back

Vírus e Malwares: Quais as diferenças e como se proteger

by admin for Uncategorized
Vírus e Malwares: Quais as diferenças e como se proteger

Cuidado! Agora mesmo seu computador pode estar infectado por vírus e malwares, mas… você sabe quais são as diferenças? Não? Sabe como se prevenir? Também não?
Não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo a combater esses intrusos, explicar cada detalhes, e, claro, pensando em sua segurança na internet, dar dicas de antivírus e outros softwares que podem ajudar, confira:

Vírus x Malware – Diferenças
Provavelmente, você já ouviu ambos os termos e, como a grande maioria, simplesmente associa ambos acreditando ser a mesma coisa, certo? Bom, você não se enganou tanto, afinal, tanto vírus quanto malwares são prejudiciais aos computadores. Porém, cada um possui suas peculiaridades, que abordaremos abaixo:

Vírus
Sendo a palavra mais comum para descrever qualquer ameaça na internet, vírus consistem em programas utilizados para “infectar” o sistema, podendo recolher dados, roubar informações, causar uma série de danos, invadir a privacidade do usuário etc.

segurança na internet

Frequentamente, vêm vinculados a e-mails, e isso acontece pelo fato de, na maioria das vezes, os vírus precisarem de uma ação do usuário para que possam ser executados. Desta forma, estes softwares maliciosos conseguem se espalhar rapidamente pelo computador ou por uma rede de computadores.

Malware

Diferentes malwares possuem diferentes propósitos! Assim como vírus, malwares também são softwares maliciosos (como o próprio nome em inglês diz, sendo a combinação de malicius + software) que vão muito além dos vírus tradicionais.

Malwares englobam, basicamente, quaisquer programas invasivos, perigosos ou mal intencionados que possam danificar o computador. Logo, são na maioria das vezes executados sem que o usuário sequer perceba, ainda que este tome todos os cuidados para sua segurança na internet.

malware

Em outras palavras, para que não se confunda, podemos dizer que “todo vírus é um malware, mas nem todo malware é um vírus”. Isso acontece porque malwares consistem em todo conjunto de ameaças digitais, tais como trojans, worms, spywares, adwares, vírus, dentre outros.

 

Proteja-se de Malwares

Não existe uma única maneira exclusiva de se proteger contra todo e qualquer malware, afinal, é como andar a todo momento numa rua perigosa, basta caminhar por ela e você estará propenso a um assalto. Apesar disso, existem formas de “andar mais seguro por essas ruas”, então confira a seguir algumas soluções que podem o ajudar bastante:

Antivírus

Pode parecer a dica mais comum e óbvia, mas que muita gente não segue. A verdade é que grande parte dos antivírus pode pesar bastante, ficam rodando a todo instante tirando um pouco do desempenho da máquina, além de, muitas vezes, não detectarem uma ameaça.
Ainda sim, apesar de certos pontos negativos que os antivírus podem apresentar, acredite, você vai agradecer por não ter acontecido coisa pior sem ele! Dentre uma enorme variedade de antivírus disponíveis no mercado, muitos se destacam apenas pelo nome, já outros, pela qualidade. (Confira também como ter uma rede segura).

antivirus

Segundo pesquisas que levam em conta Proteção Real, Performance, Falsos Positivos, Detecção de Arquivos e Detecção de Malware, os melhores antivírus gratuitos e pagos de 2017 foram, respectivamente:

Gratuitos

  • Avira Antivirus Free
  • Bitdefender Free Edition
  • Panda Free Antivirus
  • AVG Free Antivirus
  • Avast Free Antivirus

Pagos

  • Bitdefender
  • VIPRE
  • AVIRA
  • Kaspersky
  • Trend Micro

antivirus_gratis

Anti-malware

Não só um antivírus é importante, mas um anti-malware é essencial! Assim como os antivírus, existe uma grande variedade de anti-malwares, porém, o Malwarebytes é, sem dúvida, a melhor opção, tanto paga quanto gratuita.

Caso não conheça o programa, saiba que o Malwarebytes realiza verificação completa da máquina, detectando os mais diversos tipos de ameaça. Em sua versão Premium, não só proporciona proteção em tempo real como também bloqueia ataques de ransomware e exploits, apresentando uma série de vantagens.

malwares

Caso queira outra opção anti-malware, recomendamos o IOBIT Malware Fighter, que, apesar de ser menos efetivo do que o concorrente, proporciona proteção em tempo real gratuita.

antivirus online

AdBlock

Uma das melhores dicas para se proteger de malwares é o uso de AdBlock. O motivo? Bom, caso nunca tenha utilizado essa ferramenta ou não a conheça, vamos a uma explicação breve:

AdBlock é uma extensão de navegadores, como Google Chrome, Mozilla FireFox, Opera, Microsoft Edge, dentre outros. Com ele, é possível bloquear uma série de propagandas indesejadas, as quais, por diversas vezes, vêm acompanhadas de malwares.

Muito provavelmente, você já passou pela situação de navegar em um site e, ao clicar em um X para fechar a propaganda, outras 20 guias abriram do nada, o computador travou e, no fim, ficou impossível ou, no mínimo, cansativo tentar ver o vídeo novamente. Com AdBlock, situações como essa são evitadas, e nenhuma propaganda é aberta.

adblock

Apesar de ser ótimo para o usuário, é bem complicado para donos de sites e youtubers, afinal, muitos destes dependem de propagandas (diversas vezes simples, não chegando a ser um real incômodo aos usuários). Por outro lado, é sem dúvida uma ótima maneira de se navegar com segurança na internet. (E falando em segurança, confira aqui como ter mais segurança em suas compras pela internet).

Ultra Adware Killer

Ok, vamos lá, eu tenho certeza que alguma vez você instalou sem querer programas absurdos e completamente chatos de serem desinstalados do seu computador, certo? Do tipo que muda as pesquisas, barra de tarefas, surge ícone em todo canto e sai propaganda até do abismo.

Como exemplos, temos o famoso Hao123, ou ainda Babylon, Toolbar32, Ask Toolbar e por aí vai. Para que você não passe por mais situações assim, onde muitas vezes mesmo passando um antivírus nada se resolve, recomendamos o Ultra Adware Killer.

Programa simples e prático, consegue identificar rapidamente spywares e adwares, eliminando-os completamente com alguns clicks. É sem dúvida essencial para quem realmente quer ter segurança na internet, além de oferecer um ótimo suporte ao usuário.

segurança na internet

Assim, esperamos que siga nossas dicas e consiga navegar tranquilamente pela internet. Tenha em mente que malwares podem prejudicar desde usuários comuns até empresas grandes. Fique atento e, se quiser trabalhar com mais segurança, confira nossos serviços! Saiba as vantagens da locação para sua empresa e como podemos te ajudar.

Como escolher o processador certo
Anterior Como escolher o processador certo

Você com certeza já viu vídeos, especificações técnicas, propagandas e anúncios sobre processadores, certo? No…

Google Cloud, você conhece essa solução?
Próximo Google Cloud, você conhece essa solução?

Quando falamos de serviços do Google, é praticamente certo de que não iremos nos decepcionar.…