back

Comunicação nas empresas: os 6 principais erros em TI

by admin for Uncategorized
Comunicação nas empresas: os 6 principais erros em TI

Sua comunicação na empresa é realmente efetiva? É enorme o impacto que algumas falhas podem trazer na comunicação da empresa. Saiba que tudo começa com pequenas atitudes que podem ser evitadas!  Veja agora 6 falhas de comunicação que podem prejudicar o engajamento na sua equipe:

1. Clima organizacional ruim
Para ter uma comunicação na empresa ativa, um bom clima organizacional deve ser a base. O clima organizacional tem influência sobre a produtividade, a motivação e o comportamento da equipe. Compreenda quais pontos negativos atrapalham o clima no trabalho, tenha essa informação através de feedbacks da equipe. Podem ser coisas simples, mas são os detalhes que fazem a diferença! O simples ato de tomar café à tarde, pode ser a solução para trazer um clima positivo no dia-a-dia. Precisando de soluções em TI?

2. Trabalhos sem objetivo
O engajamento depende da motivação! Como o profissional estará motivado se não compreender a importância das suas atividades? Isso acontece em várias empresas, algumas pessoas ficam tão habituadas que não enxergam o mesmo valor que viam antes, ou no mínimo, não compreendem o impacto desse trabalho na empresa. Para que o engajamento esteja presente, faça com que a equipe veja a conexão entre o que realizam e o objetivo dos negócios da empresa. Nesse momento, a gestão é responsável por analisar a forma como é feita a demanda dos trabalhos e se atendem às expectativas da equipe. Assim, os próprios colaboradores sentirão a necessidade da comunicação na empresa para questionar e sugerir novos métodos internos. Leia: como implementar novas tecnologias na empresa.

3. Não envolver os colaboradores no planejamento
Assim como já questionamos no item anterior, é necessário que o profissional esteja ciente dos passos da empresa. Não envolver os colaboradores nos planejamentos, ou pelo menos não esclarecer os pontos levantados, incentiva a ter um clima organizacional ruim. Evite causar essa “separação” entre os setores da empresa, quanto mais próximos estão os colaboradores dos objetivos da empresa, mais à vontade estarão para conversar. Assim, a comunicação na empresa  também depende do nível de conforto e confiança que a equipe possui em relação com a empresa. Veja aqui a importância da comunicação no recrutamento.

4. Telefone sem fio (falta de clareza nas informações)
Mesmo conhecido como uma brincadeira, o telefone sem fio existe e está no nosso dia-a-dia. A forma como as informações são passadas pelos setores deve ter o máximo de clareza possível, quanto mais próximo for o colaborador da informação inicial, melhor para o engajamento da equipe. Se tem algo que é comum e faz parte desse sistema do “telefone sem fio” são os rumores. Muitos profissionais de TI já são tímidos em relação a comunicação, deixar “incertezas no ar” só aumenta a desconfiança do que é dito e, consequentemente, o desconforto no convívio. Veja alguns erros comuns de comunicação interna:

  • Não priorizar a equipe nas notícias importantes (o colaborador tomar conhecimento de decisões importantes por meios indiretos);
  • Não ter outros canais de diálogo e colaboração, como um e-mail interno para a empresa, uma rede social ou grupos que integrem os funcionários positivamente.
  • Deixar os processos de comunicação a serviço de profissionais que não são especializados no assunto;
  • Falta de coerência entre o que é propagado e o que é feito;
    Dessa forma, a transparência nas informações é um método para alcançar uma boa comunicação na empresa. Saiba como se comunicar no trabalho aqui!

5. Falta de incentivo à criatividade
A criatividade está geralmente associada à capacidades artísticas, publicitárias ou inovadoras em grande escala. Mas, como já dissemos antes, a criatividade é algo que deve ser estimulado e fazer parte da rotina dos profissionais de TI (veja o porquê aqui). Principalmente na área de tecnologia, permitir as mudanças é entregar incentivo para a equipe. O chamado empreendedorismo interno poderá ser a oportunidade de conseguir engajamento da equipe e também estimular as capacidades de cada um! Muitas vezes há diversas atividades  que consomem um tempo desnecessário da equipe e traz diversos custos, conheça as vantagens dos nossos serviços de locação de computadores!

6.Falta de qualificação profissional
Comentamos aqui que, para muitos profissionais de TI, a comunicação é algo mais reservado. Porém, muitas vezes isso acontece por desconforto do profissional em comunicar-se sobre determinados assuntos da área. Um treinamento na empresa trará incentivo, irá estimular a criatividade, a produtividade e melhorar a comunicação entre os profissionais. Invista na qualificação da sua equipe, conheça nossas salas de treinamento.

Por fim, estimular atividades relacionadas ao conhecimento incentiva o engajamento entre os colaboradores e aumenta a integração entre os setores da empresa e, consequentemente, causa uma forte melhora na comunicação.

 

Cabo crossover ainda é usado?
Prev post Cabo crossover ainda é usado?

Muita calma nessa hora! O cabo crossover, conhecido também como cabo de rede cruzado ou…

LinkedIn, como funciona em TI?
Next post LinkedIn, como funciona em TI?

Se você é um profissional de TI, saiba que o LinkedIn é a principal rede…