back

Como ter uma rede segura

by admin for Uncategorized
Como ter uma rede segura

Está comprovado que cerca de 1/3 dos ataques de hackers acontecem em pequenas e médias empresas. Muitas pessoas não sabem que os ataques nem sempre se limitam a grandes corporações, qualquer empresa está suscetível ao risco de sofrer invasões. Mas afinal, o que é preciso fazer para se proteger? Você sabe quais medidas são realmente efetivas? Nós iremos te ajudar, continue lendo até o final!
Veja agora 5 dicas para garantir uma rede segura em sua empresa.

1- Políticas de senhas para acessos
O password é uma das melhores formas para você começar a proteger os computadores de uma rede corporativa, principalmente os documentos e sistemas. Então, sim! O login e senha ainda são um dos primeiros passos básicos para começar a garantir uma rede segura, pois dessa forma o uso de seus softwares e de suas soluções de TI só serão permitidas através da identificação. Para boas configurações de segurança é preciso ter os equipamentos certos. Quer ter uma rede segura? Fale conosco e tenha os equipamentos configurados de acordo com as necessidades da sua empresa! É muito importante não usar senhas simples em ambientes corporativos. Não estamos falando em incentivar você a criar senhas tão complexas como as da Nasa, mas orientar os funcionários a utilizarem senhas com mais de oito caracteres (letras, números e caracteres especiais)  será essencial para que o método seja efetivo! Se for necessário, faça até um treinamento da equipe, saiba mais sobre treinamento e desenvolvimento em recursos humanos aqui.
É muito importante em TI ter uma política de segurança que impeça que o colaborador coloque senhas fáceis (com baixo nível de segurança). Outra política é definir no servidor que as senhas sejam trocadas a cada 30 dias e que todos os usuários tenham senhas individuais.

2 – Proteção com Firewall
Certamente todos nós já entramos sem querer em algum site suspeito e colocamos nosso computador em risco. Agora imagine a frequência que isso acontece nas empresas, acredite é muito grande! Realmente é um modo fácil de expor os dados de qualquer empresa, assim, através da proteção com firewall é possível restringir ou liberar o tráfego de determinados dados. Dessa forma, websites inseguros ou não autorizados são bloqueados, além disso é possível ter uma política de conteúdo e avaliar o que pode ser acessado ou não, elevando o nível de segurança na rede da sua empresa. Assim como a metáfora por trás do nome sugere, firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo.
Em inglês: “firewall” é o nome daquelas portas anti-chamas usadas nas passagens para as escadarias em prédios. 
Na informática, os firewalls são aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de internet e um computador checando e filtrando todo o fluxo de dados. Esse tipo de solução serve para proteger não só a integridade dos dados na rede mas também a confidencialidade deles.

3 –  Backup de dados
Alguns dados podem ser perdidos por causa de vírus na rede, ataques de hackers e outras invasões, como também através de danos no hardware ou mesmo de erros da equipe (veja aqui como ter uma boa produtividade na equipe). Nessas horas, o backup é fundamental para assegurar a integridade das informações.
Caso você não saiba como funciona backup, ele é uma cópia dos dados da empresa, mas vale lembrar que justamente por ter essa cópia é necessário investir numa boa rede segura e salvar este backup em um local em
segurança, tais como em fita, CD ou até mesmo em um outro servidor! O backup é excelente para evitar perda de informações.

4 – Antivírus corporativo
A maioria das pessoas não sabem que quando um computador da empresa é infectado pode passar o vírus em cadeia para os outros dispositivos com os quais está conectado. Assim sendo, pode criar problemas de segurança na rede e a empresa pode ficar vulnerável podendo causar danos irreparáveis para a corporação. A melhor forma para se proteger nesses casos é investir em antivírus corporativo de alta qualidade; que conferem maior autonomia, organização e controle para o setor responsável na manutenção. Além da qualidade do antivírus, cuide também da qualidade na gestão pois com um antivírus corporativo é possível ter um melhor gerenciamento e isso também faz parte de uma rede segura.

5 – Utilize o AntiSpam
Antes de tudo, eduque seus colaboradores para que não cliquem nos links de e-mails desconhecidos. A comunicação é essencial para um bom entrosamento da equipe, veja aqui como ter uma boa comunicação na empresa. Dessa forma, tenha um mecanismo de AntiSpam, além de automatizar a segurança na rede ele é uma eficaz forma para que esses e-mails indesejados não sejam abertos “sem querer”. Melhor prevenir do que remediar, problemas com hackers, vírus e invasões não criam só problemas, mas também prejudicam a equipe e assim o andamento dos processos na empresa. Equipamentos e soluções seguras fazem parte dos serviços da Convex, entre em contato e tenha mais segurança na sua empresa!

Como recrutar profissionais de TI
Anterior Como recrutar profissionais de TI

Assim como é difícil achar um emprego, encontrar o profissional ideal também não é fácil.…

TI verde nas empresas
Próximo TI verde nas empresas

O conceito de TI verde nas empresas vai muito além da preservação do meio ambiente.…