back

Google Drive acabou?

by admin for Uncategorized
Google Drive acabou?

O fim do Google Grive se aproxima! É isso mesmo que você leu, o recurso será desativado até março do ano que vem, e com isso muita coisa pode mudar daqui em diante. Entenda melhor a seguir.

Google Drive – O que é?

Para começar, vamos entender um pouco melhor sobre o drive e como ele ajuda de maneira significativa o dia a dia de cada um.

Há alguns anos, era muito comum armazenar arquivos em disquetes ou CD’s. Quem nunca comprou uma caixa de disquetes numa papelaria e mal conseguia salvar 10 arquivos por conta da capacidade extremamente baixa de armazenamento que eles tinham?

Com o passar dos anos e o surgimento de novas tecnologias como o pendrive, disquetes e CD’s como mídias de armazenamento de arquivos acabaram se tornando ultrapassados. Afinal, pendrives são pequenos, suportam diversos GB de memória e conseguem acumular uma grande variedade de arquivos em uma única unidade, certo?

Porém, com o avanço da tecnologia e principalmente dos recursos online, muitas pessoas acabaram migrando de dispositivos físicos para virtuais, sendo um dos principais motivos a segurança!

googleDrive

Resumidamente, o drive nada mais é do que uma plataforma de armazenamento online que, em sua versão gratuita, oferece até 15 GB de armazenamento. Além disso, proporciona o serviço de compartilhamento instantâneo de arquivos com outros usuários, ou seja, não é mais necessário enviar dezenas de arquivos por e-mail ou ter de compactar pastas em .zip, pois com o Google Drive, isso se torna muito mais fácil.
Hoje, o recurso é conhecido e utilizado por milhares de pessoas, afinal, é seguro e prático. Além de facilitar tanto no trabalho quanto no uso diário, impossibilita a perda de arquivos por descuidos. Convenhamos, quem nunca salvou um montão de arquivos em um pendrive que acabou perdendo ou quebrando? O drive é, sem dúvida, um ótimo suporte.

alugar chromebook

O fim do drive

Um dos recursos mais interessantes do drive é seu aplicativo para Mac e PC, que possibilita sincronização automática de arquivos, sem a necessidade de acessar online e subir separadamente um por um. No entanto, em pronunciamento oficial da Google, o app está com seus dias contados!
O serviço perderá seu suporte a partir de 11 de dezembro de 2017, sendo encerrado completamente no dia 12 de março de 2018. Os avisos de migração para novas plataformas já começaram. (Falando em novas plataformas, confira mais sobre tendências de TI).

Drive

A empresa comunicou também que, no lugar do aplicativo, duas novas opções serão disponibilizadas: Backup and Sync e Drive File Stream.

Backup and Sync e Drive File Stream: Diferenças

Os dois novos recursos que entrarão no lugar do aplicativo têm algumas diferenças, principalmente em relação aos recursos, oferecendo algumas vantagens em relação ao tipo de usuário.

Backup and Sync: Voltado aos usuários comuns, o Backup and Sync possibilita que você visualize arquivos em seu computador, como se estivessem em pastas normais do próprio sistema, mas não estão! Exatamente, você pode visualizar arquivos armazenados na nuvem do Google sem que estejam salvos em seu computador, o que consequentemente faz com que a memória não seja ocupada.

Drive File Stream: Focado em usuários corporativos, o Drive File Stream é muito semelhante ao Backup and Sync, porém com alguns recursos a mais. Ele possibilita a realização de streaming sob demanda, acesso a arquivos em drives de equipe etc. Em outras palavras, é um pouco mais “otimizado”. Abaixo, confira a tabela com todas as principais diferenças entre eles:

alugar computadores

Logo, cada um possui seu público-alvo, tendo funcionalidades específicas. Assim, é possível que estas novas ferramentas consigam substituir o aplicativo do Google Drive facilmente.

Opções de armazenamento online

O Google Drive oferece até 15 GB de armazenamento online, o que faz com que muitos concorrentes acabem ficando para trás nesta questão. Porém, com o fim do aplicativo, algumas opções podem ser viáveis, tornando-se até mesmo as soluções ideais, como, por exemplo:

Mega
O Mega, além de fornecer serviço de armazenamento, conta com serviços de criptografia e 50 GB gratuitos, podendo ser utilizado também em smartphones.
Caso queira, você pode optar pelos planos pagos, cujos preços variam de 4.99 € a 29.99 € e o armazenamento pode chegar até 8 TB. É, sem dúvida, uma das melhores opções!
Veja mais informações aqui!

locação de ti4Shared
Assim como o Google Drive, o 4Shared disponibiliza 15 GB de armazenamento online e, por ser bem antigo no mercado, dispensa apresentações.
Sua versão premium, que armazena até 100 GB, tem preço mensal variado de acordo com o plano, sendo 9.95 USD para o plano de 1 mês e 6.50 USD para o de 1 ano.
Veja mais informações aqui!

4shared

iCloud
Com 5 GB gratuitos disponíveis, o iCloud é, sem dúvida, a escolha ideal para usuários de Mac. Além de todos os recursos únicos que possui, é possível adquirir planos pagos por orçamentos baixos, por exemplo, o seu plano de 50 GB custa apenas 0,99 dólares, o que traz ainda mais funções à ferramenta.
Veja mais informações aqui!

google_drive

A par destes, outros nomes como DropBox, One Drive e até mesmo o Google Cloud são opções interessantes, cada um com aspectos específicos que variam de acordo com as necessidades do usuário.

Mas, afinal, o Drive vai acabar ou não?

Se você está em dúvida se o Drive vai realmente chegar ao seu fim, vamos por partes.
O serviço ainda estará disponível online. Sabe a opção das ferramentas localizada na parte superior do Chrome? Então, ainda estará lá, afinal, é um serviço de extrema importância que dá ainda mais valor, por exemplo, aos Chromebooks.

Ok, então você deve estar se perguntando “o que realmente será encerrado?”, e a resposta é simples: o aplicativo.

Com o fim do aplicativo que, como mencionado anteriormente, é disponível para PC’s e Macs, todos os usuários que o utilizam irão ter de migrar para as novas plataformas. Portanto, caso você o utilize para o envio instantâneo de arquivos, saiba que o serviço não irá mais funcionar; caso contrário, você ainda poderá usufruir de todos os serviços proporcionados pelo Drive.

google drive

Sabemos que o drive é uma grande ajuda na hora de salvar arquivos. Ajuda tanto no trabalho, uso diário e até mesmo na educação, por isso não se preocupe. Diferentemente do Flash, a plataforma continuará disponível, apenas seu aplicativo será substituído. Aproveite!

SLA​ ​em​ ​TI,​ ​entenda​ ​desde​ ​o​ ​início
Anterior SLA​ ​em​ ​TI,​ ​entenda​ ​desde​ ​o​ ​início

SLA é a sigla que representa Service Level Agreement. Em português, o significado é Acordo…

Reduzir custos na empresa: como economizar em TI!
Próximo Reduzir custos na empresa: como economizar em TI!

Comece a reduzir custos na empresa! A real é: não existe almoço grátis! Uma frase de impacto…