back

Robótica Educacional e a Cultura Maker nas Escolas

by General Marketing for Uncategorized
Robótica Educacional e a Cultura Maker nas Escolas

robotica-educacional

Como escapar do modelo altamente centrado na teoria que temos hoje em dia e capturar o interesse do aluno? Essa é uma pergunta que deve deixar você, professor(a) ou diretor(a), de cabelos em pé, dado o desinteresse crescente dos alunos nos conteúdos ensinados e na dificuldade destes em achar usos aplicáveis para o conhecimento aprendido em sala de aula. A resposta a essa questão pode estar na Cultura Maker aplicada à Robótica Educacional.

Afinal, o que é Cultura Maker?

A Cultura ou Movimento Maker é uma extensão mais tecnológica e técnica do movimento DIY- Do It Yourself (Faça você mesmo), que consiste em estimular pessoas comuns a construir, consertar, fabricar ou modificar com suas próprias mãos, itens de sua necessidade ao invés de simplesmente adquiri-los prontos.

Esse tipo de cultura existe há décadas e foi responsável pela criação e evolução de indústrias inteiras como a indústria de computadores pessoais (PC), que teve suas origens no Homebrew Computer Club ou Clube dos Computadores Caseiros. Foi no Homebrew Computer Club que Steve Jobs e Steve Wozniak apresentaram pela primeira vez o Apple I.

O objetivo da Cultura Maker na educação é introduzir o aluno na prática, sendo uma adaptação da ideia do “faça você mesmo”, porém voltada para o ensino. Sabemos que os estudantes aprendem ainda mais quando aplicam o que a teoria diz, então é de suma importância que busquemos diminuir cada vez mais a distância entre a teoria e a prática.

O sucesso dessa metodologia vem transformando o Movimento Maker em uma tendência forte na educação, o que aponta para a necessidade de compreendermos como esse movimento funciona e como aplicá-lo em sala de aula.

Cultura Maker  e Robótica Educacional: a nova tendência
robotica-educacional

Uma das formas mais efetivas de se traduzir o Movimento Maker em algo concreto é por meio da Robótica Educacional. Nesse momento, você aí deve estar se perguntando quais os benefícios da robótica na escola. Para responder a essa pergunta, trazemos uma citação de Leandro Augusto Domingues Alves, Diretor da Wood Robotics. Segundo ele, “A robótica estimula o aprendizado investigativo por meio da prática, trabalhando os conteúdos de diversas disciplinas durante a construção dos robôs. A teoria e prática se alternam e se fortalecem gerando nos alunos a vontade de aprender sem medo de errar, pois exploram os conteúdos de forma divertida. As crianças desenvolvem a coordenação motora fina, a lógica, as emoções, o intuitivo, a criação, as relações em grupo e o espírito de liderança.” Dessa forma, a Robótica Educacional surge como uma nova tendência que promete revolucionar a área da educação de forma divertida, prática e útil sem deixar de lado a disciplina e as responsabilidades.

 

Benefícios da Robótica Educacional

robotica-educacional

A robótica, como solução Maker para escolas, estimula o aprendizado investigativo por meio da prática, trabalhando os conteúdos de diversas disciplinas durante a construção dos robôs. Ela também desenvolve importantes habilidades e competências como o pensamento crítico, a criatividade, a empatia, a colaboração e a autonomia. Outro grande benefício dessa metodologia é formar alunos que sejam capazes de pensar “fora da caixinha” e buscar soluções criativas para problemas cotidianos, pois o Movimento Maker leva o estudante a questionar o que está aprendendo, possibilitando que o jovem teste e comprove o que aprende em sala de aula. Essas experiências treinam o cérebro para que a teoria faça mais sentido ao ser combinada à prática, facilitando assim o aprendizado. Sendo assim, iremos enumerar alguns benefícios da Robótica Educacional:

1 – Fomenta o pensamento crítico
2 – Aproxima a teoria da prática
3 – Promove o uso e a familiarização das tecnologias
4 – Atrai o interesse do estudante
5 – Leva o aluno a buscar soluções para problemas cotidianos de forma criativa

Com esses benefícios em mente, é fácil ver porque a Robótica Educacional vem se tornando uma tendência na educação.
“Mas gente, qual o melhor jeito de aplicar isso na minha escola/sala de aula?” Falaremos disso agora mesmo!

Robôs em sala de aula! A solução Wood Robotics

robotica-educacional

A Wood Robotics é uma empresa parceira da Convex que traz soluções educacionais baseadas no uso de robôs feitos de madeira. Usado em sala de aula, esse método promete proporcionar um melhor desenvolvimento das atividades. Por meio delas, os alunos são levados a se familiarizar com conceitos de mecânica, programação e eletrônica.

“Mas por que justamente madeira?”

Por aceitar cortes e furos sem produzir resíduos tóxicos, a madeira se apresenta como uma alternativa mais saudável e maleável, permitindo que os alunos empreguem sua criatividade de forma variada, divertida e segura. A madeira dos produtos Wood Robotics é MDF, confeccionado a partir de fibras de madeira de reflorestamento. Dessa forma, a Wood Robotics contribui com a redução do desmatamento.

Benefícios do uso das soluções Wood Robotics:

1 – Desperta a curiosidade dos alunos na criação de projetos
2 – Cria o interesse pelo estudo e análise de mecanismos existentes
3 – Compreende os conceitos físicos presentes no cotidiano
4 – Promove a investigação e identificação de problemas e suas soluções
5 – Desenvolve a capacidade de raciocínio lógico
6 – Potencializa as habilidades cognitivas, motoras e perceptivas
7 – Motiva o trabalho em equipe
8 – Estimula a criatividade e organização
9 – O material é seguro e maleável, permitindo maior liberdade de manuseio

“Quero trazer a Wood Robotics para minha escola, como faço?”

Uma maneira rápida e com investimento flexível de implementar essa tendência, é através da locação de tecnologia, relata Mauro Fernandes Candido, Diretor Comercial da Convex, empresa especialista em locação de equipamentos de informática e provedora de Soluções Maker para escolas. “A locação de tecnologia diminui encargos e paradas técnicas em TI. Além disso, os equipamentos estarão sempre atualizados”, complementa Mauro.
Venha fazer seu orçamento com a Convex e traga o futuro para a sua escola!

Por enquanto é isso! Se quiser conhecer mais soluções como a Wood Robotics, acompanhe nosso blog e nossa página no Facebook!

 

Quando devo trocar o HD do notebook?
Prev post Quando devo trocar o HD do notebook?

Quem nunca teve um problema no PC ou notebook que atire a primeira pedra. Convenhamos,…

Cuidados para se tomar nessa Black Friday
Next post Cuidados para se tomar nessa Black Friday

A Black Friday vem aí e já é bastante esperada por muitos brasileiros. Em tempos…