back

Como implementar novas tecnologias na empresa

by admin for Uncategorized
Como implementar novas tecnologias na empresa

Antes de tudo é essencial que toda a equipe esteja em sintonia para receber as novas tecnologias. Compreender a necessidade da implantação fará o processo ser fácil para ambas as partes, tanto para o gestor quanto para o colaborador. Reuniões que abordam planos da empresa sempre com transparência criam uma confiança entre a equipe e evita que alguém seja “do contra” e dificulte os processos na empresa. Esclareça as dúvidas da sua equipe e entenda: o diálogo é sempre a melhor saída.

Treinamento necessário

Muitas empresas investem em novos recursos e cometem o erro de não preparar as pessoas que irão operá-las. Logo, do que adianta investir em novas tecnologias se a equipe não souber manusear? Para não dar prejuízo, o ideal é sempre garantir um treinamento.Mesmo quando a equipe não estiver completa, escolha algumas pessoas para se capacitarem e passarem os novos conhecimentos para os demais colegas.

Ache os early adopters

Sempre tem aquele funcionário que se mostra mais disposto e curioso diante de novos desafios, esses são os chamados early adopters. Esse perfil de funcionário é a peça chave para o processo de implementação de novas tecnologias, eles se adequam rapidamente e seu engajamento é maior.  Dessa forma, eles podem ajudar tanto nos treinamentos quanto na avaliação das novidades na empresa. Uma equipe em sintonia deve fazer parte da busca de qualquer empresa, é saudável não só para a produtividade, mas também para a cultura de qualquer empresa.

Deixe claro que a tecnologia não substitui ninguém!

Reforce que o conceito de que “as máquinas vão ocupar o lugar dos funcionários” é passado e relativo, não se encaixa quando o objetivo é
facilitar os processos e atividades da equipe. A questão da transparência ajudará, e muito, para diminuir a resistência à algumas transformações na empresa.

Gerenciamento de Softwares

Quanto maior e mais complexa a operação de uma empresa, mais ela precisa gerenciar seus softwares de forma proativa. Vem daí a importância de se fazer gestão ativa dos softwares (documentar todas as ferramentas disponíveis, verificar as licenças, controlar o cumprimento dos contratos etc.). Sem isso, a empresa pode estar fazendo aquisições desnecessárias o que pode levar a vários problemas.

Outras Dicas!

  • Para implementar uma nova tecnologia é importante visar que ela deverá ser de fácil acesso e utilização, para que se torne um auxílio e não um impedimento.
  • Utilize tecnologia em nuvem e interfaces intuitivas, são crescentes no mercado e além de serem fáceis de adquirir, são de fácil implementação interna (mas sempre seguindo com as nossas dicas!)
  • Não dispense as tecnologias antigas de uma só vez. Implementar novas tecnologias é como uma mudança de casa: faça aos poucos e com organização para evitar dores de cabeça.
  • Busque otimizar seus custos com TI. Não significa economizar comprando o mais barato (já sabemos que o barato no final sai caro). Locação, virtualização e  terceirização são algumas das diversas opções que ajudam a otimizar os custos em TI.
  • Capriche na escolha  dos seus fornecedores e não comprometa a qualidade em TI, bons fornecedores garantem total segurança da informação, cumprem os acordos de níveis de serviços (SLA), não correm o risco de falir ou abandonar projetos no meio do caminho, dentre outros aspectos.

Uma forma prática e eficiente de aderir a novas tecnologias é contar com um parceiro que possa lhe ajudar a terceirizar sua infraestrutura de TI, leia nosso post 5 MOTIVOS PARA TERCEIRIZAÇÃO NO TI e fique por dentro do assunto!

Equipamentos de som: o segredo para seu evento
Prev post Equipamentos de som: o segredo para seu evento

Cada evento tem o seu próprio papel, mas organização é um padrão de todos. O…

Como economizar com Servidores
Next post Como economizar com Servidores

Os servidores de rede exigem cuidados e responsabilidades que na certa, geram custos. Mas e…