back

Como escolher o processador certo

by admin for Uncategorized
Como escolher o processador certo

Você com certeza já viu vídeos, especificações técnicas, propagandas e anúncios sobre processadores, certo? No mínimo, já deve ter ouvido falar, como, por exemplo, levando o computador a uma assistência técnica por estar muito lento ou realizando a locação de notebooks muito rápidos, e, na dúvida do porquê ter essa velocidade, alguém comenta “é o processador”.

Dentre tantos modelos, os mais comentados são, sem dúvida, os processadores da Intel, principalmente os i5 e i7. Mas, afinal, você sabe a diferença entre eles? Consegue escolher o melhor processador ou vai pelo o que tem o número mais alto no nome? Nesta matéria, confira como escolher o melhor processador e saiba suas diferenças, principalmente para a locação de notebooks!

locação de notebooks

Escolhendo um bom processador

Você pesquisou, analisou, viu diversas especificações técnicas mas ainda está cheio de dúvidas sobre qual processador escolher. E agora?Bom, como mencionamos anteriormente, é muito comum, ao buscar processadores, acabar encontrando modelos i3, i5 e i7, afinal, são incríveis. Para acabar com suas dúvidas entenda a diferença entre esses três modelos:

i3

Sendos os mais baratos da linha, os processadores i3 conseguem obter ótimas performances e exercem uma ótima função quando falamos em demandas baixas de TI. É uma ótima opção para usuários mais comuns que não necessitam de diversos serviços sendo executados ao mesmo tempo. Barato e prático, os processadores i3 contam com dois núcleos, capazes de oferecer um bom desempenho a máquina.

processador i3i5

Os processadores i5 são campeões no mercado quando falamos em custo-benefício! Com tecnologia turbo boost, conseguem aumentar sua velocidade conforme a demanda. Em outras palavras, oferecem o desempenho na medida certa. Com grande variedade de modelos, alguns oferecem núcleos lógicos, mantendo estabilidade de desempenho, impedindo que fique muito lento ou dê travadas contínuas. Sem dúvida, a melhor solução para usuários comuns e intermediários.

processador i5

i7

Quando falamos de desempenho profissional, estamos falando dos processadores i7! Com um dos melhores desempenhos do mercado, o i7 é a escolha perfeita para usuários e empresas profissionais de TI.

Com tecnologia turbo boost e hyper threading, são mais velozes, possuem diversos núcleos, aguentam demandas maiores e uso de programas mais pesados sem queda considerável de desempenho. Muitos Workstations utilizam processadores i7.

processador i7

“Então, enquanto maior o número do nome, melhor o processador?” – Vamos com calma, jovem, não é bem assim. Vamos explicar isso a seguir:

Gerações Intel e GHz

O primeiro ponto que vamos abordar aqui é: O que é GHz? Já respondendo à questão, GHz (gigaherz) são as unidades de medida dos “clocks” do processador. Resumidamente, podemos dizer que quanto mais GHz, mais desempenho a máquina terá.

Sabendo disso, agora você precisa entender sobre as Gerações Intel, o que é bem simples por sinal. A cada geração, novos modelos de i3, i5 e i7 são lançados, logo, um processador i5 da 8ª geração possui desempenho muito superior a um i7 da 4ª geração, entendeu?

processadores

Assim, o i7 se sobressai ao i5 em relação a gerações equivalentes, porém, em gerações diferentes o mesmo não acontece (ao menos que, obviamente, o i5 seja comparado a uma versão mais recente do i7).

Como exemplo, podemos dizer que na 8ª e mais recente geração, o processador Core i5 8600k pode alcançar até 4.3GHz, enquanto o Core i7 8700k alcança até 4.7GHz. Isso é, sem dúvida alguma, um desempenho ABSURDO, onde até a 6ª geração poderia ser considerado inimaginável, ou seja, há alguns anos, o desempenho do atual i5 não era alcançado pelo i7.

Processadores AMD

Sendo o maior “rival” no mercado, muitas pessoas costumam optar pelos processadores AMD em vez dos da Intel, porém, não são necessariamente melhores ou piores.

Assim como a Intel, a AMD tem seus modelos e gerações de processadores diferentes, ou seja, tem seus modelos “equivalentes” muitas vezes por preços bem distintos. Portanto, tudo se resume ao “custo-benefício” de cada um dos fornecedores, onde um AMD A10 7870K possui performance gráfica superior ao Core i5 6400, porém, preços semelhantes.

processador amd

No entanto, como qualquer empresa, a AMD não fica longe de críticas, e uma das principais refere-se ao consumo de energia elevado dos seus processadores.

Processador: Notebook x Computador, tem diferença?

Antes de sair por aí procurando loucamente um i5 ou i7 para colocar em sua máquina, saiba que existe, sim, diferença entre os processadores, e você verá sobre elas abaixo:

Sem enrolação, diferentemente dos computadores, os processadores Intel de notebook passam por underlock, que nada mais é do que uma “redução no desempenho”. A vantagem? Consomem menos bateria, dissipam menos calor (esquentando menos o notebook) e a redução de desempenho quase não se é notada.

locação de notebook

Lembrando que a grande maioria dos notebooks possuem componentes onboard, dificilmente (talvez nunca) você verá alguém comprando peças e montando um notebook do 0, diferentemente de desktops comuns, pois. além da dificuldade, a chance de dar errado é bem alta.

Economizando para empresa com serviço de locação

Processadores bons mudam completamente o desempenho da máquina, mas necessitam de instalação adequada e componentes que suportem (como, por exemplo, a placa mãe).

Há quem diga a famosa frase “imposto é roubo”. Sendo verdade ou não, a compra de máquinas com bons processadores pode ter o preço muito elevado por conta de diversas taxas. Mas se você pensa em economia para sua empresa, a melhor opção é a locação de notebooks.

Convenhamos, atender demandas elevadas de TI pode ser um trabalho duro, e ter um i5 ou i7 ajuda muito nessas horas. Ao implementar esta tecnologia em sua empresa, a locação de notebooks pode lhe proporcionar uma série de benefícios, aumentando a produtividade (e provavelmente os lucros), oferecendo maior desempenho, se destacando entre as concorrentes e ainda trazendo uma baita economia para empresa.

notebooks

Assim, esperamos que tenha compreendido as diferenças entre os processadores, além das diferenças entre estes para desktops e notebooks. Não se esqueça: você pode ter os melhores processadores através da locação de notebooks, faça já seu orçamento com a gente e tenha o melhor custo x benefício! Aproveite para ler nossa matéria sobre como reduzir custos em TI.

 

 

Black​ ​Friday:​ ​compre​ ​online​ ​sem​ ​medo
Anterior Black​ ​Friday:​ ​compre​ ​online​ ​sem​ ​medo

Cuidado para a coisa não ficar preta! Não é sexta-feira 13, mas a Black Friday…

Vírus e Malwares: Quais as diferenças e como se proteger
Próximo Vírus e Malwares: Quais as diferenças e como se proteger

Cuidado! Agora mesmo seu computador pode estar infectado por vírus e malwares, mas… você sabe…