows 10
Next post Chromebook terá suporte para Windows 10

Na era da informação, uma das principais preocupações dos profissionais da educação é como usar…