back

5 Dicas para escolher um monitor certo

by General Marketing for Uncategorized
5 Dicas para escolher um monitor certo

Escolher um monitor pode parecer super simples, afinal, muitos imaginam que basta ser grandão e barato, certo? Mas, afinal, você sabe realmente como escolher um monitor? Conhece a locação de monitores?

Hoje, iremos falar com detalhes sobre este assunto e explicar quais monitores são os melhores para cada ocasião. Veja só:

1- Analise o Tamanho

Você pode encontrar monitores dos mais diversos tamanhos facilmente. Desde 14 polegadas até 38, cada um com seu respectivo design e qualidade, o que pode proporcionar experiências únicas.

No entanto, não basta procurar por um monitor enorme e acreditar que este sempre será o melhor. Isso varia muito, afinal, podemos imaginar uma boa variedade de situações, seja no uso pessoal, seja no uso profissional.

Um bom exemplo que podemos citar é o uso dos monitores no âmbito empresarial, onde, na grande maioria das vezes, os monitores tendem a ser menores por não haver muito espaço no local.

Sendo assim, podemos dizer que, em relação ao tamanho dos monitores, é recomendado o uso de:

  • 14 a 18 polegadas: Quando não há uma necessidade ou demanda específica.
  • 19 a 22 polegadas: Para uso diário, seja pessoal, seja em escritórios.
  • 23 a 28 polegadas: Para quem curte jogar e assistir a vídeos constantemente.
  • 29 polegadas ou mais: Procurados quando há demandas específicas, como edição de vídeos, divisão de telas ou até como peça decorativa.

locação de monitores

2- Leve em conta o tipo de painel

Para saber como escolher um monitor adequadamente, não se deve apenas cogitar o tamanho ideal, mas é interessante também entender as diferenças entre os painéis VA, TN e IPS.

Basicamente, essas siglas referem-se ao tipo de display do monitor e apresentam diferentes resultados quando falamos sobre a reprodução de imagem. Sendo assim, temos:

VA – Vertical Alignment

Apresentando ótimos resultados na qualidade de reprodução de imagem, os monitores VA possuem alta capacidade na reprodução de cores vivas. É excelente para aqueles que trabalham com design.

O ponto negativo aqui está no tempo de resposta, visto que, apesar da boa reprodução de cores, pode causar certo impacto (ainda que mínimo) na reprodução de vídeos e jogos.

locação de monitores

TN – Twisted Nematic

Sendo o tipo mais comum no mercado, o monitor TN apresenta um baixo desempenho quando falamos em reprodução de cores. Apesar disso, temos alguns pontos bem interessantes neste tipo de monitor.

O ponto principal está no preço, afinal, acabam sendo, em grande parte, mais baratos que os monitores IPS e VA. O segundo ponto que vale destacar refere-se ao tempo de resposta, visto que são os mais rápidos nesse quesito.

locação de monitores

IPS

Um meio termo entre os painéis TN e VA, a tecnologia IPS possui bom desempenho tanto na reprodução de cores quanto no tempo de resposta.
Sendo assim, o monitor IPS acaba sendo perfeito tanto para designers quanto para gamers, para o uso diário, para empresas etc.
O “ponto negativo” é que estes monitores não são os melhores em nenhum quesito. Ou seja, a qualidade de cores dos monitores VA é levemente superior, assim como os monitores TN são um pouco melhores no tempo de resposta. Ainda sim, nada realmente impactante.

locação de monitores

Vale lembrar que é possível realizar a locação de monitores, dentre uma boa variedade de tipos e tamanhos.

3- Monitor LED ou LCD?

Além de tamanhos e tipos de display, temos também os modelos LED e LCD, que basicamente consistem no tipo de funcionamento.

Os monitores LED, como o nome já diz, utilizam lâmpadas LED para gerar as imagens do computador. Já os monitores LCD possuem tela de cristal líquido, iluminada por uma lâmpada fluorescente.

Podemos dizer que os monitores LED são melhores para locais mais fechados e escuros, visto que emitem luz com maior intensidade. Assim, os monitores LCD são mais viáveis para aqueles que utilizam o computador em local mais iluminado.

locação de monitores

Lembrando que é possível, através das configurações do monitor ou do computador, alterar a emissão de luz, logo, caso tenha dores de cabeça com as luzes fortes de um monitor LED, é possível mudar a intensidade de luz sem que seja necessário trocar de monitor.

4- Resolução não depende só do tamanho

O ponto-chave quando cogitamos comprar ou realizar a locação de monitores está na resolução!

Resumidamente, a resolução consiste na qualidade da imagem. Não, não é apenas o tamanho do monitor que vai defini-la.

Temos monitores de 24 polegadas, por exemplo, com resolução Full HD ou até 4k. Vale lembrar que não basta um monitor com boa resolução, a placa de vídeo deve suportar o mesmo, assim como a qualidade da imagem pode afetar o desempenho, exigindo tipos de processadores determinados.

locação de monitores

5- Locação de monitores

Agora que você entendeu sobre os mais diversos tipos de monitores, pode pensar que é um pouco difícil optar pelo monitor ideal, principalmente quando é necessária uma série de monitores para o uso empresarial.

Pensando nisso, dentre os vários tipos de locação de equipamentos de TI, nós recomendamos a locação de monitores, visto que, com ela, você terá uma série de vantagens.

Dentre elas, podemos citar, por exemplo, a possibilidade de mudança na locação, caso realize a locação de monitores diferentes do que acreditava ser necessário.

Outro ponto interessante é que a locação de monitores combina muito bem com a locação de computadores ou workstations, e nem é preciso explicar muito, né? Afinal, não se usa computadores sem ótimos monitores.

Para saber mais sobre a locação de monitores, entre em contato!

locação de monitores

Dicas Extras

Você viu as diferenças entre LCD e LED, aprendeu um pouco sobre os tamanhos e resoluções, além de entender melhor sobre os tipos de display. Mas não para por aí! Como algumas dicas extras, podemos citar:

  • Custo-benefício: Assim como qualquer produto, analise o custo-benefício dos monitores que pretende comprar ou locar. Lembre-se, procure sempre economizar;
  • Revestimento: Sendo Anti-Glare (AG) ou Glossy, o revestimento é aquilo que protege a tela do monitor. Resumidamente, o revestimento AG absorve menos marcas de dedo e sujeira, sendo anti-reflexo, enquanto o revestimento Glossy dá prioridade às cores vivas e qualidade da imagem;
  • Conexões: Divididos entre HDMI, DVI, DisplayPort e VGA, basicamente cada conexão influencia na qualidade de resolução. Os modelos mais atuais tendem a não vir com conexão VGA. Para quem gosta de jogar, modelos com conexão HDMI são excelentes;
  • Brilho e Contraste: Apesar de ignorados pela maioria, opções de brilho e contraste podem apresentar uma boa diferença na reprodução da imagem. Aqui não há segredo, com níveis ideais de brilho e contraste, trabalhos focados em design podem ser positivamente influenciados!

locação de monitores

E chegamos ao fim de mais uma matéria. Gostou? Se quiser saber mais sobre estes e outros assuntos voltados a locação de equipamentos de TI, dê uma passada em nosso blog. Já se pretende realizar a locação de monitores, você pode conferir este e outros de nossos serviços aqui e, claro, solicitar seu orçamento!

 

 

Tecnologia na Educação: seria a combinação certa?
Anterior Tecnologia na Educação: seria a combinação certa?

A tecnologia vem ganhando espaço em qualquer área. Na educação, não é diferente! A tecnologia…

Novidade em TI: Campus Party e CES
Próximo Novidade em TI: Campus Party e CES

Campus Party e CES: Você participou, acompanhou ou, pelo menos, já ouviu falar destes eventos?…