back

Cuidados para se tomar nessa Black Friday

by General Marketing for Uncategorized
Cuidados para se tomar nessa Black Friday

A Black Friday vem aí e já é bastante esperada por muitos brasileiros. Em tempos de crise, toda promoção é bem-vinda porque cada descontinho conta, não é mesmo? Embora esse pensamento não esteja errado, fique alerta! Aquele desconto imperdível de 80% pode não ser bem o que você imagina e uma possível economia pode acabar virando um prejuízo enorme. Confira aqui algumas dicas de como evitar golpes e como não comprar na Black Friday. Vem!

Black Friday e Black Fraude: duas coisas completamente diferentes
blackfriday

Por ser uma época de descontos, em que as pessoas tendem a fazer muitas compras, os criminosos e algumas empresas visam tirar vantagem do consumidor usando a Black Friday, em um conjunto de práticas que foi apelidado “carinhosamente” pelo povo como “Black Fraude”. Por conta dos espertinhos, é recomendada atenção redobrada para que a sua Black Friday não se torne uma Black Fraude. Entre as práticas favoritas dos mal-intencionados, estão a clonagem de cartões, anúncios e descontos falsos.

Clonagem de cartão

blackfriday

O cartão de crédito, sem sombra de dúvidas, caiu nas graças do brasileiro: a opção de parcelar uma compra em várias vezes faz com que valores que seriam altos de início caibam bem melhor no bolso, além de evitar de carregar muito dinheiro na bolsa ou bolso. No entanto, cientes disso, os criminosos podem tentar usar seu cartão de crédito causando prejuízos enormes nas compras feitas sem seu consentimento.

Anúncios falsos

Nem sempre o produto maravilhoso que vemos, especialmente pela Internet, é o que vamos receber! Aquele vestido, que fica uma maravilha na modelo da foto, pode chegar à sua casa e surpreender você sendo a coisa mais ridícula do mundo, completamente diferente do anúncio. Aquele celular chique e moderníssimo pode, na verdade, ser cheio de travamentos e defeitos que só vão dar dor de cabeça. E isso, considerando a possibilidade dos produtos não chegarem. Alguns “vendedores” sequer os enviam!

Descontos falsos

blackfriday

O termo “tudo pela metade do dobro” resume bem o tópico dos descontos falsos. Muitas empresas e vendedores aumentam o preço de seus produtos semanas ou meses antes da Black Friday e ao chegar à proximidade da data, colocam o produto de volta no preço original, dizendo que estão dando descontos enormes quando, na verdade, somente estão revertendo o aumento que fizeram pouco antes. Essa prática foi a grande responsável pela criação do termo “Black Fraude” no Brasil e é a mais recorrente das citadas.

Como evitar a Black Fraude

Agora que você sabe alguns dos métodos usados pelos criminosos, iremos falar sobre como evitá-los. Aqui vão algumas dicas que podem salvar a sua Black Friday e o seu bolso:

– Realize as compras on-line apenas em um aparelho seguro, como o seu computador pessoal. Evite computadores públicos ou compartilhados.

– Não deixe os dados do cartão registrados na página e deslogue do site para que ninguém, que possa vir a usar seu computador ou celular, faça compras se passando por você.

– Verifique se o site acessado é seguro: veja se o nome do link corresponde ao da empresa que está oferecendo o produto, cheque seus fornecedores e procure recomendações da empresa ou reclamações contra ela. Sites como o Reclame Aqui e o PROCON são ótimos sites para saber onde não se deve comprar.

– Veja se a loja, empresa ou site não é muito recente: desconfie de lojas com pouco tempo de atividade ou usem fotos dos produtos de outras lojas.

– Caso não conheça a empresa, pesquise o CNPJ dela no Google.

– Sabe aquele preço imperdível, bom demais para ser verdade? Pode ser uma armadilha. Tome cuidado com ofertas muito abaixo do preço de mercado.

– Somente coloque os dados do cartão após ter certeza absoluta da confiabilidade do site.

– Compre em lojas conhecidas.

– Acompanhe frequentemente todos os detalhes da fatura do cartão. Ao sinal de qualquer irregularidade, contate imediatamente a empresa responsável pelo seu cartão.

– Acompanhe o histórico de preços dos produtos que você deseja comprar com meses de antecedência. Dessa forma você evita cair no golpe da “metade do dobro”.

Quais são as lojas mais famosas por serem adeptas da “Black Fraude”?

Sites como o Reclame Aqui e o PROCON recebem milhares de reclamações na Black Friday e nos dias que a antecedem e a sucedem. Empresas que recebem muitas reclamações não são confiáveis.  Sempre procure ver nas listas do PROCON e pesquise as reclamações no Reclame Aqui para evitar problemas!

Na Black Friday nem tudo é produto!
blackfriday

Quando se pensa em Black Friday, quase todo mundo pensa em produto barato. Se você procura serviços de locação, a fim de melhorar a produtividade da sua empresa com segurança e economizar, venha fazer um orçamento com a Convex!

Oferecemos diversos serviços, dentre eles: locação de Workstations, Chromebooks, computadores, notebooks, servidores e muito mais! Nossos serviços de locação oferecem inúmeras vantagens para fazer sua empresa se destacar!

Embora tenha seus perigos, a Black Friday pode ser uma oportunidade única para economizar de verdade! Agora que você já sabe tudo sobre como evitar fraudes nessa Black Friday, esperamos que você possa economizar bastante! Se interessou nos serviços Convex? Venha fazer seu orçamento com a gente!

 

Robótica Educacional e a Cultura Maker nas Escolas
Prev post Robótica Educacional e a Cultura Maker nas Escolas

Como escapar do modelo altamente centrado na teoria que temos hoje em dia e capturar…

Segurança no computador para crianças
Next post Segurança no computador para crianças

Em plena era da informação, a tecnologia estende-se a diversos públicos-alvo: crianças, jovens, adultos e,…