back

O que é a Rede Mesh e como Funciona

by General Marketing for Uncategorized
O que é a Rede Mesh e como Funciona

Já passou por aquela situação onde você está em um cômodo da casa, como em seu quarto, por exemplo, mas, quando vai para a sala, o wi-fi não está mais funcionando? Pois é, ninguém suporta as limitações do wi-fi, e é justamente sobre isso que a rede mesh se trata!

Hoje vamos falar sobre essa novidade do Google, que, por sinal, pode ajudar muita gente! Bora lá?

Rede Mesh – O que é e como funciona?

Imagina uma rede wi-fi, com alguns aspectos únicos, que permita mais velocidade de conexão e menos quedas em seu raio de alcance. Imaginou? A rede mesh é bem por aí.

Ok, ela é um pouco mais complexa, mas vamos tentar dar uma explicação bem detalhada e menos chata, pode ser?

A rede mesh, diferentemente da rede wi-fi tradicional, não se compõe apenas de um único roteador conectado à banda larga, mas, sim, de “nós” que, em conjunto, trabalham para fornecer internet de diversos locais (em um mesmo ambiente), tudo em um único sinal. Meio confuso, né?

Podemos dizer que seriam como “mini roteadores” espalhados pela casa, proporcionando a mesma velocidade de conexão e maior estabilidade, independentemente de onde você esteja.

Aproveite e confira também lugares com wi-fi grátis em SP!

rede-mesh

O que é Google Wi-fi?

Já no embalo da rede mesh, com certeza devemos falar sobre o Google Wi-fi.

Primeiro, vale ressaltar que a rede mesh é muito utilizada em empresas, mas muito pouco utilizada em residências. É aí que o Google wi-fi entra!

A empresa desenvolveu uma “fusão” entre repetidor de internet e roteador. A ideia já deve ser um tanto clara, certo? Distribuir wi-fi por toda residência (de verdade, não igual nas propagandas), mesmo se afastando do roteador principal.

O mais legal nisso tudo é sua área de alcance, cobrindo até 418m². Além disso, o modelo da Google mostra uma grande eficiência, operando em altas velocidades (AC1200) e alternando entre faixas de 2.4 e 5 GHZ. Sem dúvidas, está no mesmo patamar dos roteadores mais potentes do mercado!

rede-mesh

Como funciona a instalação da rede mesh?

A instalação é semelhante à de um roteador, no entanto, pelo fato de serem mais aparelhos, a distribuição dos mesmos acaba sendo por sua conta.

De maneira resumida: um equipamento se conecta ao cabo da banda larga, os demais são espalhados em pontos determinados pelo usuário, e, com todos ligados, a conexão acaba se expandindo pelos pontos de forma igualitária.

rede-mesh

Qual a diferença entre rede mesh e extensor wi-fi?

Pode apostar, muita gente acaba se confundindo quando falamos de rede mesh, afinal, se o objetivo é apenas “expandir o wi-fi”, logo, não haveria tantas diferenças de um extensor comum, certo? Errado!

Repetidores/extensores wi-fi apenas captam o sinal do roteador principal, amplificando e propagando o mesmo. Já uma rede mesh pode cobrir, acredite, uma cidade inteira!

Outro ponto importante a se ressaltar na rede mesh está na organização, ou seja, quando houver defeito em um dos access point, os demais se reorganizam rapidamente para que os usuários continuem conectados.

Falando no assunto, entenda melhor sobre roteadores e access point aqui!

rede-mesh

Vantagens e desvantagens da rede mesh

Será que a rede mesh é realmente perfeita? Bem, vamos analisar algumas das suas vantagens e desvantagens.

Vantagens

  • Expansão: Com a rede mesh, a conexão se expande por toda casa ou comércio, permitindo acesso de qualquer local em seu alcance.
  • Estabilidade: Nada de jogos travando por alguém estar assistindo a vídeos, nem o Facebook demorando minutos para carregar por alguém utilizar a banda larga. Com a rede mesh, a conexão é mais estável, permitindo uma boa velocidade em todos os dispositivos conectados.
  • Organização: Como dito no tópico anterior, caso um dos access point dê erro, não tem problema, os demais conseguem se reorganizar de maneira rápida, permitindo que os usuários não percam a conexão.
  • Até 100 dispositivos: Sim, podem ser conectados até 100 dispositivos na mesma rede, todos com igual qualidade de conexão. Incrível, não?
  • Custo benefício: Considerando os diversos problemas que podem ser causados por aparelhos de baixo custo (necessitando de um suporte técnico), ou, ainda, o investimento necessário em roteadores mais potentes somados aos repetidores wi-fi, uma rede mesh pode sair mais em conta.

    rede-meshDesvantagens

    • Preço: De forma resumida, a única desvantagem das redes mesh está no preço. Ainda que nos últimos tempos seu preço tenha decaído (o que pode continuar a diminuir conforme for a demanda e avanço da tecnologia), uma rede mesh doméstica está à partir de R$500,00. Para empresas, isso pode ser um pouco mais caro, cabendo a elas realizar uma análise geral dos custos.rede-mesh

      Quais produtos podem usar a rede mesh?A mesh funciona como uma rede wi-fi mais ampla, ou seja, quando falamos de sua conexão, qualquer aparelho que receba sinais wi-fi também poderá receber os sinais mesh.

      Já a ligação do aparelho principal se dá através de um cabo banda larga, assim como os demais roteadores.

      rede-mesh

      Rede Mesh no Brasil – Como está a situação atual?

      A mesh vem se tornando uma grande tendência, e, de fato, seu uso só tende a aumentar. É muito provável que, em alguns anos, as redes wi-fi tradicionais sejam completamente substituídas, mas até lá há um longo caminho pela frente.

      No Brasil, a situação da mesh ainda não é tão favorável. Por um lado, ela vem tendo um crescimento no mercado, por outro, ainda é uma tecnologia muito nova e bem desconhecida.

      Vale lembrar que a TP-Link já dispõe de equipamentos mesh no Brasil, como o Deco M5, disponível em diversas lojas. Por sinal, este modelo possui algumas funções de segurança bem importantes, como Firewall e controle de dispositivos.

      rede-mesh

      É possível utilizar a rede mesh em conjunto com outras tecnologias?

      Para finalizar, vamos falar sobre seu uso com as tecnologias mais convencionais. Sim, é completamente possível!

      No geral, ela combina muito bem com outros serviços, por exemplo, locação de equipamentos de TI. Uma empresa, visando reduzir custos, pode optar pela locação de notebooks ao mesmo tempo que implementa a rede mesh, tornando possível o uso da conexão por toda a empresa.

      Pode apostar, a rede mesh é sem dúvida uma inovação que mudará muito o mercado de TI que conhecemos hoje!

      rede-mesh

      A mesh é incrível e apresenta uma série de vantagens, não é mesmo?

      Esperamos que tenha gostado de nossa matéria, e, lembre-se, se quiser saber mais sobre assuntos voltados a TI, confira nosso blog, conheça nossos serviços e solicite seu orçamento!

Aluguel de Roteadores e Access Point
Prev post Aluguel de Roteadores e Access Point

O aluguel de roteadores e access point tem sido uma solução muito procurada pelas mais…

Segurança em roteadores: Dicas para se proteger e ter uma rede segura
Next post Segurança em roteadores: Dicas para se proteger e ter uma rede segura

Segurança no roteador! Este é um assunto que pouquíssima gente dá a real importância, mas…