back

Internet de fibra óptica: Vantagens e desvantagens

by General Marketing for Uncategorized
Internet de fibra óptica: Vantagens e desvantagens

A internet de fibra óptica é, sem dúvidas, a mais requisitada nos dias hoje. Seja para empresas, escolas ou uso residencial, suas diversas vantagens a tornam a melhor opção para diversas situações.

Hoje, vamos falar tudo sobre a internet de fibra óptica, suas vantagens e desvantagens, e até algumas curiosidades. Bora conferir?

O que é?

Sobre Wi-fi você já deve conhecer bastante, mas talvez ainda não conheça as diferenças entre a banda larga tradicional (que utiliza cabeamento de cobre) e a banda larga de fibra óptica.

Para início de conversa, esse modelo de conexão permite que os fios consigam transmitir uma quantidade de dados muitos maior, de maneira muito mais rápida. Os cabos desse tipo possuem diâmetro na casa de mícrons e podem transmitir cerca de 2,5 milhões de chamadas telefônicas. Bastante, não é mesmo?

Outro ponto muito positivo está na distribuição de internet “limpa”, permitindo que os sinais de rede sejam distribuídos sem falhas ou oscilações.

internet-fibra-optica

Principais diferenças

A internet de fibra óptica se difere bastante da banda larga com cabeamento de cobre. O primeiro ponto está na velocidade, já que a “tradicional” oferece conexões DSL comuns, com velocidades de transferência entre 768 Kb/s a 1.5 Mb/s. Nas melhores condições, o cabeamento de cobre pode oferecer até 7 Mb/s.

Por outro lado, a fibra óptica oferece uma média de velocidade entre 50 Mb/s e 100 Mb/s. Claro, isso no Brasil, pois em países como Singapura, Islândia e Hong Kong, essa velocidades ultrapassam facilmente os 140 Mb/s.

Apesar de não ser uma tecnologia recente, continua sendo uma tendência. Vale lembrar que a evolução tem sido tão grande nos últimos anos, que há quem diga que essa tecnologia foi trazida pelos aliens.

internet-fibra-optica

Quais as vantagens e desvantagens da fibra óptica?

Vantagens

  • Velocidade de transmissão de dados: Sendo muito superior à internet com cabeamento de cobre;
  • Distribuição do sinal: Limpo, sem falhas ou oscilações;
  • Menos interferências eletromagnéticas: Devido aos cabos serem feitos de vidro;
  • Maior área de cobertura: A degradação do sinal pelos cabos de fibra óptica só começa a ser percebida após 40 km, enquanto nos fios de cobre, isso se torna notável a partir de 100m.;
  • Resistência: Além de possuírem maior resistência a danos, possuem durabilidade muito maior, visto que, diferentemente do vidro, o cobre está sujeito a desgaste por conta de oxidação;
  • Proteção: Devido à interceptação do trânsito de dados ser muito mais difícil na fibra óptica, este modelo de conexão acaba possuindo muito mais segurança de rede.

Desvantagens

  • Disponibilidade: Um dos únicos problemas da internet de fibra óptica refere-se às operadoras, que simplesmente não conseguem disponibilizar este modelo em todas as áreas. Tendo isso em mente, é comum não estar disponível em sua rua, mas, sim, na rua vizinha.
  • Preço: Por motivos já esperados, sabemos que “não existe almoço grátis”, sendo assim, o valor da internet fibra óptica tende a ser maior do que a banda larga com cabeamento de cobre.

    internet-fibra-optica
    Onde e como deve ser usada?

    A internet de fibra óptica deve ser utilizada por todos aqueles que procuram uma internet mais rápida e com menos oscilações. No entanto, seu uso pode ser crucial em alguns ambientes.

    Qualquer empresa voltada a TI, por exemplo, deve fazer uso deste modelo. Não somente elas, mas qualquer um que necessite de demandas médias ou grandes em relação à internet.

    Podemos dizer que as duas situações em que seu uso é mais necessário são:

    1. Ambientes com muita interferência: Visto que a fibra óptica, como dito anteriormente, sofre muito menos interferência que o cabeamento de cobre;
    2. Necessidade de alta velocidade de transferência: Seja para enviar arquivos, jogar, assistir vídeos etc. Caso necessite de alta transferência de dados, a fibra óptica é ideal;

    Vale lembrar que, com o uso de cabeamento estruturado, a fibra óptica pode apresentar ainda melhores resultados.

    internet-fibra-optica

    Existem tecnologias melhores?

    No momento, a tecnologia acessível e de maior velocidade é a internet de fibra óptica, no entanto, algumas outras já estão em desenvolvimento, restando agora esperar até que se popularizem.

    Vale ressaltar que existem “complementos” para a fibra óptica, visto que nem todos têm condições de armazenar uma série de cabos pela casa, empresa ou escolas. Dentre as principais soluções, podemos citar o cabeamento estruturado.

    Já quanto à internet para dispositivos móveis, tais como notebooks, tablets e smartphones, a Rede Mesh vem como uma solução interessante para melhor disponibilização dos sinais Wi-fi.

    internet-fibra-optica

    Como é feita a instalação da fibra óptica?

    Neste caso, tudo será feito através de um suporte técnico especializado, a depender da operadora contratada.

    Convex – Contribuindo para empresas!

    Como dito anteriormente, o cabeamento estruturado é uma das soluções para empresas que procuram proporcionar uma internet ainda mais rápida, em complemento à fibra óptica.

    A Convex proporciona justamente isso. Aumentando a performance da rede, simplificando a gestão de infraestrutura e facilitando a integração de aplicações de dados, voz e imagem, a contratação do cabeamento estruturado trará apenas benefícios para você!

    Se quiser conhecer este e outros serviços, basta entrar em contato clicando aqui!

    A fibra óptica é, sem dúvida, aquela opção que quem tem, gosta muito, e quem não tem, quer ter.

    Esperamos que tenha gostado de nossa matéria. Você pode conferir muito mais sobre este e outros assuntos voltados a TI em nosso blog. Não se esqueça de também conhecer nossos serviços e entrar em contato. Até mais!

 

Apple Pay vs Samsung Pay: Qual o melhor?
Prev post Apple Pay vs Samsung Pay: Qual o melhor?

Realizar pagamentos com seu dispositivo, de maneira rápida, simples e segura, é incrível! Seja Samsung…